As ações epistémicas na construção do novo conhecimento matemático e no desenvolvimento do pensamento algébrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Corália
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Saraiva, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22976
Resumo: Neste artigo discute-se como alunos do 5.º ano de escolaridade constroem um novo conhecimento matemático, a partir de conhecimentos adquiridos em aprendizagens anteriores. Na investigação que suporta este artigo, adotaram-se os modelos teórico AiC (Abstraction in Context) e teórico e metodológico RBC+C (Recognizing, Building-with, Constructing, Consolidation) para compreender como decorreu o processo de abstração durante a realização de tarefas com natureza algébrica. Analisou-se como os alunos mobilizaram e reorganizaram conhecimentos e procedimentos matemáticos. Pretendeu-se compreender como surgiram e se relacionaram as ações epistémicas do modelo RBC+C, as subcategorias de análise definidas no âmbito desta investigação e que influência tiveram essas relações na construção do novo conhecimento matemático. A nova construção matemática surge associada ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Seguiu-se uma abordagem qualitativa e concluiu-se que a relação estabelecida entre as ações epistémicas Recognizing e Building-with foi essencial para o desenvolvimento da nova construção. A manifestação de Constructing e de Consolidation revelou que alunos deste nível etário conseguem estabelecer com sucesso algumas relações algébricas, compreender e utilizar linguagem simbólica. Estes alunos, ainda sem conhecimento e domínio algébrico, evidenciaram ganhos matemáticos com a resolução de tarefas com as quais se pretendia promover o pensamento algébrico, reforçando, assim, a corrente do early algebra.
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