Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1493 |
Resumo: | Mestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira |
id |
RCAP_8edb95ec66d8d25dc9cc470f268c7d04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em PortugalBrandingComportamento do consumidorEquidade da marca SomersbyMestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra MoreiraEsta dissertação caracteriza-se como sendo uma análise de mercado da Sidra Somersby, em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo do consumidor português de Sidra, para além de constituir uma análise critica ao lançamento de um produto pertencente a uma empresa cervejeira, Unicer Bebidas, S.A., que no possui um vasto portefólio a nível de bebidas. O tema central é o comportamento de consumidor e a comunicação/ estratégia da marca junto do consumidor. No comportamento do consumidor foram definidas as dimensões de estudo: hábitos, comportamentos e atitudes em relação a sidra Somersby. Já na comunicação pretendeuse perante alguns insights da marca concluir se o consumidor relaciona esses conceitos com a bebida e se os materiais de visibilidades são os mais adequados, para a estratégia que a empresa tem para o produto. Foi realizado um inquérito online a 145 inquiridos, consumidores de Somersby, de todo o país, através de uma base de dados pessoal. Os dados extraídos foram analisados pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e fatoriais. No final foram apresentadas as conclusões desses dados e também foram referidas algumas limitações. Conclui-se que o lançamento de Somersby foi uma excelente performance deste produto no mercado português, com atratividade para o consumidor português. As estratégias implementadas pela Unicer para a marca foram bem-sucedidas, a visibilidade da marca foi bem concebida, quer pela criatividade com o word of mouth e o buzz, quer pelo merchandising colocado no ponto de venda.Abstract: This work is characterized as a market analysis of Somersby Cider in Portugal. Its mission is to pretend to be a first approach to the study of Portuguese cider consumers , in addition to constitute a critical analysis of the launch of a product belonging to a brewer, Unicer Beverages, SA, which owns a vast portfolio in the level of beverage. The central theme is the consumer behavior and the communication / brand strategy near the consumer. In consumer behavior have been defined dimensions of study: habits, behaviors and attitudes towards Somersby cider. In the communication was intended to face some insights of the brand, conclude if the consumer related these concepts to the drink and visibility materials and if they are best suited to strategy that the company has for the product. Was carried out an online survey of 145 respondents, Somersby consumers, nationwide, through a personal database. The extracted data were analyzed by SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) through descriptive tools, and factorial analysis. At the end were presented these data and findings, were also reported some limitations. It is concluded that the launch of Somersby was an excellent performance of this product in the Portuguese market, with attractiveness to the consumer Portuguese. The strategy implemented by Unicer for the brand were successful, brand visibility was well designed, both for creativity with the buzz and word of mouth, or placed in the merchandising point of sale.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuSeabra, CláudiaAbrantes, José LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCorreia, Carla Alexandra de Almeida2013-01-30T09:29:31Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:47.519505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal |
title |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal |
spellingShingle |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal Correia, Carla Alexandra de Almeida Branding Comportamento do consumidor Equidade da marca Somersby |
title_short |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal |
title_full |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal |
title_fullStr |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal |
title_full_unstemmed |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal |
title_sort |
Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal |
author |
Correia, Carla Alexandra de Almeida |
author_facet |
Correia, Carla Alexandra de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seabra, Cláudia Abrantes, José Luís Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Carla Alexandra de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding Comportamento do consumidor Equidade da marca Somersby |
topic |
Branding Comportamento do consumidor Equidade da marca Somersby |
description |
Mestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06 2012-06-01T00:00:00Z 2013-01-30T09:29:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1493 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130873300254720 |