"O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wünsch, Luana Priscila, 1979-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/793
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_8ef78e7bcc9566c4aff41ef6f42e5075
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professoresFormação inicial de professoresPráticas pedagógicasTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008Nesta investigação foi analisada o desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial de professores. Primeiramente desenvolvemos um quadro conceptual a partir de como se dá a reflexão nesta vformação, descrevendo: os saberes necessários para a mesma; o que é a reflexão docente; os métodos de aprendizagem colaborativa que compartilham a ideia de que os professores podem e devem trabalhar juntos para melhorar a sua prática docente; as finalidades da reflexão na formação inicial, em especial no que diz respeito à autonomia e emancipação do trabalho docente; as estratégias que podem promover os aspectos citados; e como pode ocorrer a avaliação desta reflexão. Nestes aspectos, debruçámo-nos essencialmente nas definições de reflexão nas práticas dos professores descritas por Dewey, Schön e Zeichner. Logo, no enquadramento metodológico enfatizamos os objectivos desta dissertação e relatamos como se deu a entrevista com os oito inqueridos, estagiários finalistas do curso de formação inicial de Ensino Básico, 1.º Ciclo, s quais actuavam em núcleos, ou seja: em equipa durante a sua intervenção na prática pedagógica. Já na análise dos dados, dissertamos sobre as duas temáticas emergidas dos depoimentos da pesquisa em pírica: a concepção dos estagiários sobre a reflexão profissional docente e o desenvolvimento da reflexividade na formação inicial. Nas conclusões de "O que fiz bem, o que fiz mal": desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores, aparece uma análise crítica na qual destacamos as considerações dos formandos para com o trabalho que realizam no estágio e se o mesmo tem componente reflexiva, bem como as características do trabalho dos supervisores que sugerem uma atitude reflexiva.On this research, the development of the reflexive competences on teachers initial education was analysed. First we developed the idea about how reflexivity place at this stage, describing what the reflexivity is, the necessary knowledge to practise it, its cooperative learning methods sharing the idea that teachers can and should work together in order to improve their teaching skills; the purpose of this reflexivity, especially in what concerns to autonomy and emancipation on teaching tasks, the strategies that can promote the mentioned aspects, and how it can be evaluated. In theses aspects we essentially researched the teaching practices described byEsteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaWünsch, Luana Priscila, 1979-2010-07-21T10:52:17Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:32.599435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
title "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
spellingShingle "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
Wünsch, Luana Priscila, 1979-
Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado
title_short "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
title_full "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
title_fullStr "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
title_full_unstemmed "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
title_sort "O que fiz bem, o que fiz mal" : desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores
author Wünsch, Luana Priscila, 1979-
author_facet Wünsch, Luana Priscila, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Wünsch, Luana Priscila, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado
topic Formação inicial de professores
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/793
url http://hdl.handle.net/10451/793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134157355352064