Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8439 |
Resumo: | No contexto organizacional têm sido rápidas e constantes as mudanças que têm ocorrido; nos dias de hoje vivem-se severas transformações a nível social, económico e político, o que faz com que as organizações vejam os seus colaboradores como um elemento de primordial importância. A presente investigação apresenta como objetivo principal compreender o impacto que as perceções de Virtuosidade Organizacional e de Justiça Organizacional, e as práticas de Marketing Interno têm no Empenhamento Organizacional dos ativos humanos de organizações inseridas em diferentes setores de atividade. A amostra é constituída por 173 ativos humanos a exercerem funções em organizações inseridas em diferentes setores de atividade. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos constructos em estudo. Utilizou-se a Escala de Virtuosidade Organizacional (Cameron, Bright, & Caza, 2004; Ribeiro, 2009; Bright, Cameron, & Caza, 2006), a Escala de Justiça Organizacional (Rego, 2002), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Lings & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). Os resultados obtidos sugerem que práticas Organizacionais Virtuosas, Justiça Organizacional e Marketing Interno apresentam efeitos significativos sobre o Empenhamento Organizacional. |
id |
RCAP_8df64eb448c5f77fc0c121bde1a46b7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8439 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing internoVirtuosidade organizacionalJustiça organizacionalMarketing internoEmpenhamento organizacionalOrganizational virtuosityOrganizational justiceInternal marketingOrganizational commitmentNo contexto organizacional têm sido rápidas e constantes as mudanças que têm ocorrido; nos dias de hoje vivem-se severas transformações a nível social, económico e político, o que faz com que as organizações vejam os seus colaboradores como um elemento de primordial importância. A presente investigação apresenta como objetivo principal compreender o impacto que as perceções de Virtuosidade Organizacional e de Justiça Organizacional, e as práticas de Marketing Interno têm no Empenhamento Organizacional dos ativos humanos de organizações inseridas em diferentes setores de atividade. A amostra é constituída por 173 ativos humanos a exercerem funções em organizações inseridas em diferentes setores de atividade. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos constructos em estudo. Utilizou-se a Escala de Virtuosidade Organizacional (Cameron, Bright, & Caza, 2004; Ribeiro, 2009; Bright, Cameron, & Caza, 2006), a Escala de Justiça Organizacional (Rego, 2002), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Lings & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). Os resultados obtidos sugerem que práticas Organizacionais Virtuosas, Justiça Organizacional e Marketing Interno apresentam efeitos significativos sobre o Empenhamento Organizacional.Santos, Joana Viera dosSapientiaTimóteo, Joana Filipa Guerreiro2016-06-28T12:25:43Z2016-04-2720152016-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:36:52Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:36:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno |
title |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno |
spellingShingle |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno Timóteo, Joana Filipa Guerreiro Virtuosidade organizacional Justiça organizacional Marketing interno Empenhamento organizacional Organizational virtuosity Organizational justice Internal marketing Organizational commitment |
title_short |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno |
title_full |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno |
title_fullStr |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno |
title_full_unstemmed |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno |
title_sort |
Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno |
author |
Timóteo, Joana Filipa Guerreiro |
author_facet |
Timóteo, Joana Filipa Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Joana Viera dos Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timóteo, Joana Filipa Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virtuosidade organizacional Justiça organizacional Marketing interno Empenhamento organizacional Organizational virtuosity Organizational justice Internal marketing Organizational commitment |
topic |
Virtuosidade organizacional Justiça organizacional Marketing interno Empenhamento organizacional Organizational virtuosity Organizational justice Internal marketing Organizational commitment |
description |
No contexto organizacional têm sido rápidas e constantes as mudanças que têm ocorrido; nos dias de hoje vivem-se severas transformações a nível social, económico e político, o que faz com que as organizações vejam os seus colaboradores como um elemento de primordial importância. A presente investigação apresenta como objetivo principal compreender o impacto que as perceções de Virtuosidade Organizacional e de Justiça Organizacional, e as práticas de Marketing Interno têm no Empenhamento Organizacional dos ativos humanos de organizações inseridas em diferentes setores de atividade. A amostra é constituída por 173 ativos humanos a exercerem funções em organizações inseridas em diferentes setores de atividade. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos constructos em estudo. Utilizou-se a Escala de Virtuosidade Organizacional (Cameron, Bright, & Caza, 2004; Ribeiro, 2009; Bright, Cameron, & Caza, 2006), a Escala de Justiça Organizacional (Rego, 2002), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Lings & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). Os resultados obtidos sugerem que práticas Organizacionais Virtuosas, Justiça Organizacional e Marketing Interno apresentam efeitos significativos sobre o Empenhamento Organizacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-06-28T12:25:43Z 2016-04-27 2016-04-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8439 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549758179311616 |