A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Sara Isabel Martinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8793
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 1154/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º153, de 7 de Agosto.
id RCAP_8d2ad1f49eb2c26831a39b310107fa94
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógicaDiferenciação pedagógicaDiversidade1 CicloPapel do professorAprendizagem cooperadaPedagogical differentiationDiversity1st CycleTeacher role and cooperative learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 1154/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º153, de 7 de Agosto.A diversidade dos alunos já não é um tema novo e perante este reconhecimento de que não somos todos iguais, é emergente respeitar esta individualidade no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, é de extrema importância o reconhecimento dos professores como promotores de práticas de Diferenciação Pedagógica numa sala de aula, indo ao encontro das necessidades individuais de cada criança. Assim, para o presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), intitulado como A Diversidade do Grupo e a Diferenciação Pedagógica, tenho como objetivos “Caracterizar as estratégias de Diferenciação Pedagógica presentes no contexto em estudo como promotoras de aprendizagem” e “Dinamizar estratégias de Diferenciação Pedagógicas com base no contexto em estudo”. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo tem como base as seguintes questões de investigação: “Quais são as práticas de Diferenciação Pedagógica presentes no contexto em estudo?” e “Como aprofundar estratégias de Diferenciação Pedagógica no contexto em estudo?”. A presente investigação qualitativa foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social, num grupo de 16 crianças que se encontram no 1º e 2º ano de escolaridade. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram entrevistas, notas de campo, tabelas de observação e registos fotográficos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que, não existe uma fórmula concreta (receita) para promover a Diferenciação Pedagógica, mas sim algumas estratégias que podem ajudar o docente a conseguir ir ao encontro das necessidades de cada criança.The diversity of students it’s an acknowledge topic nowadays and with the recognition that we are all different, it is important to respect the individuality in the teaching and learning process. Thus, it is of urgent to recognize teachers as promoters of Pedagogical Differentiation practices in a classroom, meeting the individual needs of each child. Therefore, for this Report on Supervised Teaching Practice (RPES), entitled Group Diversity and Pedagogical Differentiation, I have multiple goals, such as to "Characterize the Pedagogical Differentiation strategies present in the context under study as promoters of learning" and "Dynamize Pedagogical Differentiation strategies based on the context under study". Considering the previous points, this study is based on the following research questions, namely, "What are the Pedagogical Differentiation practices present in the context under study?" and "How to deepen Pedagogical Differentiation strategies in the context under study?". The qualitative research present was carried out in a Private Institution of Social Solidarity, in a group of 16 children who are in the 1st and 2nd year of schooling. The instruments used for data collection were interviews, field notes, observation tables and photographic records. After analyzing the data collected, i came to the conclusion that there is no concrete formula (recipe) to promote Pedagogical Differentiation, but some strategies that can help the teacher to meet the needs of each child.Gaitas, SérgioRepositório do ISPALourenço, Sara Isabel Martinho2022-09-28T14:55:00Z2022-07-262022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8793TID:203055640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:30.546220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
title A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
spellingShingle A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
Lourenço, Sara Isabel Martinho
Diferenciação pedagógica
Diversidade
1 Ciclo
Papel do professor
Aprendizagem cooperada
Pedagogical differentiation
Diversity
1st Cycle
Teacher role and cooperative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
title_full A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
title_fullStr A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
title_full_unstemmed A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
title_sort A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógica
author Lourenço, Sara Isabel Martinho
author_facet Lourenço, Sara Isabel Martinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaitas, Sérgio
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Sara Isabel Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
Diversidade
1 Ciclo
Papel do professor
Aprendizagem cooperada
Pedagogical differentiation
Diversity
1st Cycle
Teacher role and cooperative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diferenciação pedagógica
Diversidade
1 Ciclo
Papel do professor
Aprendizagem cooperada
Pedagogical differentiation
Diversity
1st Cycle
Teacher role and cooperative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 1154/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º153, de 7 de Agosto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T14:55:00Z
2022-07-26
2022-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8793
TID:203055640
url http://hdl.handle.net/10400.12/8793
identifier_str_mv TID:203055640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561913028608