A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19612 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_8dc6798c061c8d1538d1e6a6d471e76c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19612 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizaçõesInteligência ArtificialMachine LearningMarketing RelacionalRelacionamentos B2BConfiança em Relacionamentos EmpresariaisGestão de Processos de NegócioArtificial IntelligenceRelational MarketingB2B RelationshipsTrust in Business RelationshipsBusiness Process ManagementMestrado em MarketingÉ evidente a crescente inovação tecnológica e a necessidade das empresas de se adaptar e integrar nos seus negócios estas tecnologias avançadas. A crescente evolução da Inteligência Artificial (IA) tem alterado a forma como as empresas interagem e realizam os seus negócios. Com a integração de sistemas de IA no contexto empresarial, é de interesse compreender qual a sua influência nos relacionamentos Business - to - Business (B2B), no que respeita à criação de valor nos negócios das organizações. A presente investigação tem como objetivo averiguar a influência da utilização de inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações nos que foram considerados fatores críticos de sucesso num negócio tais como a confiança, a qualidade na prestação de um serviço, a otimização de processos, o tempo de resposta ao cliente e os custos organizacionais.The growing technological innovation and the need for companies to adapt and integrate these advanced technologies into their business is evident. The growing evolution of Artificial Intelligence (AI) has changed the way companies interact and conduct their business. With the integration of AI systems into the business context, it is of interest to understand how they influence Business - to - Business (B2B) relationships in terms of creating business value for organizations. This research aims to investigate the influence of the use of artificial intelligence on the creation of value in the business processes of organizations in what were considered critical success factors in a business such as trust, quality in service provision, optimization of processes, customer response time, and organizational costs.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaNegrão, Catarina Saraiva Marreiros2020-08-07T00:30:12Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19612porNegrão, Catarina Saraiva Marreiros (2019). "A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:28.194044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações |
title |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações |
spellingShingle |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações Negrão, Catarina Saraiva Marreiros Inteligência Artificial Machine Learning Marketing Relacional Relacionamentos B2B Confiança em Relacionamentos Empresariais Gestão de Processos de Negócio Artificial Intelligence Relational Marketing B2B Relationships Trust in Business Relationships Business Process Management |
title_short |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações |
title_full |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações |
title_fullStr |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações |
title_full_unstemmed |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações |
title_sort |
A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações |
author |
Negrão, Catarina Saraiva Marreiros |
author_facet |
Negrão, Catarina Saraiva Marreiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negrão, Catarina Saraiva Marreiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Artificial Machine Learning Marketing Relacional Relacionamentos B2B Confiança em Relacionamentos Empresariais Gestão de Processos de Negócio Artificial Intelligence Relational Marketing B2B Relationships Trust in Business Relationships Business Process Management |
topic |
Inteligência Artificial Machine Learning Marketing Relacional Relacionamentos B2B Confiança em Relacionamentos Empresariais Gestão de Processos de Negócio Artificial Intelligence Relational Marketing B2B Relationships Trust in Business Relationships Business Process Management |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-08-07T00:30:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19612 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Negrão, Catarina Saraiva Marreiros (2019). "A influência da inteligência artificial na criação de valor nos processos de negócio das organizações". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131136793772032 |