Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carla Alexandra de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1493
Resumo: Mestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
id RCAP_8edb95ec66d8d25dc9cc470f268c7d04
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de Mercado da sidra Somersby, em PortugalBrandingComportamento do consumidorEquidade da marca SomersbyMestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra MoreiraEsta dissertação caracteriza-se como sendo uma análise de mercado da Sidra Somersby, em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo do consumidor português de Sidra, para além de constituir uma análise critica ao lançamento de um produto pertencente a uma empresa cervejeira, Unicer Bebidas, S.A., que no possui um vasto portefólio a nível de bebidas. O tema central é o comportamento de consumidor e a comunicação/ estratégia da marca junto do consumidor. No comportamento do consumidor foram definidas as dimensões de estudo: hábitos, comportamentos e atitudes em relação a sidra Somersby. Já na comunicação pretendeuse perante alguns insights da marca concluir se o consumidor relaciona esses conceitos com a bebida e se os materiais de visibilidades são os mais adequados, para a estratégia que a empresa tem para o produto. Foi realizado um inquérito online a 145 inquiridos, consumidores de Somersby, de todo o país, através de uma base de dados pessoal. Os dados extraídos foram analisados pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e fatoriais. No final foram apresentadas as conclusões desses dados e também foram referidas algumas limitações. Conclui-se que o lançamento de Somersby foi uma excelente performance deste produto no mercado português, com atratividade para o consumidor português. As estratégias implementadas pela Unicer para a marca foram bem-sucedidas, a visibilidade da marca foi bem concebida, quer pela criatividade com o word of mouth e o buzz, quer pelo merchandising colocado no ponto de venda.Abstract: This work is characterized as a market analysis of Somersby Cider in Portugal. Its mission is to pretend to be a first approach to the study of Portuguese cider consumers , in addition to constitute a critical analysis of the launch of a product belonging to a brewer, Unicer Beverages, SA, which owns a vast portfolio in the level of beverage. The central theme is the consumer behavior and the communication / brand strategy near the consumer. In consumer behavior have been defined dimensions of study: habits, behaviors and attitudes towards Somersby cider. In the communication was intended to face some insights of the brand, conclude if the consumer related these concepts to the drink and visibility materials and if they are best suited to strategy that the company has for the product. Was carried out an online survey of 145 respondents, Somersby consumers, nationwide, through a personal database. The extracted data were analyzed by SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) through descriptive tools, and factorial analysis. At the end were presented these data and findings, were also reported some limitations. It is concluded that the launch of Somersby was an excellent performance of this product in the Portuguese market, with attractiveness to the consumer Portuguese. The strategy implemented by Unicer for the brand were successful, brand visibility was well designed, both for creativity with the buzz and word of mouth, or placed in the merchandising point of sale.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de ViseuSeabra, CláudiaAbrantes, José LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCorreia, Carla Alexandra de Almeida2013-01-30T09:29:31Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:47.519505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
title Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
spellingShingle Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
Correia, Carla Alexandra de Almeida
Branding
Comportamento do consumidor
Equidade da marca Somersby
title_short Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
title_full Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
title_fullStr Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
title_full_unstemmed Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
title_sort Análise de Mercado da sidra Somersby, em Portugal
author Correia, Carla Alexandra de Almeida
author_facet Correia, Carla Alexandra de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seabra, Cláudia
Abrantes, José Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carla Alexandra de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Comportamento do consumidor
Equidade da marca Somersby
topic Branding
Comportamento do consumidor
Equidade da marca Somersby
description Mestrado em Marketing Research. Orientadores: Professor Doutor José Luís Mendes Loureiro Abrantes; Professora Doutora Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2013-01-30T09:29:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1493
url http://hdl.handle.net/10400.19/1493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130873300254720