Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Marlene Marisa de Carvalho, 1980-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6304
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_f30e19f2804a81269612186921f10c06
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagemFormação inicial de professoresPlanificação do ensinoEnsino-aprendizagemTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O estudo que apresentamos partiu de uma vontade pessoal em tentar perceber que concepções têm os futuros professores de 1º ciclo do Ensino Básico acerca da planificação quando estão a concluir a sua formação inicial. O estudante ao terminar a sua formação inicial e com a entrada na carreira docente é confrontado com a realidade da profissão docente e debate-se com dificuldades e expectativas próprias de quem finalizou uma etapa e está prestes a iniciar outra mais aliciante. O problema de investigação que nos propusemos foi o de saber o que têm em mente os futuros professores quando planificam, como elaboram os seus planos, em que pensam quando planificam e que aspectos têm em consideração quando elaboram o plano. Da questão de partida resultaram os seguintes objectivos de investigação: 1) Perceber o que pensam, e o que têm em mente, os futuros professores, quando elaboram a sua planificação; 2) Identificar representações dos futuros professores acerca dos trabalhos de planificação e a sua implicação no processo de ensino-aprendizagem; 3) Inferir opiniões dos futuros professores acerca da formação inicial/preparação para o campo da planificação. Optámos pela abordagem qualitativa socorrendo-nos do uso da técnica da entrevista semi–directiva, para recolha de dados e da análise de conteúdo, para inferirmos uma interpretação de resultados decorrentes dos discursos dos sujeitos. Inferimos que a formação inicial que estes futuros professores receberam no campo da planificação foi nula ou escassa em todos os aspectos. Inferimos que a planificação é considerada muito importante e de grande utilidade, como meio de orientação para o professor, como guia de diferenciação pedagógica e como meio de autonomia. Contudo a planificação apenas é considerada relevante no estágio e para os professores principiantes.This research presented here reflects a personal desire to understand the concepts of academic planning of early learning at the primary-school levels performed by the incoming instructors. The novice teacher, upon completing their academic training, will enter the position to face the realities of instructing- combated with difficulties and personal expectations by those who have surpassed one stage and are ready to begin yet another exciting challenge in their professional careers. The study presents part of a personal will in trying to realize what concepts future teachers of the 1st cycle of basic education have about planning, when they are finishing their initial training. When the students complete their initial training and entry into the teaching profession are faced with the reality of the teaching profession, and struggling with difficulties and their own expectations of those who completed a step and are about to start another, even more attractive. The research problem we set ourselves was to know what future teachers have in mind when planning, how do they prepare their plans, what they think about when planning and what aspects they take into account when preparing the plan. From the point of departure resulted the following research aims: 1) Understand what they think, and what future teachers have in mind, when preparing their planning; 2) Identify representations of future teachers about the work of planning and involvement in teaching-learning process;3) Inferring future teachers' opinions about the initial/ preparation training for the field of planning. We chose a qualitative approach. To help us, we use the technique of semi-directive interview for data collection and content analysis to infer an interpretation of results arising from the individuals‟ speeches. We infer that the initial training, these future teachers received, in the field of planning, has been non-existent or scarce in all aspects. We infer that planning is considered very important and useful as a means of guidance for the teacher, as a guide for adaptive education and as a means of autonomy. However, the planning is just considered relevant during the teacher‟s training and for beginning teachers.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaVaz, Marlene Marisa de Carvalho, 1980-2012-05-14T12:19:41Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.697660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
title Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
Vaz, Marlene Marisa de Carvalho, 1980-
Formação inicial de professores
Planificação do ensino
Ensino-aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
title_short Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
title_full Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
title_sort Concepções de futuros professores acerca da planificação do processo de ensino-aprendizagem
author Vaz, Marlene Marisa de Carvalho, 1980-
author_facet Vaz, Marlene Marisa de Carvalho, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Marlene Marisa de Carvalho, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Planificação do ensino
Ensino-aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
topic Formação inicial de professores
Planificação do ensino
Ensino-aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-14T12:19:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6304
url http://hdl.handle.net/10451/6304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204192096256