A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado do estado de Mato Grosso do Sul, especificamente na região de Dourados, por meio da parceria entre a Universidade Federal da Grande Dourados e a Secretaria Estadual de Educação (SED/MS). O PNEM teve como prioridade oferecer formação continuada aos professores do Ensino Médio e a dinâmica teve a participação de professores das duas instituições parceiras. Ao final das etapas foram realizadas entrevistas com os professores da educação básica. Como resultado foi perceptível que as ações do programa incentivaram o trabalho coletivo dentro e fora da escola, dado que propiciaram um movimento de estudo e troca de experiências entre a universidade, a SED/MS e as escolas. Também foi estimulada a constituição de Grupos de Comunicação (redes sociais e e-mails) para tratar de questões relativas ao cotidiano escolar, das ansiedades dos professores, das dúvidas e informações sobre o PNEM. |
id |
UFJF-7_65cc817e42a5cc376d7e070917d953b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31644 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médioPNEMFormação de professorestroca de experiênciaO presente trabalho tem como objetivo contextualizar o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado do estado de Mato Grosso do Sul, especificamente na região de Dourados, por meio da parceria entre a Universidade Federal da Grande Dourados e a Secretaria Estadual de Educação (SED/MS). O PNEM teve como prioridade oferecer formação continuada aos professores do Ensino Médio e a dinâmica teve a participação de professores das duas instituições parceiras. Ao final das etapas foram realizadas entrevistas com os professores da educação básica. Como resultado foi perceptível que as ações do programa incentivaram o trabalho coletivo dentro e fora da escola, dado que propiciaram um movimento de estudo e troca de experiências entre a universidade, a SED/MS e as escolas. Também foi estimulada a constituição de Grupos de Comunicação (redes sociais e e-mails) para tratar de questões relativas ao cotidiano escolar, das ansiedades dos professores, das dúvidas e informações sobre o PNEM.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 412-4282237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644/21066Muzzi, Rozanna Marques Silva, Iara Augusta da Pereira, Ademir de Souza Oliveira, Adriana Marques de Andrade, Zaira Portela de Souza Medeiros, Diego Marques da SilvaSuegama, Patricia Hatsue info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T20:57:59Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31644Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:30.106308Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio |
title |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio |
spellingShingle |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio Muzzi, Rozanna Marques PNEM Formação de professores troca de experiência |
title_short |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio |
title_full |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio |
title_fullStr |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio |
title_sort |
A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio |
author |
Muzzi, Rozanna Marques |
author_facet |
Muzzi, Rozanna Marques Silva, Iara Augusta da Pereira, Ademir de Souza Oliveira, Adriana Marques de Andrade, Zaira Portela de Souza Medeiros, Diego Marques da Silva Suegama, Patricia Hatsue |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Iara Augusta da Pereira, Ademir de Souza Oliveira, Adriana Marques de Andrade, Zaira Portela de Souza Medeiros, Diego Marques da Silva Suegama, Patricia Hatsue |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muzzi, Rozanna Marques Silva, Iara Augusta da Pereira, Ademir de Souza Oliveira, Adriana Marques de Andrade, Zaira Portela de Souza Medeiros, Diego Marques da Silva Suegama, Patricia Hatsue |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PNEM Formação de professores troca de experiência |
topic |
PNEM Formação de professores troca de experiência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado do estado de Mato Grosso do Sul, especificamente na região de Dourados, por meio da parceria entre a Universidade Federal da Grande Dourados e a Secretaria Estadual de Educação (SED/MS). O PNEM teve como prioridade oferecer formação continuada aos professores do Ensino Médio e a dinâmica teve a participação de professores das duas instituições parceiras. Ao final das etapas foram realizadas entrevistas com os professores da educação básica. Como resultado foi perceptível que as ações do programa incentivaram o trabalho coletivo dentro e fora da escola, dado que propiciaram um movimento de estudo e troca de experiências entre a universidade, a SED/MS e as escolas. Também foi estimulada a constituição de Grupos de Comunicação (redes sociais e e-mails) para tratar de questões relativas ao cotidiano escolar, das ansiedades dos professores, das dúvidas e informações sobre o PNEM. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644/21066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 412-428 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123385815040 |