Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carla Mónica da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4
Resumo: Resumo A partir deste estudo, pretende-se investigar de que forma é feita a gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses e se há alguma concertação de estratégias entre a direção, a coordenação de projetos (caso exista) e o professor bibliotecário. Procurar-se-á definir, igualmente, qual o papel da biblioteca ao nível interno e externo, isto é, no seio da comunidade educativa e na construção da sua imagem na sociedade: um ator no palco da escola ou nos bastidores da mesma. Por último, pretende-se compreender de que forma a gestão cultural da biblioteca poderá contribuir para a formação de públicos da cultura. Abstract With this study, we intend to investigate how the cultural management of school libraries in Porto is done and if there is a concurrence of strategies between the School Board, the Project Coordinator (if any) and the Teacher Librarian. We will also try to define the role of the library both in an internal and external level, that is, within the educational community and in building its image in the society: a stage actor in the school or behind its backstage. Finally, we aim at understanding how the cultural management of the library can contribute to create new audiences for culture.
id RCAP_8f041b9a3551f903949dd266d582ebd8
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?Gestão culturalBibliotecas escolaresFormação de públicos da culturaTMEBResumo A partir deste estudo, pretende-se investigar de que forma é feita a gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses e se há alguma concertação de estratégias entre a direção, a coordenação de projetos (caso exista) e o professor bibliotecário. Procurar-se-á definir, igualmente, qual o papel da biblioteca ao nível interno e externo, isto é, no seio da comunidade educativa e na construção da sua imagem na sociedade: um ator no palco da escola ou nos bastidores da mesma. Por último, pretende-se compreender de que forma a gestão cultural da biblioteca poderá contribuir para a formação de públicos da cultura. Abstract With this study, we intend to investigate how the cultural management of school libraries in Porto is done and if there is a concurrence of strategies between the School Board, the Project Coordinator (if any) and the Teacher Librarian. We will also try to define the role of the library both in an internal and external level, that is, within the educational community and in building its image in the society: a stage actor in the school or behind its backstage. Finally, we aim at understanding how the cultural management of the library can contribute to create new audiences for culture.2013-08-14T17:59:22Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4porCota: TMEB 19Fonseca, Carla Mónica da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:13ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
title Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
spellingShingle Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
Fonseca, Carla Mónica da Silva
Gestão cultural
Bibliotecas escolares
Formação de públicos da cultura
TMEB
title_short Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
title_full Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
title_fullStr Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
title_full_unstemmed Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
title_sort Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
author Fonseca, Carla Mónica da Silva
author_facet Fonseca, Carla Mónica da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carla Mónica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão cultural
Bibliotecas escolares
Formação de públicos da cultura
TMEB
topic Gestão cultural
Bibliotecas escolares
Formação de públicos da cultura
TMEB
description Resumo A partir deste estudo, pretende-se investigar de que forma é feita a gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses e se há alguma concertação de estratégias entre a direção, a coordenação de projetos (caso exista) e o professor bibliotecário. Procurar-se-á definir, igualmente, qual o papel da biblioteca ao nível interno e externo, isto é, no seio da comunidade educativa e na construção da sua imagem na sociedade: um ator no palco da escola ou nos bastidores da mesma. Por último, pretende-se compreender de que forma a gestão cultural da biblioteca poderá contribuir para a formação de públicos da cultura. Abstract With this study, we intend to investigate how the cultural management of school libraries in Porto is done and if there is a concurrence of strategies between the School Board, the Project Coordinator (if any) and the Teacher Librarian. We will also try to define the role of the library both in an internal and external level, that is, within the educational community and in building its image in the society: a stage actor in the school or behind its backstage. Finally, we aim at understanding how the cultural management of the library can contribute to create new audiences for culture.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-08-14T17:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4
url http://hdl.handle.net/11328/4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545592483840