Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1702 |
Resumo: | A presente investigação apresenta-se com o título: Conta-me como foi: narrativas históricas com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se na tentativa de desenvolver a consciência histórica de alunos através de narrativas históricas com diversos acontecimentos e protagonistas numa lógica diacrónica. Esta investigação prendeu-se com a vontade de tentar criar um estudo que trouxesse novidade na abordagem pedagógica e didática no campo da Educação Histórica. O estudo foi orientado por quatro questões de investigação, das quais duas gerais e duas específicas: (1) Como desenvolver a consciência histórica dos alunos no 1.º ciclo relativamente à História de Portugal?; (a) Que momentos cronológicos são mais relevantes trabalhar?; (b) Qual a importância que as crianças atribuem à aprendizagem da História de Portugal?; (2) Será que alunos do 1.º ciclo do EB são capazes de responder a questões críticas sobre a História de Portugal?. Constitui um repertório de atividades didáticas, construídas a pensar num grupo de 24 alunos de um 4.º ano de escolaridade, desenvolvidas com o contexto metodológico proporcionado pela observação participante do professor/investigador, numa dimensão reflexiva e dinâmica, no quadro da metodologia qualitativa com alguns contornos da investigação-ação. As atividades foram realizadas em grande grupo, pequeno grupo, individual e ainda com o apoio da família. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio e principalmente pela História Nacional. Foi possível constatar que para os alunos nem sempre era fácil recuar ao passado para análise dos acontecimentos estudados. Foram-lhes feitas questões críticas da História Nacional, onde demostraram tratá-las como simples informação. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). |
id |
RCAP_8c7fd2f51370adece3b215788ed83d85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1702 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básicoEducação históricaEstudo do meioConsciência históricaHistory educationSocial environmentHistoric awernessA presente investigação apresenta-se com o título: Conta-me como foi: narrativas históricas com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se na tentativa de desenvolver a consciência histórica de alunos através de narrativas históricas com diversos acontecimentos e protagonistas numa lógica diacrónica. Esta investigação prendeu-se com a vontade de tentar criar um estudo que trouxesse novidade na abordagem pedagógica e didática no campo da Educação Histórica. O estudo foi orientado por quatro questões de investigação, das quais duas gerais e duas específicas: (1) Como desenvolver a consciência histórica dos alunos no 1.º ciclo relativamente à História de Portugal?; (a) Que momentos cronológicos são mais relevantes trabalhar?; (b) Qual a importância que as crianças atribuem à aprendizagem da História de Portugal?; (2) Será que alunos do 1.º ciclo do EB são capazes de responder a questões críticas sobre a História de Portugal?. Constitui um repertório de atividades didáticas, construídas a pensar num grupo de 24 alunos de um 4.º ano de escolaridade, desenvolvidas com o contexto metodológico proporcionado pela observação participante do professor/investigador, numa dimensão reflexiva e dinâmica, no quadro da metodologia qualitativa com alguns contornos da investigação-ação. As atividades foram realizadas em grande grupo, pequeno grupo, individual e ainda com o apoio da família. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio e principalmente pela História Nacional. Foi possível constatar que para os alunos nem sempre era fácil recuar ao passado para análise dos acontecimentos estudados. Foram-lhes feitas questões críticas da História Nacional, onde demostraram tratá-las como simples informação. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II).The following research entitles: Tell me how it was: historical telling of primary children and it focuses on the attempt to develop a historic awerness on students through historic tales with plenty of events and protagonists in a diachronic logic. This research was set with the will to create a study which would develop a new pedagogic and didactic approach in the field of History Education. The study was oriented by four research investigation questions, from which two general ones and two specific ones: (1) How to develop a historic awerness about the History of Portugal on primary education level students?; (a) Which chronologic events are the most relevant?; (b) What importance children give to learning the History of Portugal?; (2) Are primary education level students capable to answer critical questions about the History of Portugal? It constitutes a repertoire on didactic activities built upon a group of 24 students on a 4th grade level, developed on a methodological context by the participant observation of the teacher/researcher, on a reflexive and dynamic dimension, using a qualitative methodology with some traces of investigation-action. The activities were carried through in a large group, in a small group, individually and with the support of family. Through the analyses of the gathered data, it has been found the interest of students on Social Environment and mainly on National History. It was established that for the students were not always easy to remember the events studied. It was made them critical questions on National History, which demonstrate they treat it has simple information. The present report was developed on the Supervision Teaching Practice II (PES II) course.2016-12-29T17:54:24Z2014-10-24T00:00:00Z2014-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1702TID:201509008porVeiga, Ana Beatriz Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:02Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:15.483168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico Veiga, Ana Beatriz Vaz Educação histórica Estudo do meio Consciência histórica History education Social environment Historic awerness |
title_short |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Conta-me como foi : narrativas históricas com crianças do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Veiga, Ana Beatriz Vaz |
author_facet |
Veiga, Ana Beatriz Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Ana Beatriz Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica Estudo do meio Consciência histórica History education Social environment Historic awerness |
topic |
Educação histórica Estudo do meio Consciência histórica History education Social environment Historic awerness |
description |
A presente investigação apresenta-se com o título: Conta-me como foi: narrativas históricas com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se na tentativa de desenvolver a consciência histórica de alunos através de narrativas históricas com diversos acontecimentos e protagonistas numa lógica diacrónica. Esta investigação prendeu-se com a vontade de tentar criar um estudo que trouxesse novidade na abordagem pedagógica e didática no campo da Educação Histórica. O estudo foi orientado por quatro questões de investigação, das quais duas gerais e duas específicas: (1) Como desenvolver a consciência histórica dos alunos no 1.º ciclo relativamente à História de Portugal?; (a) Que momentos cronológicos são mais relevantes trabalhar?; (b) Qual a importância que as crianças atribuem à aprendizagem da História de Portugal?; (2) Será que alunos do 1.º ciclo do EB são capazes de responder a questões críticas sobre a História de Portugal?. Constitui um repertório de atividades didáticas, construídas a pensar num grupo de 24 alunos de um 4.º ano de escolaridade, desenvolvidas com o contexto metodológico proporcionado pela observação participante do professor/investigador, numa dimensão reflexiva e dinâmica, no quadro da metodologia qualitativa com alguns contornos da investigação-ação. As atividades foram realizadas em grande grupo, pequeno grupo, individual e ainda com o apoio da família. Através da análise de dados recolhidos verificou-se o gosto dos alunos pela área de Estudo do Meio e principalmente pela História Nacional. Foi possível constatar que para os alunos nem sempre era fácil recuar ao passado para análise dos acontecimentos estudados. Foram-lhes feitas questões críticas da História Nacional, onde demostraram tratá-las como simples informação. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-24T00:00:00Z 2014-10-24 2016-12-29T17:54:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1702 TID:201509008 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1702 |
identifier_str_mv |
TID:201509008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131528091926528 |