As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Corália
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Saraiva, Manuel Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22888
Resumo: Reeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da sociedade atual, face às inúmeras capacidades que os alunos poderão desenvolver com a aprendizagem e utilização da Matemática. Neste artigo identificam-se as dificuldades de uma aluna do 7.º ano de escolaridade, com características compatíveis com a discalculia, na aprendizagem de conceitos específicos das funções, em particular no que respeita às expressões algébricas, bem como a utilidade e a importância do usufruto de uma intervenção educativa atempada e adequada à sua especificidade. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados do estudo indicam que a aluna evoluiu na aprendizagem das funções, particularmente das expressões algébricas, tendo também alterado a sua atitude para com a aprendizagem da Matemática e, mesmo, quanto à utilização dos conceitos matemáticos das funções.
id RCAP_8d16f04f67b7a773c2af8f10dcaadb56
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlicaAs dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlicaArtigosReeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da sociedade atual, face às inúmeras capacidades que os alunos poderão desenvolver com a aprendizagem e utilização da Matemática. Neste artigo identificam-se as dificuldades de uma aluna do 7.º ano de escolaridade, com características compatíveis com a discalculia, na aprendizagem de conceitos específicos das funções, em particular no que respeita às expressões algébricas, bem como a utilidade e a importância do usufruto de uma intervenção educativa atempada e adequada à sua especificidade. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados do estudo indicam que a aluna evoluiu na aprendizagem das funções, particularmente das expressões algébricas, tendo também alterado a sua atitude para com a aprendizagem da Matemática e, mesmo, quanto à utilização dos conceitos matemáticos das funções.Reeducate young people with learning difficulties in Mathematics (LDM/DAM) can help to solve some of the problems of modern society, because of the numerous skills that students can develop with the learning and use of Mathematics. This paper identifies the difficulties of a student in the seventh grade, Alice, with characteristics consistent with dyscalculia, in the learning of specific concepts of mathematical functions, particularly with regard to algebraic expressions, as well as the usefulness and importance of the usufruct of a timely and appropriate educational intervention according to her specificity. We used a qualitative methodology in a descriptive and interpretive perspective. The results of the study indicate that the student progressed in the learning of the functions, particularly of the algebraic expressions, and also changed her attitude towards the learning of mathematics and even in the use of mathematical concepts of functions.APM - Associação de Professores de Matemática2013-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22888por2183-28380872-3915Pimenta, CoráliaSaraiva, Manuel Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.877739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
title As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
spellingShingle As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
Pimenta, Corália
Artigos
title_short As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
title_full As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
title_fullStr As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
title_full_unstemmed As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
title_sort As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
author Pimenta, Corália
author_facet Pimenta, Corália
Saraiva, Manuel Joaquim
author_role author
author2 Saraiva, Manuel Joaquim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Corália
Saraiva, Manuel Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Reeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da sociedade atual, face às inúmeras capacidades que os alunos poderão desenvolver com a aprendizagem e utilização da Matemática. Neste artigo identificam-se as dificuldades de uma aluna do 7.º ano de escolaridade, com características compatíveis com a discalculia, na aprendizagem de conceitos específicos das funções, em particular no que respeita às expressões algébricas, bem como a utilidade e a importância do usufruto de uma intervenção educativa atempada e adequada à sua especificidade. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados do estudo indicam que a aluna evoluiu na aprendizagem das funções, particularmente das expressões algébricas, tendo também alterado a sua atitude para com a aprendizagem da Matemática e, mesmo, quanto à utilização dos conceitos matemáticos das funções.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22888
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478795554816