Plano de marketing B2B - Papelaria Alto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11210 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_8da67423dcb77f9e81b419624c74504c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing B2B - Papelaria Altoplano de marketingmarketing B2BPMEpapelariaaction researchmarketing planB2B marketingSMEstationaryMestrado em MarketingPerante o contexto de crise económica, ao mesmo tempo que as tecnologias de informação evoluem a um ritmo crescente e ganham terreno à imprensa em papel, como pode uma papelaria sobreviver nos próximos dez anos? Localizada no Estoril desde meados de 1970, a Papelaria Alto quer, em 2014, explorar novos segmentos de mercado, através da disponibilização de um serviço de entregas a empresas. Este projecto consiste assim na elaboração de um Plano de Marketing para a Papelaria Alto, tendo em conta as especificidades do contexto de marketing business-to-business (B2B). Recorrendo à metodologia action research, que pressupõe o envolvimento do investigador com a empresa alvo de estudo, a recolha de dados primários foi feita através de entrevistas semi-estruturadas e da aplicação de um questionário. O plano foi desenvolvido tendo em conta as características que diferenciam o mercado empresarial do mercado de consumo, que se verificam sobretudo ao nível da estrutura do mercado, características da procura, comportamento de compra, segmentação e marketing mix. O desenvolvimento de uma submarca para o segmento empresarial e uma estratégia de comunicação e distribuição baseada na criação de uma plataforma online são factores-chave para o sucesso da nova estratégia empresarial da Papelaria Alto.In a time where information technologies evolve in an expanding rhythm - threatening the written press - and given the current context of economical crisis, how can a stationary survive in the next ten years? Located in Estoril since the mid-seventies, Papelaria Alto's planning for 2014 aims to explore new market segments through the provision of a business-oriented delivery service. This project consists in the elaboration of a Marketing Plan for Papelaria Alto customized for business-to-business (B2B) marketing. Making use of action research methodology which assumes the researcher's involvement with the company they are studying primary data collection was achieved through non-structured interviews and survey application. The plan was developed taking into account the characteristics that differentiate industrial market from consumer market mainly related to market structure, demand characteristics, purchase behaviour, segmentation, and marketing mix. The development of a business-targeted sub-brand and a communication and distribution strategy based on the creation of a online platform are key factors for the success of Papelaria Alto’s new business strategy.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaSantos, Ana Marta Soares da Costa2016-03-16T14:02:17Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11210porSantos, Ana Marta Soares da Costa (2013). "Plano de marketing B2B - Papelaria Alto". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:32.008508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto |
title |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto |
spellingShingle |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto Santos, Ana Marta Soares da Costa plano de marketing marketing B2B PME papelaria action research marketing plan B2B marketing SME stationary |
title_short |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto |
title_full |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto |
title_fullStr |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto |
title_sort |
Plano de marketing B2B - Papelaria Alto |
author |
Santos, Ana Marta Soares da Costa |
author_facet |
Santos, Ana Marta Soares da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Cristina Pinto Silva, Rui Correia da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Marta Soares da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
plano de marketing marketing B2B PME papelaria action research marketing plan B2B marketing SME stationary |
topic |
plano de marketing marketing B2B PME papelaria action research marketing plan B2B marketing SME stationary |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-16T14:02:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11210 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Ana Marta Soares da Costa (2013). "Plano de marketing B2B - Papelaria Alto". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131058414813184 |