As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22888 |
Resumo: | Reeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da sociedade atual, face às inúmeras capacidades que os alunos poderão desenvolver com a aprendizagem e utilização da Matemática. Neste artigo identificam-se as dificuldades de uma aluna do 7.º ano de escolaridade, com características compatíveis com a discalculia, na aprendizagem de conceitos específicos das funções, em particular no que respeita às expressões algébricas, bem como a utilidade e a importância do usufruto de uma intervenção educativa atempada e adequada à sua especificidade. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados do estudo indicam que a aluna evoluiu na aprendizagem das funções, particularmente das expressões algébricas, tendo também alterado a sua atitude para com a aprendizagem da Matemática e, mesmo, quanto à utilização dos conceitos matemáticos das funções. |
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As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlicaAs dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlicaArtigosReeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da sociedade atual, face às inúmeras capacidades que os alunos poderão desenvolver com a aprendizagem e utilização da Matemática. Neste artigo identificam-se as dificuldades de uma aluna do 7.º ano de escolaridade, com características compatíveis com a discalculia, na aprendizagem de conceitos específicos das funções, em particular no que respeita às expressões algébricas, bem como a utilidade e a importância do usufruto de uma intervenção educativa atempada e adequada à sua especificidade. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados do estudo indicam que a aluna evoluiu na aprendizagem das funções, particularmente das expressões algébricas, tendo também alterado a sua atitude para com a aprendizagem da Matemática e, mesmo, quanto à utilização dos conceitos matemáticos das funções.Reeducate young people with learning difficulties in Mathematics (LDM/DAM) can help to solve some of the problems of modern society, because of the numerous skills that students can develop with the learning and use of Mathematics. This paper identifies the difficulties of a student in the seventh grade, Alice, with characteristics consistent with dyscalculia, in the learning of specific concepts of mathematical functions, particularly with regard to algebraic expressions, as well as the usefulness and importance of the usufruct of a timely and appropriate educational intervention according to her specificity. We used a qualitative methodology in a descriptive and interpretive perspective. The results of the study indicate that the student progressed in the learning of the functions, particularly of the algebraic expressions, and also changed her attitude towards the learning of mathematics and even in the use of mathematical concepts of functions.APM - Associação de Professores de Matemática2013-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22888por2183-28380872-3915Pimenta, CoráliaSaraiva, Manuel Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.877739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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