Marca do distribuidor vs. marca do produtor: atitude e atracção à marca por parte do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniel Filipe Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9057
Resumo: Nos últimos anos a marca do distribuidor tem ganho relevo. De acordo com a investigação, a primeira marca do distribuidor apareceu em 1984, sendo que, actualmente, já detêm uma quota relevante nos bens de grande consumo. O crescimento da importância deste tipo de marca em Portugal vai aumentar, pois os consumidores afirmam que vão continuar a comprar produtos da marca do distribuidor. Uma das categorias onde a marca do distribuidor tem maior importância é na categoria dos produtos alimentares. Tanto quanto se sabe, poucos estudos se dedicaram a estudar o efeito da credibilidade, familiaridade e imagem de marca na atitude e atracção à marca, e por este facto, é esse o objectivo de análise deste estudo. Com a análise realizada é possível afirmar que existem diferentes resultados para marca do distribuidor e na marca do produtor nas variáveis, e a credibilidade da marca, a familiaridade da marca e a imagem de marca têm influência positiva na atitude face à marca e na atracção à marca, mas a influência é diferente nos dois produtos em foco neste estudo. No final são oferecidas linhas de orientação, para utilização, por exemplo, por gestores de marca, onde o foco é aumentar a atitude face à marca e atracção à marca através da credibilidade da marca, familiaridade da marca e imagem de marca.
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