Repercussões do pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio como política pública de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Divaldo Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10726
Resumo: Este estudo trata das Repercuções do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) como Política Pública de Formação Continuada de Professores. O objetivo é analisar a formação continuada promovida pelo PNEM na Escola Estadual José Eduardo Aquino no município de Patrocínio-MG. A pesquisa é fundamentada nos autores Mendonça (2011); Gatti (2010); Alarcão (1998); Morin (2001); Cambi (1999); Nóvoa (1995); Freire (1986) e os cadernos norteadores de estudo desenvolvidos para o PNEM na primeira etapa: Moraes et al. (2013); Carrano et al. (2013); Simões & Silva (2013); Ramos; Freitas & Pierson (2013); e na segunda etapa: Ramos et al. (2014) e Scarpa et al. (2014). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado a uma amostra de 12 professores em novembro de 2017 de um total de 21 participantes do PNEM. Os resultados desta pesquisa verificaram que o PNEM se desenvolveu na escola pesquisada por meio de encontros quinzenais nos quais os professores se aprofundaram em aspctos relacionados à formação humana integral dos jovens estudantes do ensino médio. Apoiados pela gestão da escola no que se refere aos espaços e equipamentos necessários, foram abordados projetos problematizadores interdisciplinares que aproximaram os conteúdos das disciplinas ensinadas ao mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Os principais aspectos positivos do curso apontados pelos respondentes do questionário foram: a proposta de interdisciplinaridade, o aperfeiçoamento profissional, a troca de experiências com os demais professores e a aproximação com os alunos. As principais dificuldades foram: a falta de tempo para aprofundamento das atividades propostas e dificuldades no entendimento das propostas de reflexão-ação. Além dos dados apresentados pela pesquisa empírica, nas respostas subjetivas dos professores atestando melhorias no processo de ensino/aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa documental exploratória secundária no Sistema de Monitoramento Escolar da SEE/MG na qual verificou-se significativa evolução de parte dos alunos nos anos de 2014 e 2015 em relação aos anos 2011, 2012 e 2013 nas avaliações externas nos conteúdos de Lingua Portuguesa e Matemática que dentre outros fatores externos e internos podem ter sido influenciadas pelo PNEM.
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(2014) e Scarpa et al. (2014). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado a uma amostra de 12 professores em novembro de 2017 de um total de 21 participantes do PNEM. Os resultados desta pesquisa verificaram que o PNEM se desenvolveu na escola pesquisada por meio de encontros quinzenais nos quais os professores se aprofundaram em aspctos relacionados à formação humana integral dos jovens estudantes do ensino médio. Apoiados pela gestão da escola no que se refere aos espaços e equipamentos necessários, foram abordados projetos problematizadores interdisciplinares que aproximaram os conteúdos das disciplinas ensinadas ao mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Os principais aspectos positivos do curso apontados pelos respondentes do questionário foram: a proposta de interdisciplinaridade, o aperfeiçoamento profissional, a troca de experiências com os demais professores e a aproximação com os alunos. As principais dificuldades foram: a falta de tempo para aprofundamento das atividades propostas e dificuldades no entendimento das propostas de reflexão-ação. Além dos dados apresentados pela pesquisa empírica, nas respostas subjetivas dos professores atestando melhorias no processo de ensino/aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa documental exploratória secundária no Sistema de Monitoramento Escolar da SEE/MG na qual verificou-se significativa evolução de parte dos alunos nos anos de 2014 e 2015 em relação aos anos 2011, 2012 e 2013 nas avaliações externas nos conteúdos de Lingua Portuguesa e Matemática que dentre outros fatores externos e internos podem ter sido influenciadas pelo PNEM.This study deals with the Repercutions of the National Pact for the Strengthening of Secondary Education (PNEM) as a Public Policy of Professors Continued Formation. The goal is to analyze the continued education promoted by PNEM at the José Eduardo Aquino State School in the Patrocínio-MG Township. The research is based on the authors Mendonça (2011); Gatti (2010); Alarcão (1998); Morin (2001); Cambi (1999); Nóvoa (1995); Freire (1986) literature, and the study guides developed for the PNEM in the first stage: Moraes et al. (2013); Carrano et al. (2013); Simões & Silva (2013); Ramos; Freitas & Pierson (2013); and in the second stage: Ramos et al. (2014) and Scarpa et al. (2014). Methodologically, this is a case study in a descriptive research, with a qualitative approach. The instrument used was an applied questionnaire to a sample of 12 teachers in November 2017 out of a total of 21 PNEM participants. The results of this research verified that the PNEM was developed in the researched school through biweekly meetings in which the teachers deepened in aspects related to the integral human formation of the young high school students. Supported by the management of the school in terms of the necessary spaces and equipment, interdisciplinary problem-solving projects were approached to bring the contents of the disciplines taught to the world of work, science, technology and culture. The main positive aspects of the course indicated by the questionnaire respondents were: the proposal of interdisciplinarity, the professional improvement, the exchange of experiences with the other teachers and the closeness with the students. The main difficulties were: the lack of time for improvement of the proposed activities and difficulties in understanding the proposals for reflection-action. Due to the PNEM goal of effectiveness improvement of the student learning, a secondary exploratory documentary research was developed in the School Monitoring System of the SEE / MG, in which there was a significant evolution of students in 2014 and 2015 compared to 2011, 2012 and 2013 in the external evaluations of the Portuguese Lingua and Mathematics which among other external and internal factors may have been influenced by PNEM.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCoelho, Sónia Múrias MiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Divaldo Soares2018-01-09T15:07:56Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10726TID:201834499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:08.923119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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