A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1190 |
Resumo: | “A Motivação como fator determinante no Processo de Ensino – Aprendizagem” pretende ser um estudo centrado na profissionalidade docente, tendo como principal objetivo reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado através da intervenção educativa no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, recorre-se a metodologias de investigação em educação para a compreensão e análise das práticas educativas nas duas valências. Este trabalho nasce assim da confluência de trabalhos de investigação e reflexões efetuadas durante o período de intervenção em estágio integrado num mestrado profissionalizante, sendo inevitável a comparação entre os diferentes contextos (1º e 2º ciclo), e o reconhecimento de necessidade de uma continuidade pedagógica entre ambos. Considerando a motivação dos alunos para a aprendizagem, o centro das atenções no processo educacional, é nossa pretensão demostrar como o uso de metodologias práticas e diversificadas pode ser a chave para o despertar das potencialidades dos nossos alunos. Como conclusão e numa perspetiva mais crítica (reflexiva), tornámos evidentes as dificuldades sentidas no decorrer das intervenções educativas, e como aprendemos e evoluímos a partir delas, utilizando-as como pequenos andaimes para alcançar o patamar superior e que no fundo é aquilo que tentamos instituir na prática. |
id |
RCAP_8dd157cf2d9e531e35b9fe4f79f9c149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagemRelação pedagógicaProfessor reflexivoDocente generalista2º ciclo do ensino básico1º ciclo do ensino básico“A Motivação como fator determinante no Processo de Ensino – Aprendizagem” pretende ser um estudo centrado na profissionalidade docente, tendo como principal objetivo reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado através da intervenção educativa no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, recorre-se a metodologias de investigação em educação para a compreensão e análise das práticas educativas nas duas valências. Este trabalho nasce assim da confluência de trabalhos de investigação e reflexões efetuadas durante o período de intervenção em estágio integrado num mestrado profissionalizante, sendo inevitável a comparação entre os diferentes contextos (1º e 2º ciclo), e o reconhecimento de necessidade de uma continuidade pedagógica entre ambos. Considerando a motivação dos alunos para a aprendizagem, o centro das atenções no processo educacional, é nossa pretensão demostrar como o uso de metodologias práticas e diversificadas pode ser a chave para o despertar das potencialidades dos nossos alunos. Como conclusão e numa perspetiva mais crítica (reflexiva), tornámos evidentes as dificuldades sentidas no decorrer das intervenções educativas, e como aprendemos e evoluímos a partir delas, utilizando-as como pequenos andaimes para alcançar o patamar superior e que no fundo é aquilo que tentamos instituir na prática."Motivation as a factor in the Teaching-Learning Process" is intended as a study centered on the teaching profession, having as main objective to gather and publicize the training process conducted by an educational intervention in teaching the 1st and 2nd cycle of basic education. Being the object of study the construction of professional qualification for teaching general, refers to research methodologies in education for understanding and analysis of educational practices in the two valences. This work comes as well from the confluence of research and reflections made during the intervention stage integrated into a professional master's degree, and the inevitable comparison between the different contexts (1st and 2nd cycle), and recognition of the need for a pedagogical continuity between the two. Considering students' motivation for learning, the center of attention in the educational process, it is our intention to demonstrate how the use of diverse methodologies and practices may be the key to awakening the potential of our students. As a conclusion and a more critical perspective (reflexive), we have made clear the difficulties encountered in the course of educational interventions, and how we learn and evolve from them, using them as tiny scaffolds to reach the next level and that the bottom is what we try establishing in practice.2012-07-24T11:59:33Z2013-05-20T14:06:58Z2012-06-01T00:00:00Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1190porSoares, Sónia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.018027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem |
title |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem Soares, Sónia Cristina Relação pedagógica Professor reflexivo Docente generalista 2º ciclo do ensino básico 1º ciclo do ensino básico |
title_short |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Soares, Sónia Cristina |
author_facet |
Soares, Sónia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sónia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação pedagógica Professor reflexivo Docente generalista 2º ciclo do ensino básico 1º ciclo do ensino básico |
topic |
Relação pedagógica Professor reflexivo Docente generalista 2º ciclo do ensino básico 1º ciclo do ensino básico |
description |
“A Motivação como fator determinante no Processo de Ensino – Aprendizagem” pretende ser um estudo centrado na profissionalidade docente, tendo como principal objetivo reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado através da intervenção educativa no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, recorre-se a metodologias de investigação em educação para a compreensão e análise das práticas educativas nas duas valências. Este trabalho nasce assim da confluência de trabalhos de investigação e reflexões efetuadas durante o período de intervenção em estágio integrado num mestrado profissionalizante, sendo inevitável a comparação entre os diferentes contextos (1º e 2º ciclo), e o reconhecimento de necessidade de uma continuidade pedagógica entre ambos. Considerando a motivação dos alunos para a aprendizagem, o centro das atenções no processo educacional, é nossa pretensão demostrar como o uso de metodologias práticas e diversificadas pode ser a chave para o despertar das potencialidades dos nossos alunos. Como conclusão e numa perspetiva mais crítica (reflexiva), tornámos evidentes as dificuldades sentidas no decorrer das intervenções educativas, e como aprendemos e evoluímos a partir delas, utilizando-as como pequenos andaimes para alcançar o patamar superior e que no fundo é aquilo que tentamos instituir na prática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-24T11:59:33Z 2012-06-01T00:00:00Z 2012-06 2013-05-20T14:06:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1190 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620913971200 |