O palco confinado: a virtualização do teatro durante a pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Daniel José Gomes da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/128619
Resumo: Está dissertação investiga o fenómeno ocorrido ao longo da pandemia do COVID-19, no qual diversos estabelecimentos foram forçados a encerrar suas atividades por mais de uma vez. Neste período a incerteza pairou e possibilitou alguns fenómenos, entre eles: a liberação massiva dos mais diversos acervos em vídeo de encenações dos mais diversos coletivos e instituições teatrais e a inserção massiva da construção cénica no ecrã, fosse pelo acervo liberado ou pelas novas produções realizadas. Se o teatro-filmado era algo mal visto pela classe artística, o teatro online tornou-se discussão quase que obrigatória pelos trabalhadores da cultura e levou alguns a experimentarem esta linguagem que a internet possibilitou dentro da impossibilidade do encontro físico, in loco. Se é ou não teatro, é uma questão que esta pesquisa não busca responder. O que se busca nas próximas páginas é investigar aquilo que foi feito neste período pandémico, as diferenças entre as grandes e pequenas estruturas e como estas produções buscaram preservar a teatralidade que o vídeo e a internet são capazes de proporcionar.
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