A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ângela Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45232
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8d092911d44cb5fbec0f8a628c84403a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossínteseThe evolution of the students ideas in 1st and 2nd cycle of basic education with the use of experimental activities: a pedagogical experience in the study of lightConstrutivismoConceções préviasAtividades experimentaisLuzFotossínteseConstructivismPrevious conceptionsExperimental activitiesLightPhotosynthesisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado no Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto foi implementado na turma do 3º ano da escola EB1 de S. Mamede e do 6ºano da escola EB 2/3 de Gualtar. Deste modo, pretendia-se avaliar a evolução das ideias dos alunos sobre os respetivos tópicos programáticos, com recurso a atividades experimentais. Para isto, definiram-se os seguintes objetivos: 1) Levantar as ideias prévias dos alunos acerca da luz (3ºano) e da fotossíntese (6ºano); 2) Promover a evolução das ideias dos alunos através do confronto das ideias prévias com evidências experimentais resultantes do desenrolar das atividades implementadas; 3) Avaliar o impacto das atividades realizadas na evolução das ideias dos alunos sobre as temáticas em estudo. Para a implementação do projeto foi adotada uma metodologia de investigação-ação, sendo que, numa fase inicial, a turma foi observada atentamente de forma a investigar as suas necessidades. Assim, foi implementada uma estratégia didática que possibilitava o levantamento das conceções prévias dos alunos e a implementação de atividades que permitissem aos alunos confrontar as suas ideias com as evidências experimentais. Através desta estratégia de ensino-aprendizagem, onde foram aplicados questionários de levantamento das conceções prévias, fichas de trabalho, diálogos decorrentes das atividades experimentais e pós-questionário/questionário síntese, pretendia-se avaliar a evolução das conceções prévias dos alunos. As análises desenvolvidas e as conclusões retiradas da implementação das atividades, permitiram verificar uma evolução das ideias dos alunos, quer pela consolidação, quer pela substituição destas ideias.This internship report was developed within the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, of the Master Degree in Education of 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This pedagogical intervention project was implemented in the class of the 3th year of the EB1 School of S. Mamede and in the class of the 6th year of school EB 2/3 Gualtar. Thus, intended to evaluate the progress of students' ideas about the respective topics of the program, using experimental activities. For this, we defined the following objectives: 1) Lift the previous ideas of students about light (3rd year) and photosynthesis (6th year); 2) To promote the development of students' ideas through the confrontation of previous ideas with experimental evidence resulting from the conduct of activities implemented; 3) To assess the impact of activities on the development of students' ideas about the issues under study. For the implementation of the project was adopted a methodology of action-research, and at an early stage, the class was closely watched in order to investigate their needs. Thus, it was implemented a teaching strategy that allowed the lifting of the previous conceptions of the students and the implementation of activities that allow students to confront their ideas with experimental evidence. Through this teaching-learning strategy, which were applied survey questionnaires of previous conceptions, worksheets, dialogues arising from experimental activities and post-survey / questionnaire synthesis, intended to evaluate the evolution of the previous conceptions of the students. The developed analyzes and conclusions drawn from the implementation of activities, has shown an evolution of the ideas of students, either by consolidation, either by replacing of the previous conceptions and ideas that they had.Borges, Francisco Alberto MarquesUniversidade do MinhoGomes, Ângela Cristina2017-01-272017-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45232por201657201info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:46.141320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
The evolution of the students ideas in 1st and 2nd cycle of basic education with the use of experimental activities: a pedagogical experience in the study of light
title A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
spellingShingle A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
Gomes, Ângela Cristina
Construtivismo
Conceções prévias
Atividades experimentais
Luz
Fotossíntese
Constructivism
Previous conceptions
Experimental activities
Light
Photosynthesis
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
title_full A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
title_fullStr A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
title_full_unstemmed A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
title_sort A evolução das ideias dos alunos no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico com recurso a atividades experimentais: uma experiência pedagógica no estudo da luz e da fotossíntese
author Gomes, Ângela Cristina
author_facet Gomes, Ângela Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Francisco Alberto Marques
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ângela Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Conceções prévias
Atividades experimentais
Luz
Fotossíntese
Constructivism
Previous conceptions
Experimental activities
Light
Photosynthesis
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Construtivismo
Conceções prévias
Atividades experimentais
Luz
Fotossíntese
Constructivism
Previous conceptions
Experimental activities
Light
Photosynthesis
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
2017-01-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45232
url http://hdl.handle.net/1822/45232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201657201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132995678896128