O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Miguel da Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5430
Resumo: Perante o contexto de um turma de 9ºano desmotivada e com um fraco envolvimento nas propostas de trabalho da área disciplinar curricular de Educação Visual, revelou-se fundamental a necessidade da conceção e implementação de estratégias conducentes a uma melhoria do grau de envolvimento por parte desses alunos relativamente à disciplina. Perante a grande dificuldade na representação do real através do desenho de observação, e suportada por uma flexibilidade metodológica na gestão dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual do 3º ciclo do Ensino Básico, recorreu-se ao Desenho Técnico como estratégia motivacional, no sentido de fazer ‘tábua rasa’ perante os ‘medos’ instalados e receios tantas vezes traduzidos em expressões do tipo ‘ não tenho jeito para o desenho’. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa - estudo de caso. Como instrumentos, utilizámos a pesquisa documental e a observação naturalista. Assim, delineou-se e implementou-se uma estratégia que permitiu a estes alunos a utilização do Desenho Técnico e posterior aplicabilidade de regras e princípios de geometria, na decomposição e entendimento do Desenho de Observação. Verificou-se um aumento do grau de envolvimento dos alunos e dos resultados por estes alcançados, traduzido numa melhoria da avaliação realizada aula a aula. A estratégia implementada permitiu constatar ainda uma melhoria generalizada dos níveis de motivação e um maior envolvimento por parte dos alunos relativamente às unidades de trabalho abordadas.
id RCAP_8eb45be226184c3ad09d80db2c0797a2
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visualEDUCAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISDESENHO TÉCNICOMOTIVAÇÃOGESTÃO CURRICULARMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCATIONVISUAL ARTS TEACHINGTECHNICAL DRAWINGMOTIVATIONCURRICULAR MANAGEMENTPerante o contexto de um turma de 9ºano desmotivada e com um fraco envolvimento nas propostas de trabalho da área disciplinar curricular de Educação Visual, revelou-se fundamental a necessidade da conceção e implementação de estratégias conducentes a uma melhoria do grau de envolvimento por parte desses alunos relativamente à disciplina. Perante a grande dificuldade na representação do real através do desenho de observação, e suportada por uma flexibilidade metodológica na gestão dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual do 3º ciclo do Ensino Básico, recorreu-se ao Desenho Técnico como estratégia motivacional, no sentido de fazer ‘tábua rasa’ perante os ‘medos’ instalados e receios tantas vezes traduzidos em expressões do tipo ‘ não tenho jeito para o desenho’. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa - estudo de caso. Como instrumentos, utilizámos a pesquisa documental e a observação naturalista. Assim, delineou-se e implementou-se uma estratégia que permitiu a estes alunos a utilização do Desenho Técnico e posterior aplicabilidade de regras e princípios de geometria, na decomposição e entendimento do Desenho de Observação. Verificou-se um aumento do grau de envolvimento dos alunos e dos resultados por estes alcançados, traduzido numa melhoria da avaliação realizada aula a aula. A estratégia implementada permitiu constatar ainda uma melhoria generalizada dos níveis de motivação e um maior envolvimento por parte dos alunos relativamente às unidades de trabalho abordadas.Given the context of a class of 9th grade unmotivated and weak involvement in work proposals curricular subject area of Visual Education, proved crucial to the need of the design and implementation of strategies leading to an improvement in the degree of involvement of these students regarding discipline. Given the great difficulty in representing the real by drawing from observation, and supported by a methodological flexibility in the management of the syllabus content of Visual Education of the 3rd cycle of basic education, we resorted to Technical Drawing as a motivational strategy towards do ' clean slate ' installed before the ' fears ' and fears translated into many times expressions like ' I have a knack for drawing'. Case study - this qualitative research methodology was used. As instruments, we used documentary research and naturalistic observation. Thus was outlined and it was implemented a strategy that allowed these students to use the Technical Drawing and later applicability of rules and principles of geometry, the decomposition and understanding of Design Observer. There was an increase in the degree of involvement of the students and the results achieved by these translated into improved evaluation carried class by class. The implemented strategy allowed even notice a general improvement of levels of motivation and greater involvement by students in relation to addressed work units.2014-08-01T10:00:36Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5430TID:201275147pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Luís Miguel da Cunhareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:01Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:52.325311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
title O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
spellingShingle O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
Pereira, Luís Miguel da Cunha
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO TÉCNICO
MOTIVAÇÃO
GESTÃO CURRICULAR
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
TECHNICAL DRAWING
MOTIVATION
CURRICULAR MANAGEMENT
title_short O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
title_full O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
title_fullStr O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
title_full_unstemmed O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
title_sort O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual
author Pereira, Luís Miguel da Cunha
author_facet Pereira, Luís Miguel da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luís Miguel da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO TÉCNICO
MOTIVAÇÃO
GESTÃO CURRICULAR
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
TECHNICAL DRAWING
MOTIVATION
CURRICULAR MANAGEMENT
topic EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO TÉCNICO
MOTIVAÇÃO
GESTÃO CURRICULAR
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
TECHNICAL DRAWING
MOTIVATION
CURRICULAR MANAGEMENT
description Perante o contexto de um turma de 9ºano desmotivada e com um fraco envolvimento nas propostas de trabalho da área disciplinar curricular de Educação Visual, revelou-se fundamental a necessidade da conceção e implementação de estratégias conducentes a uma melhoria do grau de envolvimento por parte desses alunos relativamente à disciplina. Perante a grande dificuldade na representação do real através do desenho de observação, e suportada por uma flexibilidade metodológica na gestão dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual do 3º ciclo do Ensino Básico, recorreu-se ao Desenho Técnico como estratégia motivacional, no sentido de fazer ‘tábua rasa’ perante os ‘medos’ instalados e receios tantas vezes traduzidos em expressões do tipo ‘ não tenho jeito para o desenho’. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa - estudo de caso. Como instrumentos, utilizámos a pesquisa documental e a observação naturalista. Assim, delineou-se e implementou-se uma estratégia que permitiu a estes alunos a utilização do Desenho Técnico e posterior aplicabilidade de regras e princípios de geometria, na decomposição e entendimento do Desenho de Observação. Verificou-se um aumento do grau de envolvimento dos alunos e dos resultados por estes alcançados, traduzido numa melhoria da avaliação realizada aula a aula. A estratégia implementada permitiu constatar ainda uma melhoria generalizada dos níveis de motivação e um maior envolvimento por parte dos alunos relativamente às unidades de trabalho abordadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01T10:00:36Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5430
TID:201275147
url http://hdl.handle.net/10437/5430
identifier_str_mv TID:201275147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131225495961600