Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4 |
Resumo: | Resumo A partir deste estudo, pretende-se investigar de que forma é feita a gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses e se há alguma concertação de estratégias entre a direção, a coordenação de projetos (caso exista) e o professor bibliotecário. Procurar-se-á definir, igualmente, qual o papel da biblioteca ao nível interno e externo, isto é, no seio da comunidade educativa e na construção da sua imagem na sociedade: um ator no palco da escola ou nos bastidores da mesma. Por último, pretende-se compreender de que forma a gestão cultural da biblioteca poderá contribuir para a formação de públicos da cultura. Abstract With this study, we intend to investigate how the cultural management of school libraries in Porto is done and if there is a concurrence of strategies between the School Board, the Project Coordinator (if any) and the Teacher Librarian. We will also try to define the role of the library both in an internal and external level, that is, within the educational community and in building its image in the society: a stage actor in the school or behind its backstage. Finally, we aim at understanding how the cultural management of the library can contribute to create new audiences for culture. |
id |
RCAP_8f041b9a3551f903949dd266d582ebd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/4 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?Gestão culturalBibliotecas escolaresFormação de públicos da culturaTMEBResumo A partir deste estudo, pretende-se investigar de que forma é feita a gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses e se há alguma concertação de estratégias entre a direção, a coordenação de projetos (caso exista) e o professor bibliotecário. Procurar-se-á definir, igualmente, qual o papel da biblioteca ao nível interno e externo, isto é, no seio da comunidade educativa e na construção da sua imagem na sociedade: um ator no palco da escola ou nos bastidores da mesma. Por último, pretende-se compreender de que forma a gestão cultural da biblioteca poderá contribuir para a formação de públicos da cultura. Abstract With this study, we intend to investigate how the cultural management of school libraries in Porto is done and if there is a concurrence of strategies between the School Board, the Project Coordinator (if any) and the Teacher Librarian. We will also try to define the role of the library both in an internal and external level, that is, within the educational community and in building its image in the society: a stage actor in the school or behind its backstage. Finally, we aim at understanding how the cultural management of the library can contribute to create new audiences for culture.2013-08-14T17:59:22Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4porCota: TMEB 19Fonseca, Carla Mónica da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:13ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? |
title |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? |
spellingShingle |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? Fonseca, Carla Mónica da Silva Gestão cultural Bibliotecas escolares Formação de públicos da cultura TMEB |
title_short |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? |
title_full |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? |
title_fullStr |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? |
title_full_unstemmed |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? |
title_sort |
Gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola? |
author |
Fonseca, Carla Mónica da Silva |
author_facet |
Fonseca, Carla Mónica da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carla Mónica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão cultural Bibliotecas escolares Formação de públicos da cultura TMEB |
topic |
Gestão cultural Bibliotecas escolares Formação de públicos da cultura TMEB |
description |
Resumo A partir deste estudo, pretende-se investigar de que forma é feita a gestão cultural nas bibliotecas escolares portuenses e se há alguma concertação de estratégias entre a direção, a coordenação de projetos (caso exista) e o professor bibliotecário. Procurar-se-á definir, igualmente, qual o papel da biblioteca ao nível interno e externo, isto é, no seio da comunidade educativa e na construção da sua imagem na sociedade: um ator no palco da escola ou nos bastidores da mesma. Por último, pretende-se compreender de que forma a gestão cultural da biblioteca poderá contribuir para a formação de públicos da cultura. Abstract With this study, we intend to investigate how the cultural management of school libraries in Porto is done and if there is a concurrence of strategies between the School Board, the Project Coordinator (if any) and the Teacher Librarian. We will also try to define the role of the library both in an internal and external level, that is, within the educational community and in building its image in the society: a stage actor in the school or behind its backstage. Finally, we aim at understanding how the cultural management of the library can contribute to create new audiences for culture. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-08-14T17:59:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/4 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMEB 19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302545592483840 |