Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timóteo, Joana Filipa Guerreiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8439
Resumo: No contexto organizacional têm sido rápidas e constantes as mudanças que têm ocorrido; nos dias de hoje vivem-se severas transformações a nível social, económico e político, o que faz com que as organizações vejam os seus colaboradores como um elemento de primordial importância. A presente investigação apresenta como objetivo principal compreender o impacto que as perceções de Virtuosidade Organizacional e de Justiça Organizacional, e as práticas de Marketing Interno têm no Empenhamento Organizacional dos ativos humanos de organizações inseridas em diferentes setores de atividade. A amostra é constituída por 173 ativos humanos a exercerem funções em organizações inseridas em diferentes setores de atividade. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos constructos em estudo. Utilizou-se a Escala de Virtuosidade Organizacional (Cameron, Bright, & Caza, 2004; Ribeiro, 2009; Bright, Cameron, & Caza, 2006), a Escala de Justiça Organizacional (Rego, 2002), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Lings & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). Os resultados obtidos sugerem que práticas Organizacionais Virtuosas, Justiça Organizacional e Marketing Interno apresentam efeitos significativos sobre o Empenhamento Organizacional.
id RCAP_8df64eb448c5f77fc0c121bde1a46b7e
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing internoVirtuosidade organizacionalJustiça organizacionalMarketing internoEmpenhamento organizacionalOrganizational virtuosityOrganizational justiceInternal marketingOrganizational commitmentNo contexto organizacional têm sido rápidas e constantes as mudanças que têm ocorrido; nos dias de hoje vivem-se severas transformações a nível social, económico e político, o que faz com que as organizações vejam os seus colaboradores como um elemento de primordial importância. A presente investigação apresenta como objetivo principal compreender o impacto que as perceções de Virtuosidade Organizacional e de Justiça Organizacional, e as práticas de Marketing Interno têm no Empenhamento Organizacional dos ativos humanos de organizações inseridas em diferentes setores de atividade. A amostra é constituída por 173 ativos humanos a exercerem funções em organizações inseridas em diferentes setores de atividade. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos constructos em estudo. Utilizou-se a Escala de Virtuosidade Organizacional (Cameron, Bright, & Caza, 2004; Ribeiro, 2009; Bright, Cameron, & Caza, 2006), a Escala de Justiça Organizacional (Rego, 2002), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Lings & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). Os resultados obtidos sugerem que práticas Organizacionais Virtuosas, Justiça Organizacional e Marketing Interno apresentam efeitos significativos sobre o Empenhamento Organizacional.Santos, Joana Viera dosSapientiaTimóteo, Joana Filipa Guerreiro2016-06-28T12:25:43Z2016-04-2720152016-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:36:52Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:36:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
title Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
spellingShingle Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
Timóteo, Joana Filipa Guerreiro
Virtuosidade organizacional
Justiça organizacional
Marketing interno
Empenhamento organizacional
Organizational virtuosity
Organizational justice
Internal marketing
Organizational commitment
title_short Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
title_full Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
title_fullStr Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
title_full_unstemmed Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
title_sort Preditores do empenhamento organizacional: práticas organizacionais virtuosas, justiça organizacional e marketing interno
author Timóteo, Joana Filipa Guerreiro
author_facet Timóteo, Joana Filipa Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Joana Viera dos
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Timóteo, Joana Filipa Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Virtuosidade organizacional
Justiça organizacional
Marketing interno
Empenhamento organizacional
Organizational virtuosity
Organizational justice
Internal marketing
Organizational commitment
topic Virtuosidade organizacional
Justiça organizacional
Marketing interno
Empenhamento organizacional
Organizational virtuosity
Organizational justice
Internal marketing
Organizational commitment
description No contexto organizacional têm sido rápidas e constantes as mudanças que têm ocorrido; nos dias de hoje vivem-se severas transformações a nível social, económico e político, o que faz com que as organizações vejam os seus colaboradores como um elemento de primordial importância. A presente investigação apresenta como objetivo principal compreender o impacto que as perceções de Virtuosidade Organizacional e de Justiça Organizacional, e as práticas de Marketing Interno têm no Empenhamento Organizacional dos ativos humanos de organizações inseridas em diferentes setores de atividade. A amostra é constituída por 173 ativos humanos a exercerem funções em organizações inseridas em diferentes setores de atividade. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos constructos em estudo. Utilizou-se a Escala de Virtuosidade Organizacional (Cameron, Bright, & Caza, 2004; Ribeiro, 2009; Bright, Cameron, & Caza, 2006), a Escala de Justiça Organizacional (Rego, 2002), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Lings & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Meyer & Allen, 1997; Rego, Cunha & Souto, 2005). Os resultados obtidos sugerem que práticas Organizacionais Virtuosas, Justiça Organizacional e Marketing Interno apresentam efeitos significativos sobre o Empenhamento Organizacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-06-28T12:25:43Z
2016-04-27
2016-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8439
url http://hdl.handle.net/10400.1/8439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549758179311616