Incidente crítico : desgaste das relações profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Marília da Conceição Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11892
Resumo: Com este trabalho pretende-se indagar porque é que a avaliação sendo uma necessidade das instituições e dos seus profissionais no sentido de se regularem e melhorarem, provoca conflito, sobressalto e desgaste das relações profissionais. Inicia-se por pensar o nosso percurso profissional, continuando na especificidade do papel de avaliador nas áreas do desempenho docente e autoavaliação de escola. Decorrendo desta reflexão sobre o caminho percorrido, salientamos dois momentos que consideramos pertinentes para eleger a avaliação como objeto de estudo - incidentes críticos – autoavaliação de escola e avaliação de desempenho docente. Foi realizada uma abordagem concetual com o cuidado de perspetivar os conceitos de avaliação, no desempenho dos professores, a autoavaliação de escola e a supervisão. Enveredando pelo papel do avaliador, a procura continua nos determinantes para que a função de avaliador seja compreendida e se torne uma mais-valia para o próprio e para os outros, abordando as temáticas da inteligência emocional, empatia e comunicação. Metodologicamente, convocamos a investigação qualitativa e, nesse quadro, foi dado enfase à Observação (e consequente reflexão sobre a ação), por ser a base dos registos e das inferências, sustentando a análise/reflexão na palavra da investigação educacional que nos confirma a complexidade do tema e nos aponta possíveis linhas de desenvolvimento e de conhecimento como estratégia para o nosso crescimento profissional e pessoal. O resultado obtido na elaboração1 deste trabalho fará parte integrante nas nossas práticas subsequentes.
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