Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Jesuína
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Carolina, Conboy, Joseph, Salema, Helena, Valente, Maria Odete, Gama, Ana Paula, Fiúza, Edite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7056
Resumo: O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos,apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso deestratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que aparticipação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.   Palavras-chave: Formação de professores; Feedback do professor; Estratégias e efeitos do feedback; Oficina
id RCAP_8fd3e966db421dff095472997fbceb80
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professoresFeedback en la Práctica Docente: Un Curso de Formación para el ProfesoradoFeedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professoresArtigosO uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos,apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso deestratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que aparticipação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.   Palavras-chave: Formação de professores; Feedback do professor; Estratégias e efeitos do feedback; OficinaThe use of feedback in the classroom can promote the quality of teacher student relationships, student academic involvement and achievement, eventhough teachers may not always use it in the best way. In this article we describe the development and evaluation of a workshop designed to enhance teacher knowledge and skills in the use of feedback strategies. Twelve teachers participated in the workshop. Reports and reflections of teachers reveal that participation in the workshop potentiated greater awareness and more appropriate use of feedback strategies. A long-term workshop, that integrates specific objectives related to feedback strategies and reflection sessions interspersed with application work in the classroom, can promote participants’ involvement, knowledge and skills in the use of these strategies.It can also result in greater involvement and learning by these teachers’students.   Keywords: Teacher education; Teacher feedback; Feedback strategies and effects;WorkshopEl uso del feedback en el aula puede promover la calidad de las relaciones profesor-alumno, la participación académica y el rendimiento del alumnado,aunque los docentes no siempre lo usan de la mejor manera. En este artículo se describe el desarrollo y la evaluación de un curso diseñado para mejorarlos conocimientos y capacidades de los docentes en el uso de estrategias de feedback, así como la valoración de las mismas. Doce profesores participaronen el curso. Historias y reflexiones del profesorado revelan que laparticipación en el curso potenció una mayor sensibilización y un uso másapropiado de las estrategias de feedback. Un curso de larga duración, que integre objetivos específicos relacionados con las estrategias de feedback y sesiones reflexivas intercaladas con el trabajo de aplicación en el aula, puede promover la participación, los conocimientos y las competencias de los participantes en el uso de dichas estrategias. También puede dar lugar a una mayor participación y aprendizaje por parte del alumnado del docente implicado.   Palabras clave: Formación para el profesorado; Feedback del profesorado; Estrategias yefectos del feedback; Curso de formaciónInstituto de Educação - Universidade do Minho2015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7056por2183-04520871-9187Fonseca, JesuínaCarvalho, CarolinaConboy, JosephSalema, HelenaValente, Maria OdeteGama, Ana PaulaFiúza, Editeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:43.690314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
Feedback en la Práctica Docente: Un Curso de Formación para el Profesorado
Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
spellingShingle Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
Fonseca, Jesuína
Artigos
title_short Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_full Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_fullStr Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_full_unstemmed Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
title_sort Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores
author Fonseca, Jesuína
author_facet Fonseca, Jesuína
Carvalho, Carolina
Conboy, Joseph
Salema, Helena
Valente, Maria Odete
Gama, Ana Paula
Fiúza, Edite
author_role author
author2 Carvalho, Carolina
Conboy, Joseph
Salema, Helena
Valente, Maria Odete
Gama, Ana Paula
Fiúza, Edite
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Jesuína
Carvalho, Carolina
Conboy, Joseph
Salema, Helena
Valente, Maria Odete
Gama, Ana Paula
Fiúza, Edite
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos,apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso deestratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que aparticipação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.   Palavras-chave: Formação de professores; Feedback do professor; Estratégias e efeitos do feedback; Oficina
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7056
url https://doi.org/10.21814/rpe.7056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222715469824