A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2967 |
Resumo: | A democratização do ensino superior e o acesso crescente a este nível de ensino de alunos com necessidades especiais colocam desafios acrescidos às universidades. Neste trabalho analisamos de forma mais específica as perceções de professores do ensino superior sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, através da perceção de ações a introduzir no contexto académico e sobre as implicações da inclusão deste alunos no ensino superior. Participaram no estudo 10 professores de uma universidade pública portuguesa, diretores de curso do 1º ciclo, seis do género masculino e quatro do género feminino, apresentando o grupo uma idade média de 41,5 anos. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e analisados utilizando a abordagem da grounded theory. Como não se atingiu a saturação teórica os dados são apresentados em função da categorização aberta e seletiva realizadas. Os resultados apontam para perceções da necessidade de introduzir mudanças nos recursos físicos e pedagógicos, e sobre as implicações decorrentes da inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino superior ao nível dos estudantes, dos professores, da instituição e da sociedade. Os dados são discutidos apresentando-se algumas considerações que podem constituir um ponto de partida em termos de intervenção ou de investigações futuras. |
id |
RCAP_8ec1065eedc14fb59f2e670ffa30eb59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoalInclusãoNecessidades especiaisProfessoresEnsino superiorPerceçõesInclusionSpecial needsTeachersHigher educationPerceptions.Faculdade de Artes e HumanidadesA democratização do ensino superior e o acesso crescente a este nível de ensino de alunos com necessidades especiais colocam desafios acrescidos às universidades. Neste trabalho analisamos de forma mais específica as perceções de professores do ensino superior sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, através da perceção de ações a introduzir no contexto académico e sobre as implicações da inclusão deste alunos no ensino superior. Participaram no estudo 10 professores de uma universidade pública portuguesa, diretores de curso do 1º ciclo, seis do género masculino e quatro do género feminino, apresentando o grupo uma idade média de 41,5 anos. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e analisados utilizando a abordagem da grounded theory. Como não se atingiu a saturação teórica os dados são apresentados em função da categorização aberta e seletiva realizadas. Os resultados apontam para perceções da necessidade de introduzir mudanças nos recursos físicos e pedagógicos, e sobre as implicações decorrentes da inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino superior ao nível dos estudantes, dos professores, da instituição e da sociedade. Os dados são discutidos apresentando-se algumas considerações que podem constituir um ponto de partida em termos de intervenção ou de investigações futuras.Universities face additional challenges due to the democratization of higher education and the increasing access of students with special needs to this level of education. In this paper, we analyze teachers’ perceptions about the inclusion of students with special needs in higher education. This is done by analyzing specifically the perceptions of what needs to be done in an academic context and the perceptions about the implications of the inclusion of students with special needs in higher education. The participants were 10 teachers from a Portuguese public university, degree directors of 1st cycle courses, six males and four females, with an average age of 41.5 years old. Data collection was carried out using semi-structured interviews and data analysis was done using the grounded theory approach. Results are presented according to open and selective categorization because theoretical saturation was not reached. The results reveal perceptions of necessary alterations to physical and pedagogical resources, and perceptions of the implications that inclusion of disabled students in higher education have in students, teachers, institution and society. The results are discussed and are presented some reflections that may be important issues to think about when designing future intervention or research projects.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de FormadoresDigitUMaAntunes, Ana P.Faria, Catarina P.2020-11-10T14:12:54Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2967porAntunes, A. P., & Faria, C. P. (2013). A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal. Indagatio Didactica, 5(2), 474-488.10.34624/id.v5i2.4388info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:48.349690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal |
title |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal |
spellingShingle |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal Antunes, Ana P. Inclusão Necessidades especiais Professores Ensino superior Perceções Inclusion Special needs Teachers Higher education Perceptions . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal |
title_full |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal |
title_fullStr |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal |
title_full_unstemmed |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal |
title_sort |
A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal |
author |
Antunes, Ana P. |
author_facet |
Antunes, Ana P. Faria, Catarina P. |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Catarina P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana P. Faria, Catarina P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Necessidades especiais Professores Ensino superior Perceções Inclusion Special needs Teachers Higher education Perceptions . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Inclusão Necessidades especiais Professores Ensino superior Perceções Inclusion Special needs Teachers Higher education Perceptions . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
A democratização do ensino superior e o acesso crescente a este nível de ensino de alunos com necessidades especiais colocam desafios acrescidos às universidades. Neste trabalho analisamos de forma mais específica as perceções de professores do ensino superior sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, através da perceção de ações a introduzir no contexto académico e sobre as implicações da inclusão deste alunos no ensino superior. Participaram no estudo 10 professores de uma universidade pública portuguesa, diretores de curso do 1º ciclo, seis do género masculino e quatro do género feminino, apresentando o grupo uma idade média de 41,5 anos. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e analisados utilizando a abordagem da grounded theory. Como não se atingiu a saturação teórica os dados são apresentados em função da categorização aberta e seletiva realizadas. Os resultados apontam para perceções da necessidade de introduzir mudanças nos recursos físicos e pedagógicos, e sobre as implicações decorrentes da inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino superior ao nível dos estudantes, dos professores, da instituição e da sociedade. Os dados são discutidos apresentando-se algumas considerações que podem constituir um ponto de partida em termos de intervenção ou de investigações futuras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2020-11-10T14:12:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2967 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, A. P., & Faria, C. P. (2013). A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal. Indagatio Didactica, 5(2), 474-488. 10.34624/id.v5i2.4388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129929379479552 |