Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Jr, Emerson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: De Bertolli, Luisa, De Marchi, Ana, Pasqualotti, Adriano, Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8762
Resumo: This article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization.
id RCAP_8f4b4b06d02281ad3acc650c0cb1280d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idososOlder adultComputacional thinkingScratchCognitionSocializationPessoas idosasPensamento computacionalCogniçãoSocializaçãoThis article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization.Este artigo apresenta a proposição de uma sequência didática baseada nos pressupostos do pensamento computacional para pessoas idosas. O método empregado envolveu a definição, aplicação e avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades pedagógicas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos e maior socialização.CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de ComputaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOliveira Jr, EmersonDe Bertolli, LuisaDe Marchi, AnaPasqualotti, AdrianoGil, Henrique2024-01-03T13:41:30Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8762por1. Oliveira Jr., E., De Bertoli, L., De Marchi, A., Pasqualotti, A. & Gil, H. (2023). Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos0. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação (pp. 1536-1545). Porto Alegre: Brasil https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26776/26595info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:45:18Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:31.014437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
title Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
spellingShingle Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
Oliveira Jr, Emerson
Older adult
Computacional thinking
Scratch
Cognition
Socialization
Pessoas idosas
Pensamento computacional
Cognição
Socialização
title_short Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
title_full Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
title_fullStr Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
title_full_unstemmed Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
title_sort Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
author Oliveira Jr, Emerson
author_facet Oliveira Jr, Emerson
De Bertolli, Luisa
De Marchi, Ana
Pasqualotti, Adriano
Gil, Henrique
author_role author
author2 De Bertolli, Luisa
De Marchi, Ana
Pasqualotti, Adriano
Gil, Henrique
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Jr, Emerson
De Bertolli, Luisa
De Marchi, Ana
Pasqualotti, Adriano
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Older adult
Computacional thinking
Scratch
Cognition
Socialization
Pessoas idosas
Pensamento computacional
Cognição
Socialização
topic Older adult
Computacional thinking
Scratch
Cognition
Socialization
Pessoas idosas
Pensamento computacional
Cognição
Socialização
description This article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-03T13:41:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8762
url http://hdl.handle.net/10400.11/8762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1. Oliveira Jr., E., De Bertoli, L., De Marchi, A., Pasqualotti, A. & Gil, H. (2023). Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos0. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação (pp. 1536-1545). Porto Alegre: Brasil https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/26776/26595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação
publisher.none.fl_str_mv CBIE 2023 – Sociedade Brasileira de Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136787088539648