Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23152 |
Resumo: | A violência nos relacionamentos de intimidade tem vindo a alcançar grande visibilidade a nível jurídico e científico, sendo atualmente considerada como um problema social que afeta de forma biopsicossocial muitos jovens. Com tal, a presente investigação tem como objetivo identificar, entre outras dinâmicas deste fenómeno, quais os fatores protetores presentes na tomada de decisão da vítima de violência no namoro em contexto universitário em terminar a relação abusiva para desta forma contribuir para a compreensão e atuação do Educador Social na implementação de programas de prevenção uma vez que os dados estatísticos chamam a atenção para elevadas taxas de prevalência deste crime. O estudo empírico levado a cabo pela presente investigação é de natureza qualitativa (estudo de caso), usando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a três vítimas de violência no namoro com o intuito de responder aos objetivos formulados: identificar as tipologias e dinâmicas de perpetuação da violência durante a relação de namoro, averiguar as crenças associadas à violência no namoro e que servem para manter a relação abusiva, e compreender o processo de tomada de decisão e os fatores de proteção para o terminus da relação e a construção de um projeto de vida afastado da violência. Os resultados obtidos permitiram-nos identificar quatro tipos de violência (violência verbal, a violência psicológica, a violência física e violência sexual) e que o bom suporte social e familiar e o empowerment psicológico são fatores de proteção que levam as vítimas a sair da relação abusiva. |
id |
RCAP_8e4df5eb62e2aac30b4b58256d5115c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevençãoViolência no namoroCrençasFatores de proteçãoEmpowermentEstudantes do ensino superiorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA violência nos relacionamentos de intimidade tem vindo a alcançar grande visibilidade a nível jurídico e científico, sendo atualmente considerada como um problema social que afeta de forma biopsicossocial muitos jovens. Com tal, a presente investigação tem como objetivo identificar, entre outras dinâmicas deste fenómeno, quais os fatores protetores presentes na tomada de decisão da vítima de violência no namoro em contexto universitário em terminar a relação abusiva para desta forma contribuir para a compreensão e atuação do Educador Social na implementação de programas de prevenção uma vez que os dados estatísticos chamam a atenção para elevadas taxas de prevalência deste crime. O estudo empírico levado a cabo pela presente investigação é de natureza qualitativa (estudo de caso), usando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a três vítimas de violência no namoro com o intuito de responder aos objetivos formulados: identificar as tipologias e dinâmicas de perpetuação da violência durante a relação de namoro, averiguar as crenças associadas à violência no namoro e que servem para manter a relação abusiva, e compreender o processo de tomada de decisão e os fatores de proteção para o terminus da relação e a construção de um projeto de vida afastado da violência. Os resultados obtidos permitiram-nos identificar quatro tipos de violência (violência verbal, a violência psicológica, a violência física e violência sexual) e que o bom suporte social e familiar e o empowerment psicológico são fatores de proteção que levam as vítimas a sair da relação abusiva.Concerning violence in close relationships, we have been noticing that it has received high visibility not only in the scientific field but also in legal issues; therefore, this kind of violence is currently regarded as a social problem which impacts many youngsters in a biopsychosocial way. Being so, the aim of this study is to identify, among other dynamics of this phenomenon, the protecting factors which are involved at the time that a victim of dating violence takes the decision of breaking up with an abusive relationship, in an University context. In this way, we intend to contribute to a general awareness and understanding in what the Social Educator’s pactice is concerned, when it comes to implement prevention programmes since there are statistics data which call our attention to high prevalence rates of this crime. The empirical study we have carried out is qualitative (study case). We used the semistructured interview as a data collection technique which was applied to three victims of data violence aiming to answer to the following: to identify the different types and dynamics of the perpetuation of violent situations during the relationship; to find out which beliefs are associated with dating violence and the reasons why the abusive relationship goes on, to understand the process of both taking decisions and the protecting factors for the terminus of the relationship; finally to study the achieving of a life plan removed from violence. The results allowed us to identify four types of violence (verbal, Psychological, physical and sexual); we also came to the conclusion that a good social and familiar support as well as the psychological empowerment are protecting factors which lead the victims to leave na abusive relationship.Fernandes, Teresa de Jesus PretoBiblioteca Digital do IPBMartins, Marta Cristina Leite2021-02-03T10:28:31Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23152TID:202596036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:47Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:11.671467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção |
title |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção |
spellingShingle |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção Martins, Marta Cristina Leite Violência no namoro Crenças Fatores de proteção Empowerment Estudantes do ensino superior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção |
title_full |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção |
title_fullStr |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção |
title_full_unstemmed |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção |
title_sort |
Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção |
author |
Martins, Marta Cristina Leite |
author_facet |
Martins, Marta Cristina Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Teresa de Jesus Preto Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marta Cristina Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência no namoro Crenças Fatores de proteção Empowerment Estudantes do ensino superior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Violência no namoro Crenças Fatores de proteção Empowerment Estudantes do ensino superior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A violência nos relacionamentos de intimidade tem vindo a alcançar grande visibilidade a nível jurídico e científico, sendo atualmente considerada como um problema social que afeta de forma biopsicossocial muitos jovens. Com tal, a presente investigação tem como objetivo identificar, entre outras dinâmicas deste fenómeno, quais os fatores protetores presentes na tomada de decisão da vítima de violência no namoro em contexto universitário em terminar a relação abusiva para desta forma contribuir para a compreensão e atuação do Educador Social na implementação de programas de prevenção uma vez que os dados estatísticos chamam a atenção para elevadas taxas de prevalência deste crime. O estudo empírico levado a cabo pela presente investigação é de natureza qualitativa (estudo de caso), usando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a três vítimas de violência no namoro com o intuito de responder aos objetivos formulados: identificar as tipologias e dinâmicas de perpetuação da violência durante a relação de namoro, averiguar as crenças associadas à violência no namoro e que servem para manter a relação abusiva, e compreender o processo de tomada de decisão e os fatores de proteção para o terminus da relação e a construção de um projeto de vida afastado da violência. Os resultados obtidos permitiram-nos identificar quatro tipos de violência (violência verbal, a violência psicológica, a violência física e violência sexual) e que o bom suporte social e familiar e o empowerment psicológico são fatores de proteção que levam as vítimas a sair da relação abusiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-02-03T10:28:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23152 TID:202596036 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23152 |
identifier_str_mv |
TID:202596036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135420892577792 |