Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0219.25839 |
Resumo: | Introdução: O aumento da esperança média de vida da população portuguesa, leva ao aparecimento de cataratas e, consequentemente, à intervenção cirúrgica para a resolução deste problema. Objetivo: identificar a satisfação do cliente com a consulta pré-operatória de enfermagem de cirurgia de catarata em regime de ambulatório. Métodos:: Estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra não probabilística por conveniência constituída por 348 clientes que tiveram consulta de Enfermagem pré-operatória e operados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019. A recolha de dados foi efetuada com recurso a entrevista estruturada, através do preenchimento de um formulário, escala tipo Likert (via telefone). Resultados: Os resultados evidenciam uma média global nas questões colocadas que se situa nos 3.73, que representa um grau de satisfação de 93.73%. Desta forma, os resultados demonstram um grau de extrema satisfação. Conclusão: Toda a informação transmitida ao cliente torna-se de extrema importância, quer no pré quer no pós-operatório, para garantir o sucesso da cirurgia e contribuir para a satisfação dos clientes. |
id |
RCAP_8d1336c7651df9613258a5f50252a2e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagemSatisfacción de los clientes de cirugía de cataratas con la consulta preoperatoria de enfermeríaSatisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagemLife and Healthcare SciencesIntrodução: O aumento da esperança média de vida da população portuguesa, leva ao aparecimento de cataratas e, consequentemente, à intervenção cirúrgica para a resolução deste problema. Objetivo: identificar a satisfação do cliente com a consulta pré-operatória de enfermagem de cirurgia de catarata em regime de ambulatório. Métodos:: Estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra não probabilística por conveniência constituída por 348 clientes que tiveram consulta de Enfermagem pré-operatória e operados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019. A recolha de dados foi efetuada com recurso a entrevista estruturada, através do preenchimento de um formulário, escala tipo Likert (via telefone). Resultados: Os resultados evidenciam uma média global nas questões colocadas que se situa nos 3.73, que representa um grau de satisfação de 93.73%. Desta forma, os resultados demonstram um grau de extrema satisfação. Conclusão: Toda a informação transmitida ao cliente torna-se de extrema importância, quer no pré quer no pós-operatório, para garantir o sucesso da cirurgia e contribuir para a satisfação dos clientes.Introduction: The increase in the average life expectancy of the Portuguese population leads to the appearance of cataracts and, consequently, to surgical intervention to solve this problem. Objective: to identify customer satisfaction with the preoperative outpatient cataract surgery nursing consultation. Methods: Quantitative, descriptive and exploratory study. The non-probabilistic convenience sample consisted of 348 clients who had a preoperative Nursing consultation and operated between January 1 and December 31, 2019. Data collection was carried out using a structured interview, by completing a form, Likert scale (via telephone). Results: The results show an overall average for the questions asked, which is situated at 3.73, which represents a degree of satisfaction of 93.73%. In this way, the results demonstrate a degree of extreme satisfaction. Conclusion: All the information transmitted to the client becomes extremely important, both pre- and post-operatively, to ensure the success of the surgery and contribute to customer satisfaction.Introducción: El aumento de la esperanza media de vida de la población portuguesa conduce a la aparición de cataratas y, en consecuencia, a la intervención quirúrgica para solucionar este problema. Objetivo: identificar la satisfacción del cliente con la consulta de enfermería de cirugía de catarata ambulatoria. Métodos: Estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio. La muestra no probabilística por conveniencia estuvo conformada por 348 clientes que tuvieron una consulta preoperatoria de Enfermería y fueron operados entre el 1 de enero y el 31 de diciembre de 2019. La recolección de datos se realizó mediante entrevista estructurada, mediante el llenado de un formulario, escala de Likert (vía telefónica). Resultados: Los resultados muestran una media global de las preguntas realizadas que se sitúa en 3,73, lo que representa un grado de satisfacción del 93,73%. De esta forma, los resultados demuestran un grado de extrema satisfacción. Conclusión: Toda la información transmitida al cliente se vuelve sumamente importante, tanto en el pre como en el postoperatorio, para asegurar el éxito de la cirugía y contribuir a la satisfacción del cliente.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0219.25839por1647-662X0873-3015Ferreira, AnaMarques, FernandaPríncipe, FernandaMota, LilianaCardoso, ManuelaVieira, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T15:00:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:11:22.320991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem Satisfacción de los clientes de cirugía de cataratas con la consulta preoperatoria de enfermería Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem |
title |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem |
spellingShingle |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem Ferreira, Ana Life and Healthcare Sciences |
title_short |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem |
title_full |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem |
title_fullStr |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem |
title_sort |
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem |
author |
Ferreira, Ana |
author_facet |
Ferreira, Ana Marques, Fernanda Príncipe, Fernanda Mota, Liliana Cardoso, Manuela Vieira, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Fernanda Príncipe, Fernanda Mota, Liliana Cardoso, Manuela Vieira, Rui |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Marques, Fernanda Príncipe, Fernanda Mota, Liliana Cardoso, Manuela Vieira, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Life and Healthcare Sciences |
topic |
Life and Healthcare Sciences |
description |
Introdução: O aumento da esperança média de vida da população portuguesa, leva ao aparecimento de cataratas e, consequentemente, à intervenção cirúrgica para a resolução deste problema. Objetivo: identificar a satisfação do cliente com a consulta pré-operatória de enfermagem de cirurgia de catarata em regime de ambulatório. Métodos:: Estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra não probabilística por conveniência constituída por 348 clientes que tiveram consulta de Enfermagem pré-operatória e operados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019. A recolha de dados foi efetuada com recurso a entrevista estruturada, através do preenchimento de um formulário, escala tipo Likert (via telefone). Resultados: Os resultados evidenciam uma média global nas questões colocadas que se situa nos 3.73, que representa um grau de satisfação de 93.73%. Desta forma, os resultados demonstram um grau de extrema satisfação. Conclusão: Toda a informação transmitida ao cliente torna-se de extrema importância, quer no pré quer no pós-operatório, para garantir o sucesso da cirurgia e contribuir para a satisfação dos clientes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29352/mill0219.25839 |
url |
https://doi.org/10.29352/mill0219.25839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X 0873-3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130569588604928 |