Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8762 |
Resumo: | This article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization. |
id |
RCAP_8f4b4b06d02281ad3acc650c0cb1280d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8762 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idososOlder adultComputacional thinkingScratchCognitionSocializationPessoas idosasPensamento computacionalCogniçãoSocializaçãoThis article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization.Este artigo apresenta a proposição de uma sequência didática baseada nos pressupostos do pensamento computacional para pessoas idosas. O método empregado envolveu a definição, aplicação e avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades pedagógicas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos e maior socialização.CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de ComputaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira Jr, EmersonDe Bertolli, LuisaDe Marchi, AnaPasqualotti, AdrianoGil, Henrique2024-01-03T13:41:30Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8762por1. Oliveira Jr., E., De Bertoli, L., De Marchi, A., Pasqualotti, A. & Gil, H. (2023). Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos0. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação (pp. 1536-1545). Porto Alegre: Brasil https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26776/26595info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:45:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:31.014437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos |
title |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos |
spellingShingle |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos Oliveira Jr, Emerson Older adult Computacional thinking Scratch Cognition Socialization Pessoas idosas Pensamento computacional Cognição Socialização |
title_short |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos |
title_full |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos |
title_fullStr |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos |
title_full_unstemmed |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos |
title_sort |
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos |
author |
Oliveira Jr, Emerson |
author_facet |
Oliveira Jr, Emerson De Bertolli, Luisa De Marchi, Ana Pasqualotti, Adriano Gil, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
De Bertolli, Luisa De Marchi, Ana Pasqualotti, Adriano Gil, Henrique |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Jr, Emerson De Bertolli, Luisa De Marchi, Ana Pasqualotti, Adriano Gil, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Older adult Computacional thinking Scratch Cognition Socialization Pessoas idosas Pensamento computacional Cognição Socialização |
topic |
Older adult Computacional thinking Scratch Cognition Socialization Pessoas idosas Pensamento computacional Cognição Socialização |
description |
This article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-03T13:41:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8762 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1. Oliveira Jr., E., De Bertoli, L., De Marchi, A., Pasqualotti, A. & Gil, H. (2023). Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos0. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação (pp. 1536-1545). Porto Alegre: Brasil https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26776/26595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136787088539648 |