O impacto das características do website e da personalidade das marcas na lealdade online no sector da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Carlisa Patrícia Pereira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33036
Resumo: O canal digital tem sido objeto de estudo por um número elevado de investigadores que procuram obter respostas para o comportamento do consumidor online. Este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de um modelo, centrado no setor da moda, procurando compreender como as características de um website (aspeto visual, usabilidade, informação do produto, comunicação) e a personalidade da marca, influenciam a lealdade online do consumidor. Para a realização desta investigação acrescentaram-se alguns fatores como satisfação, a orientação para moda, e a confiança de forma a provar-se a sua influência na lealdade. Desenvolveu-se um estudo no intuito de compreender essas relações, e a fim de validar o modelo foi realizado um estudo empírico, tendo por base os dados recolhidos a partir de um questionário online no qual se obteve 192 observações. Os principais resultados evidenciam que as variáveis aceites no modelo conseguem explicar a lealdade do consumidor de moda online, pelo que este estudo identificou que as características do website tem efeitos significativos na satisfação e confiança, a personalidade da marca influencia significativamente a confiança, a orientação para moda tem impactos significativos na confiança, a satisfação tem efeitos significativos na confiança e lealdade, e por último verificou-se a validação da relação, significativa e positiva entre a confiança e a lealdade. Assim de um modo geral é possível constatar que as variáveis aceites no modelo conseguem explicar em grande parte a lealdade do consumidor de moda online.
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