Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavadas, Bento
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Correia, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4402
Resumo: Seguindo as orientações de reconfiguração dos espaços de aprendizagem que surgiram da necessidade de desenvolver competências do século XXI, um espaço de aprendizagemnuma instituição de ensino superior portuguesafoi alvo de intervenção, transformando-o num ambiente educativoinovador (AEI). Assim, este estudo preliminar tem como foco identificar as perceções dos alunos sobre os atributos deste AEI, emtrês dimensões: espaço físico, tecnologia e pedagogia. Para tal, foi aplicado um questionário a estudantes de licenciaturaque utilizavam frequentemente o AEI. Os resultados mostraram que pelo menos 60% dos participantes avaliaram cada atributo do AEIe oimpacto dos atributos do AEIno seu desempenho com as classificações mais altas. Para além disso, mais de 75% dos estudantesatribuíram os valores mais elevados ao impacto na abordagem pedagógica experienciada em todosos atributosinquiridose mais de 80% consideraram o layout do AEIadequado para a interação com os outro
id RCAP_8d3082f8248608c35df4cdf45a38ec4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysisPercepciones de los estudiantes sobre entornos educativos innovadores en la educación superior: un análisis exploratorioPerceções dos estudantes sobre ambientes educativos innovadores no ensino superior: uma análise exploratóriaeducación superiorentorno de aprendizaje innovadorespacio de aprendizajemetodologías activasactive methodologieshigher educationlearning spaceinnovative learning environmentambiente educativo inovadorensino superiorespaço de aprendizagemmetodologias ativasSeguindo as orientações de reconfiguração dos espaços de aprendizagem que surgiram da necessidade de desenvolver competências do século XXI, um espaço de aprendizagemnuma instituição de ensino superior portuguesafoi alvo de intervenção, transformando-o num ambiente educativoinovador (AEI). Assim, este estudo preliminar tem como foco identificar as perceções dos alunos sobre os atributos deste AEI, emtrês dimensões: espaço físico, tecnologia e pedagogia. Para tal, foi aplicado um questionário a estudantes de licenciaturaque utilizavam frequentemente o AEI. Os resultados mostraram que pelo menos 60% dos participantes avaliaram cada atributo do AEIe oimpacto dos atributos do AEIno seu desempenho com as classificações mais altas. Para além disso, mais de 75% dos estudantesatribuíram os valores mais elevados ao impacto na abordagem pedagógica experienciada em todosos atributosinquiridose mais de 80% consideraram o layout do AEIadequado para a interação com os outroFollowing the guidelines for reconfiguring learning spaces that emerged from the need to develop 21st century skills, a redesign of an educational space was carried out in a Portuguese institution of higher education, changing it to an innovative learning environment (ILE). Thus, this preliminary study focuses on identifying students’ perceptions of the attributes of this ILE, according to three main dimensions: physical space, technology, and pedagogy. For this purpose, a survey was applied to undergraduate students who frequently used the ILE. Findings showed that at least 60 percent of the participants evaluated each attribute of the ILE and the impact of the ILE attributes on students’ performance with the highest ratings. Additionally, more than 75% of students attributed higher values of the impact on the pedagogical approach experienced in all features inquired and more than 80% considered the ILE layout appropriate for interaction with others.Seguindo as orientações de reconfiguração dos espaços de aprendizagem que surgiram da necessidade de desenvolver competências do século XXI, um espaço de aprendizagem numa instituição de ensino superior portuguesa foi alvo de intervenção, transformando-o num ambiente educativo inovador (AEI). Assim, este estudo preliminar tem como foco identificar as perceções dos alunos sobre os atributos deste AEI, em três dimensões: espaço físico, tecnologia e pedagogia. Para tal, foi aplicado um questionário a estudantes de licenciatura que utilizavam frequentemente o AEI. Os resultados mostraram que pelo menos 60% dos participantes avaliaram cada atributo do AEI e o impacto dos atributos do AEI no seu desempenho com as classificações mais altas. Para além disso, mais de 75% dos estudantes atribuíram os valores mais elevados ao impacto na abordagem pedagógica experienciada em todos os atributos inquiridos e mais de 80% consideraram o layout do AEI adequado para a interação com os outros.Facultad de Psicología. Universidad de MalagaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCavadas, BentoCorreia, Marisa2023-04-16T19:21:00Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4402porCavadas, B., & Correia, M. (2022). Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis. Cuadernos de Psicología del Deporte, 22(2), 1-141989-587910.6018/cpd.468741info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:50Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:02.136430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
Percepciones de los estudiantes sobre entornos educativos innovadores en la educación superior: un análisis exploratorio
Perceções dos estudantes sobre ambientes educativos innovadores no ensino superior: uma análise exploratória
title Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
spellingShingle Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
Cavadas, Bento
educación superior
entorno de aprendizaje innovador
espacio de aprendizaje
metodologías activas
active methodologies
higher education
learning space
innovative learning environment
ambiente educativo inovador
ensino superior
espaço de aprendizagem
metodologias ativas
title_short Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
title_full Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
title_fullStr Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
title_full_unstemmed Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
title_sort Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis
author Cavadas, Bento
author_facet Cavadas, Bento
Correia, Marisa
author_role author
author2 Correia, Marisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavadas, Bento
Correia, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv educación superior
entorno de aprendizaje innovador
espacio de aprendizaje
metodologías activas
active methodologies
higher education
learning space
innovative learning environment
ambiente educativo inovador
ensino superior
espaço de aprendizagem
metodologias ativas
topic educación superior
entorno de aprendizaje innovador
espacio de aprendizaje
metodologías activas
active methodologies
higher education
learning space
innovative learning environment
ambiente educativo inovador
ensino superior
espaço de aprendizagem
metodologias ativas
description Seguindo as orientações de reconfiguração dos espaços de aprendizagem que surgiram da necessidade de desenvolver competências do século XXI, um espaço de aprendizagemnuma instituição de ensino superior portuguesafoi alvo de intervenção, transformando-o num ambiente educativoinovador (AEI). Assim, este estudo preliminar tem como foco identificar as perceções dos alunos sobre os atributos deste AEI, emtrês dimensões: espaço físico, tecnologia e pedagogia. Para tal, foi aplicado um questionário a estudantes de licenciaturaque utilizavam frequentemente o AEI. Os resultados mostraram que pelo menos 60% dos participantes avaliaram cada atributo do AEIe oimpacto dos atributos do AEIno seu desempenho com as classificações mais altas. Para além disso, mais de 75% dos estudantesatribuíram os valores mais elevados ao impacto na abordagem pedagógica experienciada em todosos atributosinquiridose mais de 80% consideraram o layout do AEIadequado para a interação com os outro
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-16T19:21:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4402
url http://hdl.handle.net/10400.15/4402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cavadas, B., & Correia, M. (2022). Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis. Cuadernos de Psicología del Deporte, 22(2), 1-14
1989-5879
10.6018/cpd.468741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Facultad de Psicología. Universidad de Malaga
publisher.none.fl_str_mv Facultad de Psicología. Universidad de Malaga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048862392320