A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Daniela Filipa Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2686
Resumo: O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade é compreender quais as práticas de avaliação utilizadas para promover a participação das crianças na avaliação na Educação Pré- Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida “Quais as conceções e práticas que os educadores de infância e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico têm sobre a participação das crianças na avaliação da aprendizagem?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em perceber qual a perceção que os educadores/professores têm sobre a participação da criança na avaliação da aprendizagem; conhecer as estratégias utilizadas para potenciar momentos de avaliação com as crianças; perceber de que forma é que as crianças participam na avaliação no processo ensino-aprendizagem e que constrangimentos existem ao possibilitar a criança a ser um agente participativo na avaliação. Desta forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a 2 educadoras de infância e 3 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e entrevistas a 4 crianças do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Também foram implementadas estratégias para a promoção da participação das crianças na avaliação no contexto de jardim de infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Palavras-Chave: participação; avaliação; estratégias; crianças; alunos; Educação PréEscolar; 1º Ciclo do Ensino Básico.
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