O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mpaka, Nlandu
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1153
Resumo: A utilização adequada das TIC no ensino da Matemática, nos dias de hoje é considerada por alguns como justificada e inevitável, esperando que a sua utilização melhore o ensino e a aprendizagem da Matemática. Nesta investigação, pretende-se testar o Software Winplot), no ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com alunos do 10ºano, da Escola do segundo ciclo do Ensino Secundário nº9099, de modo a verificar se melhora o ensino e na aprendizagem desta temática. Para a nossa investigação Seleccionámos dois grupos de alunos do 10º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado dois pré-testes, o grupo experimental realizou as aprendizagens no laboratório de informática com auxílio do Software Winplot, ao longo de 8 semanas, durante o 2º trimestre do ano lectivo de 2009/2010. O grupo de controlo realizou as aprendizagens, ao mesmo tempo que o grupo experimental, na sala normal de aulas sem auxílio do Software Winplot. Ao compararmos os dois grupos, o teste T de pares para amostras independentes, mostra-nos que estatisticamente não há diferenças significativas entre os dois grupos, porque os níveis de significância são maiores que p=0,05, desta feita podemos dizer que o grupo experimental, não obteve melhores resultados que o grupo de controlo, logo o Software Winplot não resultou o efeito desejado nas aprendizagens com alunos da 10ºano da Escola do segundo ciclo do ensino Secundário nº9099, sita no município de Viana (Luanda/Angola).
id RCAP_8f3dfb03d75cbb270e040b3ae59dd9de
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software WinplotEDUCAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICAAPRENDIZAGEMTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOSOFTWARE WINPLOTENSINO SECUNDÁRIOFUNÇÕES MATEMÁTICASMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOSOFTWARE DE APLICAÇÕESANGOLAEDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGLEARNINGINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESWINPLOT SOFTWAREMATHEMATICAL FUNCTIONSSECONDARY EDUCATIONAPPLICATION SOFTWAREANGOLAA utilização adequada das TIC no ensino da Matemática, nos dias de hoje é considerada por alguns como justificada e inevitável, esperando que a sua utilização melhore o ensino e a aprendizagem da Matemática. Nesta investigação, pretende-se testar o Software Winplot), no ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com alunos do 10ºano, da Escola do segundo ciclo do Ensino Secundário nº9099, de modo a verificar se melhora o ensino e na aprendizagem desta temática. Para a nossa investigação Seleccionámos dois grupos de alunos do 10º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado dois pré-testes, o grupo experimental realizou as aprendizagens no laboratório de informática com auxílio do Software Winplot, ao longo de 8 semanas, durante o 2º trimestre do ano lectivo de 2009/2010. O grupo de controlo realizou as aprendizagens, ao mesmo tempo que o grupo experimental, na sala normal de aulas sem auxílio do Software Winplot. Ao compararmos os dois grupos, o teste T de pares para amostras independentes, mostra-nos que estatisticamente não há diferenças significativas entre os dois grupos, porque os níveis de significância são maiores que p=0,05, desta feita podemos dizer que o grupo experimental, não obteve melhores resultados que o grupo de controlo, logo o Software Winplot não resultou o efeito desejado nas aprendizagens com alunos da 10ºano da Escola do segundo ciclo do ensino Secundário nº9099, sita no município de Viana (Luanda/Angola).The appropriate use of ICTs in teaching mathematics, today is considered by somo to be justified and inevitable, hoping that their use will improve the teaching and learning of mathematics. In this investigation, we intend to test the Software Winplot, teaching and learning of the graph of quadratic functions with students of grade 10, attending the second cycle of secondary School nº9099 in order to verify that improves teaching and learning of this subject. For our research selected two groups of students in 10th grade who acted as the controlo group and experimental group, after both group had undergone two pre-test, the experimental group performed the learning in the computer lab with the aid of Software Winplot, over 8 weeks during the second quarter of the academic year 2009/2010. Thr control gropu performed the learning, while the experimental group, in rregular class room without help of the Software Winplot. Comparing the two groups, the t test for independent samples pairs, shows us that there is no statistically significant differences between the two groups, because the significance levels are greater than p=0,05, this time we can say that experimental group, not yielded better results than the control group, so the Software did not result the desired effect on the learning with students from 10th grade of the School of the second cycle of Secondary nº9099, located in Viana (Luanda/Angola).2011-05-13T13:47:26Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1153porMpaka, Nlanduinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:51.351436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
title O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
spellingShingle O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
Mpaka, Nlandu
EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
SOFTWARE WINPLOT
ENSINO SECUNDÁRIO
FUNÇÕES MATEMÁTICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
ANGOLA
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
LEARNING
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
WINPLOT SOFTWARE
MATHEMATICAL FUNCTIONS
SECONDARY EDUCATION
APPLICATION SOFTWARE
ANGOLA
title_short O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
title_full O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
title_fullStr O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
title_sort O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do Software Winplot
author Mpaka, Nlandu
author_facet Mpaka, Nlandu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mpaka, Nlandu
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
SOFTWARE WINPLOT
ENSINO SECUNDÁRIO
FUNÇÕES MATEMÁTICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
ANGOLA
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
LEARNING
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
WINPLOT SOFTWARE
MATHEMATICAL FUNCTIONS
SECONDARY EDUCATION
APPLICATION SOFTWARE
ANGOLA
topic EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
SOFTWARE WINPLOT
ENSINO SECUNDÁRIO
FUNÇÕES MATEMÁTICAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
ANGOLA
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
LEARNING
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
WINPLOT SOFTWARE
MATHEMATICAL FUNCTIONS
SECONDARY EDUCATION
APPLICATION SOFTWARE
ANGOLA
description A utilização adequada das TIC no ensino da Matemática, nos dias de hoje é considerada por alguns como justificada e inevitável, esperando que a sua utilização melhore o ensino e a aprendizagem da Matemática. Nesta investigação, pretende-se testar o Software Winplot), no ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com alunos do 10ºano, da Escola do segundo ciclo do Ensino Secundário nº9099, de modo a verificar se melhora o ensino e na aprendizagem desta temática. Para a nossa investigação Seleccionámos dois grupos de alunos do 10º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado dois pré-testes, o grupo experimental realizou as aprendizagens no laboratório de informática com auxílio do Software Winplot, ao longo de 8 semanas, durante o 2º trimestre do ano lectivo de 2009/2010. O grupo de controlo realizou as aprendizagens, ao mesmo tempo que o grupo experimental, na sala normal de aulas sem auxílio do Software Winplot. Ao compararmos os dois grupos, o teste T de pares para amostras independentes, mostra-nos que estatisticamente não há diferenças significativas entre os dois grupos, porque os níveis de significância são maiores que p=0,05, desta feita podemos dizer que o grupo experimental, não obteve melhores resultados que o grupo de controlo, logo o Software Winplot não resultou o efeito desejado nas aprendizagens com alunos da 10ºano da Escola do segundo ciclo do ensino Secundário nº9099, sita no município de Viana (Luanda/Angola).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-05-13T13:47:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1153
url http://hdl.handle.net/10437/1153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131235726917632