Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ana Beatriz Vaz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1702
Resumo: A presente investigação apresenta-se com o título: Conta-me como foi: narrativas históricas com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se na tentativa de desenvolver a consciência histórica de alunos através de narrativas históricas com diversos acontecimentos e protagonistas numa lógica diacrónica. Esta investigação prendeu-se com a vontade de tentar criar um estudo que trouxesse novidade na abordagem pedagógica e didática no campo da Educação Histórica. O estudo foi orientado por quatro questões de investigação, das quais duas gerais e duas específicas: (1) Como desenvolver a consciência histórica dos alunos no 1.º ciclo relativamente à História de Portugal?; (a) Que momentos cronológicos são mais relevantes trabalhar?; (b) Qual a importância que as crianças atribuem à aprendizagem da História de Portugal?; (2) Será que alunos do 1.º ciclo do EB são capazes de responder a questões críticas sobre a História de Portugal?. Constitui um repertório de atividades didáticas, construídas a pensar num grupo de 24 alunos de um 4.º ano de escolaridade, desenvolvidas com o contexto metodológico proporcionado pela observação participante do professor/investigador, numa dimensão reflexiva e dinâmica, no quadro da metodologia qualitativa com alguns contornos da investigação-ação. As atividades foram realizadas em grande grupo, pequeno grupo, individual e ainda com o apoio da família. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio e principalmente pela História Nacional. Foi possível constatar que para os alunos nem sempre era fácil recuar ao passado para análise dos acontecimentos estudados. Foram-lhes feitas questões críticas da História Nacional, onde demostraram tratá-las como simples informação. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II).
id RCAP_8c7fd2f51370adece3b215788ed83d85
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básicoEducação históricaEstudo do meioConsciência históricaHistory educationSocial environmentHistoric awernessA presente investigação apresenta-se com o título: Conta-me como foi: narrativas históricas com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se na tentativa de desenvolver a consciência histórica de alunos através de narrativas históricas com diversos acontecimentos e protagonistas numa lógica diacrónica. Esta investigação prendeu-se com a vontade de tentar criar um estudo que trouxesse novidade na abordagem pedagógica e didática no campo da Educação Histórica. O estudo foi orientado por quatro questões de investigação, das quais duas gerais e duas específicas: (1) Como desenvolver a consciência histórica dos alunos no 1.º ciclo relativamente à História de Portugal?; (a) Que momentos cronológicos são mais relevantes trabalhar?; (b) Qual a importância que as crianças atribuem à aprendizagem da História de Portugal?; (2) Será que alunos do 1.º ciclo do EB são capazes de responder a questões críticas sobre a História de Portugal?. Constitui um repertório de atividades didáticas, construídas a pensar num grupo de 24 alunos de um 4.º ano de escolaridade, desenvolvidas com o contexto metodológico proporcionado pela observação participante do professor/investigador, numa dimensão reflexiva e dinâmica, no quadro da metodologia qualitativa com alguns contornos da investigação-ação. As atividades foram realizadas em grande grupo, pequeno grupo, individual e ainda com o apoio da família. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio e principalmente pela História Nacional. Foi possível constatar que para os alunos nem sempre era fácil recuar ao passado para análise dos acontecimentos estudados. Foram-lhes feitas questões críticas da História Nacional, onde demostraram tratá-las como simples informação. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II).The following research entitles: Tell me how it was: historical telling of primary children and it focuses on the attempt to develop a historic awerness on students through historic tales with plenty of events and protagonists in a diachronic logic. This research was set with the will to create a study which would develop a new pedagogic and didactic approach in the field of History Education. The study was oriented by four research investigation questions, from which two general ones and two specific ones: (1) How to develop a historic awerness about the History of Portugal on primary education level students?; (a) Which chronologic events are the most relevant?; (b) What importance children give to learning the History of Portugal?; (2) Are primary education level students capable to answer critical questions about the History of Portugal? It constitutes a repertoire on didactic activities built upon a group of 24 students on a 4th grade level, developed on a methodological context by the participant observation of the teacher/researcher, on a reflexive and dynamic dimension, using a qualitative methodology with some traces of investigation-action. The activities were carried through in a large group, in a small group, individually and with the support of family. Through the analyses of the gathered data, it has been found the interest of students on Social Environment and mainly on National History. It was established that for the students were not always easy to remember the events studied. It was made them critical questions on National History, which demonstrate they treat it has simple information. The present report was developed on the Supervision Teaching Practice II (PES II) course.2016-12-29T17:54:24Z2014-10-24T00:00:00Z2014-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1702TID:201509008porVeiga, Ana Beatriz Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:02Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:15.483168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
title Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
Veiga, Ana Beatriz Vaz
Educação histórica
Estudo do meio
Consciência histórica
History education
Social environment
Historic awerness
title_short Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
author Veiga, Ana Beatriz Vaz
author_facet Veiga, Ana Beatriz Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Ana Beatriz Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Estudo do meio
Consciência histórica
History education
Social environment
Historic awerness
topic Educação histórica
Estudo do meio
Consciência histórica
History education
Social environment
Historic awerness
description A presente investigação apresenta-se com o título: Conta-me como foi: narrativas históricas com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se na tentativa de desenvolver a consciência histórica de alunos através de narrativas históricas com diversos acontecimentos e protagonistas numa lógica diacrónica. Esta investigação prendeu-se com a vontade de tentar criar um estudo que trouxesse novidade na abordagem pedagógica e didática no campo da Educação Histórica. O estudo foi orientado por quatro questões de investigação, das quais duas gerais e duas específicas: (1) Como desenvolver a consciência histórica dos alunos no 1.º ciclo relativamente à História de Portugal?; (a) Que momentos cronológicos são mais relevantes trabalhar?; (b) Qual a importância que as crianças atribuem à aprendizagem da História de Portugal?; (2) Será que alunos do 1.º ciclo do EB são capazes de responder a questões críticas sobre a História de Portugal?. Constitui um repertório de atividades didáticas, construídas a pensar num grupo de 24 alunos de um 4.º ano de escolaridade, desenvolvidas com o contexto metodológico proporcionado pela observação participante do professor/investigador, numa dimensão reflexiva e dinâmica, no quadro da metodologia qualitativa com alguns contornos da investigação-ação. As atividades foram realizadas em grande grupo, pequeno grupo, individual e ainda com o apoio da família. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio e principalmente pela História Nacional. Foi possível constatar que para os alunos nem sempre era fácil recuar ao passado para análise dos acontecimentos estudados. Foram-lhes feitas questões críticas da História Nacional, onde demostraram tratá-las como simples informação. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-24T00:00:00Z
2014-10-24
2016-12-29T17:54:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1702
TID:201509008
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1702
identifier_str_mv TID:201509008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528091926528