O contributo do marketing para as instituições culturais: estratégias de captação e fidelização de públicos nos museus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1787 |
Resumo: | Esta dissertação salienta a importância da implementação de estratégias de captação e fidelização de públicos nas organizações culturais, mais precisamente nos museus. Apesar da dificuldade que o marketing teve em ser aceite no sector das artes, esta indústria acabou por reconhecer a importância de introduzir no mercado, de forma eficaz, as experiências oferecidas ao público. Progressivamente, as instituições culturais foram evoluindo de organizações centradas no produto para organizações centradas no consumidor, procurando atrair e servir diferentes grupos com ofertas adequadas. Para serem bem-sucedidas, as organizações artísticas necessitam de estabelecer relações de longo prazo com os públicos, deixando de focar-se apenas em transações isoladas. Portanto, estas organizações não devem ter apenas como objetivo a atração de novos públicos, mas também a sua fidelização. Nesse sentido, os museus recorrem ao marketing para aumentar os seus públicos, bem como criar e manter relacionamentos duradouros. Para identificar as estratégias de captação e fidelização de públicos implementadas nos museus da ilha da Madeira, foi selecionada uma amostra de museus locais. Seguiu-se a elaboração de questionários de resposta aberta para posteriores entrevistas aos diretores e visitantes destes museus. Foram, ainda, definidas três questões de investigação, com o objetivo de identificar os públicos-alvo destes espaços culturais, os media que utilizam na divulgação da sua oferta e a forma como gerem a sua relação com os públicos. Verificou-se que o Serviço Educativo tem um papel fundamental na captação e na gestão da relação com a comunidade local, principalmente com o público-alvo comunidade escolar. Contudo, há uma falha na divulgação da oferta junto do público-alvo turista. Ainda que façam uso dos media tradicionais, os museus não tiram partido das diversas ferramentas digitais que têm ao seu dispor. Além disso, a falta de recursos financeiros e humanos não permite a renovação da oferta, aspeto necessário para fidelizar os visitantes. |
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O contributo do marketing para as instituições culturais: estratégias de captação e fidelização de públicos nos museusCaptaçãoFidelizaçãoMuseuMarketingPúblicosAttractRetainMuseumAudiencesGestão Cultural.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesEsta dissertação salienta a importância da implementação de estratégias de captação e fidelização de públicos nas organizações culturais, mais precisamente nos museus. Apesar da dificuldade que o marketing teve em ser aceite no sector das artes, esta indústria acabou por reconhecer a importância de introduzir no mercado, de forma eficaz, as experiências oferecidas ao público. Progressivamente, as instituições culturais foram evoluindo de organizações centradas no produto para organizações centradas no consumidor, procurando atrair e servir diferentes grupos com ofertas adequadas. Para serem bem-sucedidas, as organizações artísticas necessitam de estabelecer relações de longo prazo com os públicos, deixando de focar-se apenas em transações isoladas. Portanto, estas organizações não devem ter apenas como objetivo a atração de novos públicos, mas também a sua fidelização. Nesse sentido, os museus recorrem ao marketing para aumentar os seus públicos, bem como criar e manter relacionamentos duradouros. Para identificar as estratégias de captação e fidelização de públicos implementadas nos museus da ilha da Madeira, foi selecionada uma amostra de museus locais. Seguiu-se a elaboração de questionários de resposta aberta para posteriores entrevistas aos diretores e visitantes destes museus. Foram, ainda, definidas três questões de investigação, com o objetivo de identificar os públicos-alvo destes espaços culturais, os media que utilizam na divulgação da sua oferta e a forma como gerem a sua relação com os públicos. Verificou-se que o Serviço Educativo tem um papel fundamental na captação e na gestão da relação com a comunidade local, principalmente com o público-alvo comunidade escolar. Contudo, há uma falha na divulgação da oferta junto do público-alvo turista. Ainda que façam uso dos media tradicionais, os museus não tiram partido das diversas ferramentas digitais que têm ao seu dispor. Além disso, a falta de recursos financeiros e humanos não permite a renovação da oferta, aspeto necessário para fidelizar os visitantes.This dissertation emphasizes the importance of adopting strategies to attract and retain audiences within cultural organisations, more precisely in museums. Even though marketing was not easily accepted within the arts sector, this industry ended up recognising the importance of learning how to market effectively the experiences offered to the audience. Gradually, cultural institutions evolved from product-driven to consumer-driven organisations, seeking to attract and serve different groups with appropriate offers. In order to succeed, arts organisations need to establish long-term relationships with their audiences, not focusing only on single transactions. Therefore, these organisations should not only aim to attract new audiences, but also to retain them. In this sense, museums turn to marketing to expand their audiences, as well as to create and maintain long-lasting relationships. In order to identify the strategies to attract and retain audiences that are put into practice in Madeira’s museums, a sample of local museums was selected. Afterwards, open-ended questionnaires were created for later interviews with directors and visitors of these museums. Furthermore, three research questions were defined with the aim of identifying the target audiences of these cultural venues, the media used in the promotion of their offer and the way they manage their relationship with their audiences. The results show that educational services play a key role in attracting and managing the relationship with the local community, mainly with the school audiences. However, there is a weak promotion of the offer within the tourist audiences. Even though museums use traditional media, they do not take advantage of the several digital tools that are at their disposal. Furthermore, the lack of financial and human resources does not allow the renewal of the offer, which is necessary to obtain the visitors’ loyalty.Correia, Pedro Álvaro PereiraDigitUMaCarvalho, Andreia Nicole Pereira2018-10-04T00:30:09Z2017-04-04T00:00:00Z2017-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1787201788675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:32Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:33.267716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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