Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andrea Sofia
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11552
Resumo: A influência de bons professores ou Mestres na construção da identidade profissional, da profissionalidade e do profissionalismo dos alunos que tiveram e que optaram, também, pela profissão docente, não tem sido objeto de investigação sistemática. Após enquadrar teoricamente o tema e realizar uma revisão bibliográfica, esta investigação qualitativa recolhe e analisa, com recurso à análise hermenêutico-problematológica de conteúdo, dados empíricos provenientes de nove entrevistas semiestruturadas a professores no ativo, de qualquer grupo disciplinar e de qualquer grau de ensino, residentes e/ou a exercer funções na região NUT II – Norte, do território continental português. As questões incidem sobre aspetos do seu percurso pessoal, escolar e académico, com especial ênfase para a herança multidisciplinar, técnica e procedimental advinda do seu contacto com bons professores ou Mestres. Pretende-se, primeiramente, compreender se a escolha da profissão docente e a construção da identidade profissional (individual e coletiva), da profissionalidade e do profissionalismo pode ser influenciada pela relação estabelecida, durante o percurso escolar, entre o aluno e um bom professor ou Mestre. A partir deste objetivo geral, podem identificar-se os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar a representação do bom professor ou Mestre em termos pessoais e profissionais; 2) identificar categorias da profissão docente; 3) destacar a preponderância da dimensão ética e da ética profissional no âmbito do desenvolvimento e da construção identitária de qualquer bom profissional, em particular no do bom professor e 4) avaliar a relação entre as memórias de bons professores ou Mestres durante o percurso escolar e a escolha da profissão docente. Os resultados da investigação revelam a existência de vínculos entre alunos e Mestres que excedem a dimensão técnico-pedagógica característica do circunstancialismo escolar, concluindo-se que profissionais deste tipo têm um impacto positivo na configuração da representação social da profissão docente e da confiança na qualidade do seu exercício ao nível daquilo que são, por exemplo, o rigor epistémico e a capacidade ética dos professores.
id RCAP_8ef9c7caba51fbffc9ace86509b931fd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docenteIdentidade profissional docenteProfissionalidade docenteA influência de bons professores ou Mestres na construção da identidade profissional, da profissionalidade e do profissionalismo dos alunos que tiveram e que optaram, também, pela profissão docente, não tem sido objeto de investigação sistemática. Após enquadrar teoricamente o tema e realizar uma revisão bibliográfica, esta investigação qualitativa recolhe e analisa, com recurso à análise hermenêutico-problematológica de conteúdo, dados empíricos provenientes de nove entrevistas semiestruturadas a professores no ativo, de qualquer grupo disciplinar e de qualquer grau de ensino, residentes e/ou a exercer funções na região NUT II – Norte, do território continental português. As questões incidem sobre aspetos do seu percurso pessoal, escolar e académico, com especial ênfase para a herança multidisciplinar, técnica e procedimental advinda do seu contacto com bons professores ou Mestres. Pretende-se, primeiramente, compreender se a escolha da profissão docente e a construção da identidade profissional (individual e coletiva), da profissionalidade e do profissionalismo pode ser influenciada pela relação estabelecida, durante o percurso escolar, entre o aluno e um bom professor ou Mestre. A partir deste objetivo geral, podem identificar-se os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar a representação do bom professor ou Mestre em termos pessoais e profissionais; 2) identificar categorias da profissão docente; 3) destacar a preponderância da dimensão ética e da ética profissional no âmbito do desenvolvimento e da construção identitária de qualquer bom profissional, em particular no do bom professor e 4) avaliar a relação entre as memórias de bons professores ou Mestres durante o percurso escolar e a escolha da profissão docente. Os resultados da investigação revelam a existência de vínculos entre alunos e Mestres que excedem a dimensão técnico-pedagógica característica do circunstancialismo escolar, concluindo-se que profissionais deste tipo têm um impacto positivo na configuração da representação social da profissão docente e da confiança na qualidade do seu exercício ao nível daquilo que são, por exemplo, o rigor epistémico e a capacidade ética dos professores.This research aims to understand the construction of professional identity, professionalism and professionalism of teachers through the description and interpretation of data from its natural context: the school and the teaching practice. It takes nine teachers from any disciplinary group and any level of education to analyzes aspects of the teachers personal and academic life, with a special emphasis on the multidisciplinary, technical and procedural heritage arising from their contact with good teachers or Masters. First, it is intended to understand if the choice of the teaching profession and the construction of professional identity (individual and collective), professionality and professionalism can be influenced by the relationship established between the student and a good teacher or Master throughout the school career. From this point, we identify five specific goals: 1) to characterize the representation of the good teacher or Master in personal and professional terms; 2) to identify dimensions of the teacher profession; 3) highlight the preponderance of the ethical dimension and professional ethics in the development of the identity of any good practitioner, in particular that of the good teacher; 4) to evaluate the relationship between the memories of good teachers or Masters during their school career and the choice of the teaching profession. The results of the investigation revealed the existence of links between students and Masters that go beyond the technical-pedagogical dimension characteristic of school circumstantiality, concluding that professionals of this type have a positive impact on the configuration of the social representation of the teaching profession and confidence in the quality of teaching. its exercise at the level of what are, for example, the epistemic rigor and ethical capacity of teachers.2023-05-04T11:25:40Z2022-10-25T00:00:00Z2022-10-25doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11552porRibeiro, Andrea Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T04:45:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T04:45:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
title Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
spellingShingle Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
Ribeiro, Andrea Sofia
Identidade profissional docente
Profissionalidade docente
title_short Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
title_full Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
title_fullStr Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
title_full_unstemmed Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
title_sort Os mestres da profissionalidade docente: a importância da influência dos professores na construção da profissionalidade docente
author Ribeiro, Andrea Sofia
author_facet Ribeiro, Andrea Sofia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andrea Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional docente
Profissionalidade docente
topic Identidade profissional docente
Profissionalidade docente
description A influência de bons professores ou Mestres na construção da identidade profissional, da profissionalidade e do profissionalismo dos alunos que tiveram e que optaram, também, pela profissão docente, não tem sido objeto de investigação sistemática. Após enquadrar teoricamente o tema e realizar uma revisão bibliográfica, esta investigação qualitativa recolhe e analisa, com recurso à análise hermenêutico-problematológica de conteúdo, dados empíricos provenientes de nove entrevistas semiestruturadas a professores no ativo, de qualquer grupo disciplinar e de qualquer grau de ensino, residentes e/ou a exercer funções na região NUT II – Norte, do território continental português. As questões incidem sobre aspetos do seu percurso pessoal, escolar e académico, com especial ênfase para a herança multidisciplinar, técnica e procedimental advinda do seu contacto com bons professores ou Mestres. Pretende-se, primeiramente, compreender se a escolha da profissão docente e a construção da identidade profissional (individual e coletiva), da profissionalidade e do profissionalismo pode ser influenciada pela relação estabelecida, durante o percurso escolar, entre o aluno e um bom professor ou Mestre. A partir deste objetivo geral, podem identificar-se os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar a representação do bom professor ou Mestre em termos pessoais e profissionais; 2) identificar categorias da profissão docente; 3) destacar a preponderância da dimensão ética e da ética profissional no âmbito do desenvolvimento e da construção identitária de qualquer bom profissional, em particular no do bom professor e 4) avaliar a relação entre as memórias de bons professores ou Mestres durante o percurso escolar e a escolha da profissão docente. Os resultados da investigação revelam a existência de vínculos entre alunos e Mestres que excedem a dimensão técnico-pedagógica característica do circunstancialismo escolar, concluindo-se que profissionais deste tipo têm um impacto positivo na configuração da representação social da profissão docente e da confiança na qualidade do seu exercício ao nível daquilo que são, por exemplo, o rigor epistémico e a capacidade ética dos professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25T00:00:00Z
2022-10-25
2023-05-04T11:25:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11552
url http://hdl.handle.net/10348/11552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543172844158976