Um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade num contexto de triângulos e paralelogramos recorrendo a materiais manipulativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1590
Resumo: O presente relatório está inserido na Prática de Ensino Supervisionada II, que se desenvolveu numa turma de 5º ano, numa escola do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário. Encontra-se dividido em três partes. A primeira, apresenta o contexto educativo onde decorreu toda a intervenção didática, a segunda, está diretamente relacionada com o trabalho de investigação e a terceira parte, apresenta uma reflexão sobre toda a experiência didática proporcionada pela Prática de Ensino Supervisionada I e II. O estudo foi desenvolvido na área da Matemática e visava compreender a importância e influência dos materiais manipuláveis na aprendizagem dos conteúdos matemáticos relacionados com triângulos e paralelogramos, ao longo da intervenção didática a que os alunos foram sujeitos. Para tal, formularam-se três questões que pretendiam ajudar a delinear e orientar a investigação: (1) Como se pode caracterizar o contributo dos materiais manipuláveis no desenvolvimento de conceitos relacionados com o estudo de triângulos e paralelogramos durante a intervenção didática? (2) Que constrangimentos e potencialidades se identificam com a manipulação de materiais manipuláveis durante a intervenção didática que envolve o estudo de triângulos e paralelogramos? e (3) Como se pode caracterizar a relação dos alunos com o material manipulável durante a intervenção didática que envolve o estudo de triângulos e paralelogramos? Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa no design de estudo de caso, tendo-se acompanhado duas alunas durante a intervenção didática realizada. Para a recolha de dados utilizaram-se observações, um questionário, entrevistas, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos nas tarefas propostas, e os registos de vídeo e fotográficos. A análise dos dados permitiu concluir que a utilização dos materiais manipuláveis no desenvolvimento das tarefas ajudam a melhorar a vontade de trabalhar dos alunos, quando lhes é disponibilizado tempo suficiente para o seu desenvolvimento e as tarefas propostas são desafiantes. A sua utilização aparenta potenciar aprendizagens significativas por levar os alunos a associar as tarefas desenvolvidas com o material com aquelas que não os utilizam e a pensar na forma como os materiais os auxiliaram nas realizações anteriores.
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O estudo foi desenvolvido na área da Matemática e visava compreender a importância e influência dos materiais manipuláveis na aprendizagem dos conteúdos matemáticos relacionados com triângulos e paralelogramos, ao longo da intervenção didática a que os alunos foram sujeitos. Para tal, formularam-se três questões que pretendiam ajudar a delinear e orientar a investigação: (1) Como se pode caracterizar o contributo dos materiais manipuláveis no desenvolvimento de conceitos relacionados com o estudo de triângulos e paralelogramos durante a intervenção didática? (2) Que constrangimentos e potencialidades se identificam com a manipulação de materiais manipuláveis durante a intervenção didática que envolve o estudo de triângulos e paralelogramos? e (3) Como se pode caracterizar a relação dos alunos com o material manipulável durante a intervenção didática que envolve o estudo de triângulos e paralelogramos? Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa no design de estudo de caso, tendo-se acompanhado duas alunas durante a intervenção didática realizada. Para a recolha de dados utilizaram-se observações, um questionário, entrevistas, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos nas tarefas propostas, e os registos de vídeo e fotográficos. A análise dos dados permitiu concluir que a utilização dos materiais manipuláveis no desenvolvimento das tarefas ajudam a melhorar a vontade de trabalhar dos alunos, quando lhes é disponibilizado tempo suficiente para o seu desenvolvimento e as tarefas propostas são desafiantes. A sua utilização aparenta potenciar aprendizagens significativas por levar os alunos a associar as tarefas desenvolvidas com o material com aquelas que não os utilizam e a pensar na forma como os materiais os auxiliaram nas realizações anteriores.This report is part of the Supervised Teaching Practice II, which it was developed into a 5th class year of a Basic Education and Secondary school. It is divided into three parts, the first reflect and presents the educational context throughout the didactic intervention was developed, the second is directly related to the research work and the third part presents a reflection on the whole learning experience provided by Supervised Teaching Practice I and II. The study was developed in mathematics classes and aimed to understand the importance and influence of some manipulatives materials in learning of mathematical content related with triangles and parallelograms, along the didactic intervention that students had. So it were formulated three questions which aim to help design and direct the research: (1) How can we characterize the contribution of manipulatives to develop concepts related to the study of triangles and parallelograms during the didactic intervention? (2) What constraints and potentials are identified with the handling of manipulatives during the didactic intervention that involves the study of triangles and parallelograms? and (3) How can we characterize the relationship of students with manipulatives during the teaching intervention that involves the study of triangles and parallelograms? We adopted for a qualitative research methodology in case study design, where we followed two students during the teaching intervention carried out. For data collection were used observations, a questionnaire, interviews, written documents, in particular the written productions of students to the proposed tasks, and video and photographic records. Data analysis shows that the use of manipulatives in the development of tasks help improve the willingness to work of the students, when they are provided enough time for their development and the proposed tasks are challenging. Its use appears to enhance the significant learning by teaching pupils to associate tasks developed with the material with those who do not use them and thinking about how the material aided in the previous achievements.2016-06-27T17:06:15Z2016-02-18T00:00:00Z2016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1590TID:201656760porFernandes, Daniela Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:47Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:25.227461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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