Concepções pessoais de competência: da integração conceptual à intervenção psicopedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,Sílvia Pina
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Faria,Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200005
Resumo: As concepções pessoais de competência podem ser definidas como teorias globais e implícitas acerca da competência pessoal, integrando construtos motivacionais que estão intimamente associados aos comportamentos de realização dos alunos no contexto escolar. Neste artigo, as concepções pessoais de competência são apresentadas como um modelo integrador e compreensivo das características motivacionais dos alunos (tais como as atribuições e dimensões causais, as concepções pessoais de inteligência, o autoconceito e a auto-eficácia), que propõe que a vivência de sucessos e de insucessos contribui para a formação e desenvolvimento da noção de competência pessoal, ao mesmo tempo que esta se constitui como um determinante da realização escolar. Finalmente, demonstra-se como a acção do psicólogo, apoiada neste modelo integrador das concepções pessoais de competência, pode contribuir para a compreensão e explicação do fenómeno do (in)sucesso escolar e, por conseguinte, para a organização de uma intervenção psicopedagógica mais adaptada e mais eficaz.
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