Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Cláudia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martinho, Maria Helena
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26912
Resumo: Este artigo analisa as práticas comunicacionais presentes numa aula de matemática inserida num estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos de uma turma de 9º ano. Para tal, apresentam-­‐se os raciocínios na realização de uma tarefa de uma aula e analisam-‐se as práticas comunicacionais envolvidas nessa aula. O estudo seguiu uma metodologia interpretativa com uma estratégia de investigação de estudo de caso em que o caso foi a turma. Os raciocínios dos alunos foram analisados com base em categorias referentes ao processo de generalização e ao processo de prova. Verificou-­‐se que o processo de conjeturar dos alunos foi acompanhado de justificação e que houve alunos que se convenceram com base em argumentos empíricos enquanto outros alunos produziram uma prova a partir dos raciocínios dedutivos realizados na exploração. Constatou-­‐se a importância da discussão coletiva para o desenvolvimento de noção de prova matemática dos alunos. Concluiu-­‐se, ainda, a importância do desenvolvimento da comunicação na explicitação dos raciocínios no desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente.
id RCAP_8d13fd2c95e5590346530c164f555f34
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aulaRaciocínio matemáticoComunicação matemáticaPráticas letivasEste artigo analisa as práticas comunicacionais presentes numa aula de matemática inserida num estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos de uma turma de 9º ano. Para tal, apresentam-­‐se os raciocínios na realização de uma tarefa de uma aula e analisam-‐se as práticas comunicacionais envolvidas nessa aula. O estudo seguiu uma metodologia interpretativa com uma estratégia de investigação de estudo de caso em que o caso foi a turma. Os raciocínios dos alunos foram analisados com base em categorias referentes ao processo de generalização e ao processo de prova. Verificou-­‐se que o processo de conjeturar dos alunos foi acompanhado de justificação e que houve alunos que se convenceram com base em argumentos empíricos enquanto outros alunos produziram uma prova a partir dos raciocínios dedutivos realizados na exploração. Constatou-­‐se a importância da discussão coletiva para o desenvolvimento de noção de prova matemática dos alunos. Concluiu-­‐se, ainda, a importância do desenvolvimento da comunicação na explicitação dos raciocínios no desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente.Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)Universidade do MinhoDomingues, CláudiaMartinho, Maria Helena20122012-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:16:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:16:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
title Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
spellingShingle Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
Domingues, Cláudia
Raciocínio matemático
Comunicação matemática
Práticas letivas
title_short Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
title_full Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
title_fullStr Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
title_full_unstemmed Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
title_sort Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula
author Domingues, Cláudia
author_facet Domingues, Cláudia
Martinho, Maria Helena
author_role author
author2 Martinho, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Cláudia
Martinho, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Comunicação matemática
Práticas letivas
topic Raciocínio matemático
Comunicação matemática
Práticas letivas
description Este artigo analisa as práticas comunicacionais presentes numa aula de matemática inserida num estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos de uma turma de 9º ano. Para tal, apresentam-­‐se os raciocínios na realização de uma tarefa de uma aula e analisam-‐se as práticas comunicacionais envolvidas nessa aula. O estudo seguiu uma metodologia interpretativa com uma estratégia de investigação de estudo de caso em que o caso foi a turma. Os raciocínios dos alunos foram analisados com base em categorias referentes ao processo de generalização e ao processo de prova. Verificou-­‐se que o processo de conjeturar dos alunos foi acompanhado de justificação e que houve alunos que se convenceram com base em argumentos empíricos enquanto outros alunos produziram uma prova a partir dos raciocínios dedutivos realizados na exploração. Constatou-­‐se a importância da discussão coletiva para o desenvolvimento de noção de prova matemática dos alunos. Concluiu-­‐se, ainda, a importância do desenvolvimento da comunicação na explicitação dos raciocínios no desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/26912
url http://hdl.handle.net/1822/26912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544568156979200