A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marta Maria Chambel dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7612
Resumo: A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual baseia-se em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao proporcionar o direito à educação de todos os alunos independentemente das problemáticas que evidencie. O presente trabalho apresenta como temática central recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica (2º ciclo) face ao apoio aos alunos com NEE antes e depois da extinção do par pedagógico. A estratégia de investigação seguiu a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista. Envolveu-se na pesquisa um número limitado de entrevistados (professores de EV e ET a lecionar em escolas do Minho), para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à Inclusão de alunos com NEE na disciplina de EV e ET e à dificuldade ou não de apoio a esses alunos com e sem par pedagógico. Os resultados, advindos do presente estudo de investigação, permitem concluir que os docentes entrevistados consideram que a disciplina de EV e ET é benéfica para os alunos com NEE. Ao referirem-se ao par pedagógico salientaram a sua não concordância com a sua extinção, pois o tipo de trabalho e até o tipo de material e de recursos pedagógicos que são usados no decurso das aulas requer um apoio mais individualizado, sobretudo aos alunos com NEE, pelo que era mais fácil e maior o apoio prestado aos alunos com NEE quando existia o par pedagógico.
id RCAP_8f475e0692e9c0d887c8be7c17c5f159
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual baseia-se em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao proporcionar o direito à educação de todos os alunos independentemente das problemáticas que evidencie. O presente trabalho apresenta como temática central recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica (2º ciclo) face ao apoio aos alunos com NEE antes e depois da extinção do par pedagógico. A estratégia de investigação seguiu a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista. Envolveu-se na pesquisa um número limitado de entrevistados (professores de EV e ET a lecionar em escolas do Minho), para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à Inclusão de alunos com NEE na disciplina de EV e ET e à dificuldade ou não de apoio a esses alunos com e sem par pedagógico. Os resultados, advindos do presente estudo de investigação, permitem concluir que os docentes entrevistados consideram que a disciplina de EV e ET é benéfica para os alunos com NEE. Ao referirem-se ao par pedagógico salientaram a sua não concordância com a sua extinção, pois o tipo de trabalho e até o tipo de material e de recursos pedagógicos que são usados no decurso das aulas requer um apoio mais individualizado, sobretudo aos alunos com NEE, pelo que era mais fácil e maior o apoio prestado aos alunos com NEE quando existia o par pedagógico.The inclusion of students with Special Educational Needs in current school is based on democratic principles of social justice and equal opportunities by providing the right to education to all students regardless the problems they demonstrate. This present study aims to collect, analyze, understand, and objectify the perceptions of teachers of Visual Education and Technical Education (2nd cycle) in terms of supporting students with EEN before and after the extinction of the teaching pair . The research strategy followed the qualitative methodology, using the interview. The research involved a limited number of respondents (EV and ET teachers that teach in schools of Minho) to obtain, objective and credible responses, with respect to the inclusion of pupils with EEN in the discipline of EV and ET and the difficulty or not to support these students with and without pedagogical pair. The results arising from this research study, lead to conclude that the teachers interviewed believe the discipline of EV and ET is beneficial for students with EEN. When referring to the teaching pair they underlined their non- agreement with its extinction, because the kind of work and even the type of material and teaching resources that are used during classes requires a more individualized support, especially for pupils with EEN, so it was easier and more intensive the support for pupils with EEN, when existed the pedagogical pair.Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaTeixeira, Marta Maria Chambel dos Santos2019-05-22T09:51:21Z2014-09-08T00:00:00Z2014-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7612202140571pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:59Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:31.623763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
title A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
spellingShingle A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
Teixeira, Marta Maria Chambel dos Santos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
title_full A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
title_fullStr A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
title_full_unstemmed A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
title_sort A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológica
author Teixeira, Marta Maria Chambel dos Santos
author_facet Teixeira, Marta Maria Chambel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marta Maria Chambel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual baseia-se em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao proporcionar o direito à educação de todos os alunos independentemente das problemáticas que evidencie. O presente trabalho apresenta como temática central recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica (2º ciclo) face ao apoio aos alunos com NEE antes e depois da extinção do par pedagógico. A estratégia de investigação seguiu a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista. Envolveu-se na pesquisa um número limitado de entrevistados (professores de EV e ET a lecionar em escolas do Minho), para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à Inclusão de alunos com NEE na disciplina de EV e ET e à dificuldade ou não de apoio a esses alunos com e sem par pedagógico. Os resultados, advindos do presente estudo de investigação, permitem concluir que os docentes entrevistados consideram que a disciplina de EV e ET é benéfica para os alunos com NEE. Ao referirem-se ao par pedagógico salientaram a sua não concordância com a sua extinção, pois o tipo de trabalho e até o tipo de material e de recursos pedagógicos que são usados no decurso das aulas requer um apoio mais individualizado, sobretudo aos alunos com NEE, pelo que era mais fácil e maior o apoio prestado aos alunos com NEE quando existia o par pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-08T00:00:00Z
2014-09-08T00:00:00Z
2019-05-22T09:51:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7612
202140571
url http://hdl.handle.net/10284/7612
identifier_str_mv 202140571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130310818922496