Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Sofia Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23905
Resumo: O presente Relatório de Estágio espelha as aprendizagens realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, sendo esta condição necessária à obtenção do grau de Mestre. Neste sentido será evidenciado como foi edificado o percurso formativo da mestranda, especificando-se o progresso da construção da identidade profissional de perfil duplo, sob uma perspetiva crítica e reflexiva, articulando os construtos teóricos e legais, na procura de uma prática inovadora assente numa perspetiva socioconstrutivista. Realça-se a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão de um leque de ações experienciadas que colocaram os conhecimentos da mestranda à prova, proporcionando uma reflexão minuciosa e crítica, sustentada pela utilização da Metodologia de Investigação-Ação (IA). Procurou-se, por isso, a construção de práticas educativas que fossem ao encontro do quadrinómio interesses/motivações/necessidades/dificuldades das crianças, para o desenvolvimento holístico da criança. Face ao referido, faz-se alusão ao trabalho colaborativo, uma vez que existiu uma constante partilha de conhecimento com todos os atores do processo educativo, procurando envolver a comunidade educativa e as famílias. Por sua vez, pressupõe-se que este documento alcance refletir e transmitir o leque de emoções, evoluções e aprendizagens decorrentes durante a PES, pautada pela promoção de uma educação centrada na aprendizagem das crianças, com o intuito de um vitalício crescimento e amadurecimento de um perfil de docente duplo que se encontra em permanente construção.
id RCAP_8eefd902244896df7176a3ebea23e4f5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida NunesConstrução da identidade docenteCriançaInvestigação-açãoPrática educativa supervisionadaConstruction of teacher identityChildAction researchSupervised educational practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio espelha as aprendizagens realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, sendo esta condição necessária à obtenção do grau de Mestre. Neste sentido será evidenciado como foi edificado o percurso formativo da mestranda, especificando-se o progresso da construção da identidade profissional de perfil duplo, sob uma perspetiva crítica e reflexiva, articulando os construtos teóricos e legais, na procura de uma prática inovadora assente numa perspetiva socioconstrutivista. Realça-se a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão de um leque de ações experienciadas que colocaram os conhecimentos da mestranda à prova, proporcionando uma reflexão minuciosa e crítica, sustentada pela utilização da Metodologia de Investigação-Ação (IA). Procurou-se, por isso, a construção de práticas educativas que fossem ao encontro do quadrinómio interesses/motivações/necessidades/dificuldades das crianças, para o desenvolvimento holístico da criança. Face ao referido, faz-se alusão ao trabalho colaborativo, uma vez que existiu uma constante partilha de conhecimento com todos os atores do processo educativo, procurando envolver a comunidade educativa e as famílias. Por sua vez, pressupõe-se que este documento alcance refletir e transmitir o leque de emoções, evoluções e aprendizagens decorrentes durante a PES, pautada pela promoção de uma educação centrada na aprendizagem das crianças, com o intuito de um vitalício crescimento e amadurecimento de um perfil de docente duplo que se encontra em permanente construção.This Internship Report reflects the learning experiences of the curricular unit Supervised Educational Practice (PES), included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, in the School of Education of Porto, which is a necessary condition for obtaining the Master's degree. In this sense, it will be highlighted how the master's educational path was built, specifying the progress of the construction of the dual profile professional identity, from a critical and reflective perspective, articulating the theoretical and legal constructs, in the search for an innovative practice based on a socio-constructivist perspective. We highlight the observation, planning, assessment and reflection of a range of experienced actions that put the knowledge of the master's student to the test, providing a thorough and critical reflection, supported by the use of the Action-Research Methodology (AI). Therefore, we sought to build educational practices that met the quadrinomial interests/motivations/needs/difficulties of children, for the holistic development of the child. In view of the above, allusion is made to collaborative work, since there was a constant sharing of knowledge with all the players in the educational process, seeking to involve the educational community and families. In turn, it is assumed that this document reflects and transmits the range of emotions, developments, and learning that took place during the SEP, guided by the promotion of an education centered on children's learning, with the intention of a lifetime of growth and maturation of a dual teacher profile that is under permanent construction. Keywords: Construction of Teacher Identity; Child; Action Research; SupervisedInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deTeixeira, Maria Cândida da MotaGraça, Vânia Gabriela DiasDias, Joana Ortigão de Oliveira MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Ana Sofia Almeida2023-11-14T19:37:17Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23905TID:203394402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T01:47:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:34.930082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
title Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
spellingShingle Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
Nunes, Ana Sofia Almeida
Construção da identidade docente
Criança
Investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Construction of teacher identity
Child
Action research
Supervised educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
title_full Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
title_fullStr Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
title_sort Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes
author Nunes, Ana Sofia Almeida
author_facet Nunes, Ana Sofia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Teixeira, Maria Cândida da Mota
Graça, Vânia Gabriela Dias
Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Sofia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Construção da identidade docente
Criança
Investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Construction of teacher identity
Child
Action research
Supervised educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Construção da identidade docente
Criança
Investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Construction of teacher identity
Child
Action research
Supervised educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio espelha as aprendizagens realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, sendo esta condição necessária à obtenção do grau de Mestre. Neste sentido será evidenciado como foi edificado o percurso formativo da mestranda, especificando-se o progresso da construção da identidade profissional de perfil duplo, sob uma perspetiva crítica e reflexiva, articulando os construtos teóricos e legais, na procura de uma prática inovadora assente numa perspetiva socioconstrutivista. Realça-se a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão de um leque de ações experienciadas que colocaram os conhecimentos da mestranda à prova, proporcionando uma reflexão minuciosa e crítica, sustentada pela utilização da Metodologia de Investigação-Ação (IA). Procurou-se, por isso, a construção de práticas educativas que fossem ao encontro do quadrinómio interesses/motivações/necessidades/dificuldades das crianças, para o desenvolvimento holístico da criança. Face ao referido, faz-se alusão ao trabalho colaborativo, uma vez que existiu uma constante partilha de conhecimento com todos os atores do processo educativo, procurando envolver a comunidade educativa e as famílias. Por sua vez, pressupõe-se que este documento alcance refletir e transmitir o leque de emoções, evoluções e aprendizagens decorrentes durante a PES, pautada pela promoção de uma educação centrada na aprendizagem das crianças, com o intuito de um vitalício crescimento e amadurecimento de um perfil de docente duplo que se encontra em permanente construção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14T19:37:17Z
2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23905
TID:203394402
url http://hdl.handle.net/10400.22/23905
identifier_str_mv TID:203394402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134991605563392