Potencialidades e limitações da discussão de controvérsias sociocientíficas através da representação de papéis: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9579 |
Resumo: | A investigação descrita neste artigo – de índole essencialmente qualitativa e baseada num estudo de caso – pretendeu estudar as potencialidades da discussão de controvérsias sociocientíficas, através da representação de papéis, na apropriação de conhecimentos e no desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania crítica e participativa. Vinte e cinco alunos de uma turma de Biologia de 12.º ano participaram em duas actividades de representação de papéis centradas, respectivamente, nos temas Procriação Medicamente Assistida e Manipulação da Informação Genética Humana. Como metodologia de recolha de dados recorreu-se à observação das actividades, à aplicação de um inquérito aos participantes, à análise de conteúdo de documentos onde os alunos apresentaram a base da argumentação utilizada na fundamentação de cada um dos papéis representados e à realização de entrevistas semi-estruturadas a alguns dos alunos participantes. Os documentos elaborados pelos alunos, as respostas ao questionário, os registos de observação e as transcrições das entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que as actividades realizadas neste estudo contribuíram para o desenvolvimento de capacidades e para a apropriação de conhecimentos relevantes para a vida e indispensáveis à compreensão e discussão de controvérsias sociocientíficas e ao exercício de uma cidadania responsável. |
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Potencialidades e limitações da discussão de controvérsias sociocientíficas através da representação de papéis: um estudo de casoControvérsias sociocientíficasRepresentação de papéisArgumentaçãoDiscussãoConhecimento científicoA investigação descrita neste artigo – de índole essencialmente qualitativa e baseada num estudo de caso – pretendeu estudar as potencialidades da discussão de controvérsias sociocientíficas, através da representação de papéis, na apropriação de conhecimentos e no desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania crítica e participativa. Vinte e cinco alunos de uma turma de Biologia de 12.º ano participaram em duas actividades de representação de papéis centradas, respectivamente, nos temas Procriação Medicamente Assistida e Manipulação da Informação Genética Humana. Como metodologia de recolha de dados recorreu-se à observação das actividades, à aplicação de um inquérito aos participantes, à análise de conteúdo de documentos onde os alunos apresentaram a base da argumentação utilizada na fundamentação de cada um dos papéis representados e à realização de entrevistas semi-estruturadas a alguns dos alunos participantes. Os documentos elaborados pelos alunos, as respostas ao questionário, os registos de observação e as transcrições das entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que as actividades realizadas neste estudo contribuíram para o desenvolvimento de capacidades e para a apropriação de conhecimentos relevantes para a vida e indispensáveis à compreensão e discussão de controvérsias sociocientíficas e ao exercício de uma cidadania responsável.The research described in this article - essentially qualitative in nature and based on a case study - intended to study the potential of the discussion of socio-scientific controversies, through the representation of roles in acquiring knowledge and developing skills necessary for the enjoyment of criticism and participatory. Twenty-five students in a biology class of 12. Grade participated in two role-playing activities that focus on, respectively, in subjects Medically Assisted Procreation and Manipulation of Human Genetic Information. Methodologies of data collection we used the observation of activities, the implementation of a survey of participants, the content analysis of documents where the students presented the basis of the argument used to establish each of the roles played and interviews semi-structured some of the participating students. The documents prepared by students, the answers to the questionnaire, observation records and interview transcripts were subjected to content analysis. The results have revealed that the activities undertaken in this study contributed to capacity development and ownership of knowledge relevant to life and essential to the understanding and discussion of socio-scientific controversies and the exercise of responsible citizenship.Repositório da Universidade de LisboaHilário, TeresaReis, Pedro2013-11-27T15:48:40Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9579porHilário, T., & Reis, P. (2011). Potencialidades e limitações da discussão de controvérsias sociocientíficas através da representação de papéis: um estudo de caso. Nuances: Estudos sobre Educação, 19(20), 86-95.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:25.985481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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