Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Maria Margarida Lagarto Horta
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15258
Resumo: O presente estudo evidencia a intenção e interesse em pesquisar no contexto educativo actual, tendo por base um determinado conjunto de diplomas de orientação das práticas educativas que gizam a educação dos nossos dias. O trabalho de investigação desenvolvido teve como pressuposto nuclear a convicção de que a educação é um fenómeno complexo que, para além de outras, mobiliza características sociológicas, psicológicas e epistemológicas. É, além disso, um fenómeno social porque se destina à população humana e faz parte do processo de socialização de qualquer indivíduo. O estudo visou, em concreto, proporcionar uma análise sustentada sobre a continuidade educativa e metodológica entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se, nomeadamente, questionar teórica e empiricamente, a interacção e a articulação entre as duas primeiras etapas da Educação Básica, com o objectivo de analisar as expectativas e as opiniões dos docentes sobre os dois documentos pedagógicos que as suportam e orientam, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Competências Essenciais para o Ensino Básico. Em síntese, pareceu importante averiguar se existe convergência nas condições existentes entre os docentes e os suportes actuais para a promoção da sequencialidade educativa, sem, contudo, deixar de salvaguardar a especificidade de cada um dos subsisternas educativos em apreço. Após a construção de um quadro teórico e conceptual de referência, foi, para o efeito, desenhada a intervenção. A técnica de recolha de dados utilizada no estudo foi, assim, suportada pelo recurso a fontes documentais oficiais e de opinião. Para tal, foram desenhadas, produzidas e validadas duas versões de um questionário, utilizados na recolha de opiniões, representações é expectativas dos dois grupos de sujeitos inquiridos, educadores de infância, por um lado, e professores do 1º ciclo do ensino básico, por outro. A metodologia de análise de dados escolhida teve por base a complementaridade entre técnicas quantitativas e qualitativas. Procurou-se, desse modo, elucidar em que medida é que os documentos antes referidos contribuem ou têm relevância efectiva para uma maior qualidade pedagógica/educativa, ou seja, se se reflectem positivamente nas aprendizagens dos alunos e no seu processo de formação. Os resultados permitiram, no final, destacar que, efectivamente, aqueles dois documentos estruturantes dos dois níveis de educação e ensino contribuem, de certo modo, para promover a sequencialidade educativa, indiciando também a existência de práticas educativas/pedagógicas que para ela concorrem. /*** Abstract - The present study shows the intention and interest in searching, in terms of methodology and didactics, in the present educational context, based on a set of diplomas which, nowadays, orientate the educational practice of our education. The work developed had, as nuclear presupposition, the conviction that the Education is a complex phenomenon that, among others, deals with social and physiological characteristics. Besides that, it's a social phenomenon because it aims the human population and it's part of the process of socialization of any individual. The aim of this study is, in short, to give origin to a deep reflection concerning the educative and methodological continuity between the preschooling education and the 1st grade. The intention was to question the interaction and the articulation existing between the two first steps of compulsory education, with the goal of analyzing the expectations and the opinions of the teachers about the two pedagogical documents which support and orientate them, namely the curricular orientations for pre-schooling education and competency-based (essential abilities) of compulsory education. IL also seemed important to search if there is a convergence between the conditions existing among teachers, and the actual means to possible connections, nevertheless, without saving the specificity of each educational subsystem in analysis. After the elaboration of a theoretic and conceptual, board of reference, it was drawn the intervention. Thus, the technique used to gather the information for this study was, to turn to official sources and opinions. So, there were drawn, produced and ratified the two versions of the questionnaire, instrument used in the collecting of the opinions, representations and expectations of the two groups of individuals inquired. The method of investigation used to analyse the information is a complement process, having being used, optionally, quantitative and qualitative techniques. We bet, thus, in a work that would lead us to know, more deeply, the two realities in study, trying to make clear how much those documents contribute or have effective relevance to a higher pedagogical/educative quality, that is, if they reflect themselves positively, in the apprenticeship of the students or in their process of learning. In the and, the results allowed us to tell of that, effectively, the documents of support of the two levels of education contribute, in a certain way, to promote the educational sequence. The results also showed that the existing educational/pedagogical practices contribute, notoriously, as far as the teachers questioned are concerned, to the educational sequence.
id RCAP_8fe2a79d75218227d3601bd251578d01
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessáriaEducaçãoAprendizagemDesenvolvimentoOrientações escolaresCompetênciasEducationApprenticeshipDevelopmentCurricular orientationsCompetenceO presente estudo evidencia a intenção e interesse em pesquisar no contexto educativo actual, tendo por base um determinado conjunto de diplomas de orientação das práticas educativas que gizam a educação dos nossos dias. O trabalho de investigação desenvolvido teve como pressuposto nuclear a convicção de que a educação é um fenómeno complexo que, para além de outras, mobiliza características sociológicas, psicológicas e epistemológicas. É, além disso, um fenómeno social porque se destina à população humana e faz parte do processo de socialização de qualquer indivíduo. O estudo visou, em concreto, proporcionar uma análise sustentada sobre a continuidade educativa e metodológica entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se, nomeadamente, questionar teórica e empiricamente, a interacção e a articulação entre as duas primeiras etapas da Educação Básica, com o objectivo de analisar as expectativas e as opiniões dos docentes sobre os dois documentos pedagógicos que as suportam e orientam, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Competências Essenciais para o Ensino Básico. Em síntese, pareceu importante averiguar se existe convergência nas condições existentes entre os docentes e os suportes actuais para a promoção da sequencialidade educativa, sem, contudo, deixar de salvaguardar a especificidade de cada um dos subsisternas educativos em apreço. Após a construção de um quadro teórico e conceptual de referência, foi, para o efeito, desenhada a intervenção. A técnica de recolha de dados utilizada no estudo foi, assim, suportada pelo recurso a fontes documentais oficiais e de opinião. Para tal, foram desenhadas, produzidas e validadas duas versões de um questionário, utilizados na recolha de opiniões, representações é expectativas dos dois grupos de sujeitos inquiridos, educadores de infância, por um lado, e professores do 1º ciclo do ensino básico, por outro. A metodologia de análise de dados escolhida teve por base a complementaridade entre técnicas quantitativas e qualitativas. Procurou-se, desse modo, elucidar em que medida é que os documentos antes referidos contribuem ou têm relevância efectiva para uma maior qualidade pedagógica/educativa, ou seja, se se reflectem positivamente nas aprendizagens dos alunos e no seu processo de formação. Os resultados permitiram, no final, destacar que, efectivamente, aqueles dois documentos estruturantes dos dois níveis de educação e ensino contribuem, de certo modo, para promover a sequencialidade educativa, indiciando também a existência de práticas educativas/pedagógicas que para ela concorrem. /*** Abstract - The present study shows the intention and interest in searching, in terms of methodology and didactics, in the present educational context, based on a set of diplomas which, nowadays, orientate the educational practice of our education. The work developed had, as nuclear presupposition, the conviction that the Education is a complex phenomenon that, among others, deals with social and physiological characteristics. Besides that, it's a social phenomenon because it aims the human population and it's part of the process of socialization of any individual. The aim of this study is, in short, to give origin to a deep reflection concerning the educative and methodological continuity between the preschooling education and the 1st grade. The intention was to question the interaction and the articulation existing between the two first steps of compulsory education, with the goal of analyzing the expectations and the opinions of the teachers about the two pedagogical documents which support and orientate them, namely the curricular orientations for pre-schooling education and competency-based (essential abilities) of compulsory education. IL also seemed important to search if there is a convergence between the conditions existing among teachers, and the actual means to possible connections, nevertheless, without saving the specificity of each educational subsystem in analysis. After the elaboration of a theoretic and conceptual, board of reference, it was drawn the intervention. Thus, the technique used to gather the information for this study was, to turn to official sources and opinions. So, there were drawn, produced and ratified the two versions of the questionnaire, instrument used in the collecting of the opinions, representations and expectations of the two groups of individuals inquired. The method of investigation used to analyse the information is a complement process, having being used, optionally, quantitative and qualitative techniques. We bet, thus, in a work that would lead us to know, more deeply, the two realities in study, trying to make clear how much those documents contribute or have effective relevance to a higher pedagogical/educative quality, that is, if they reflect themselves positively, in the apprenticeship of the students or in their process of learning. In the and, the results allowed us to tell of that, effectively, the documents of support of the two levels of education contribute, in a certain way, to promote the educational sequence. The results also showed that the existing educational/pedagogical practices contribute, notoriously, as far as the teachers questioned are concerned, to the educational sequence.Universidade de Évora2015-09-01T10:25:23Z2015-09-012003-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15258http://hdl.handle.net/10174/15258pordep C.S.teses@bib.uevora.pt676David, Maria Margarida Lagarto Hortainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:48.742985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
title Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
spellingShingle Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
David, Maria Margarida Lagarto Horta
Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Orientações escolares
Competências
Education
Apprenticeship
Development
Curricular orientations
Competence
title_short Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
title_full Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
title_fullStr Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
title_full_unstemmed Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
title_sort Da educação pré escolar ao1º ano do 1º ciclo do ensino básico : um estudo sobre uma sequencialidade educativa necessária
author David, Maria Margarida Lagarto Horta
author_facet David, Maria Margarida Lagarto Horta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Maria Margarida Lagarto Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Orientações escolares
Competências
Education
Apprenticeship
Development
Curricular orientations
Competence
topic Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Orientações escolares
Competências
Education
Apprenticeship
Development
Curricular orientations
Competence
description O presente estudo evidencia a intenção e interesse em pesquisar no contexto educativo actual, tendo por base um determinado conjunto de diplomas de orientação das práticas educativas que gizam a educação dos nossos dias. O trabalho de investigação desenvolvido teve como pressuposto nuclear a convicção de que a educação é um fenómeno complexo que, para além de outras, mobiliza características sociológicas, psicológicas e epistemológicas. É, além disso, um fenómeno social porque se destina à população humana e faz parte do processo de socialização de qualquer indivíduo. O estudo visou, em concreto, proporcionar uma análise sustentada sobre a continuidade educativa e metodológica entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se, nomeadamente, questionar teórica e empiricamente, a interacção e a articulação entre as duas primeiras etapas da Educação Básica, com o objectivo de analisar as expectativas e as opiniões dos docentes sobre os dois documentos pedagógicos que as suportam e orientam, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Competências Essenciais para o Ensino Básico. Em síntese, pareceu importante averiguar se existe convergência nas condições existentes entre os docentes e os suportes actuais para a promoção da sequencialidade educativa, sem, contudo, deixar de salvaguardar a especificidade de cada um dos subsisternas educativos em apreço. Após a construção de um quadro teórico e conceptual de referência, foi, para o efeito, desenhada a intervenção. A técnica de recolha de dados utilizada no estudo foi, assim, suportada pelo recurso a fontes documentais oficiais e de opinião. Para tal, foram desenhadas, produzidas e validadas duas versões de um questionário, utilizados na recolha de opiniões, representações é expectativas dos dois grupos de sujeitos inquiridos, educadores de infância, por um lado, e professores do 1º ciclo do ensino básico, por outro. A metodologia de análise de dados escolhida teve por base a complementaridade entre técnicas quantitativas e qualitativas. Procurou-se, desse modo, elucidar em que medida é que os documentos antes referidos contribuem ou têm relevância efectiva para uma maior qualidade pedagógica/educativa, ou seja, se se reflectem positivamente nas aprendizagens dos alunos e no seu processo de formação. Os resultados permitiram, no final, destacar que, efectivamente, aqueles dois documentos estruturantes dos dois níveis de educação e ensino contribuem, de certo modo, para promover a sequencialidade educativa, indiciando também a existência de práticas educativas/pedagógicas que para ela concorrem. /*** Abstract - The present study shows the intention and interest in searching, in terms of methodology and didactics, in the present educational context, based on a set of diplomas which, nowadays, orientate the educational practice of our education. The work developed had, as nuclear presupposition, the conviction that the Education is a complex phenomenon that, among others, deals with social and physiological characteristics. Besides that, it's a social phenomenon because it aims the human population and it's part of the process of socialization of any individual. The aim of this study is, in short, to give origin to a deep reflection concerning the educative and methodological continuity between the preschooling education and the 1st grade. The intention was to question the interaction and the articulation existing between the two first steps of compulsory education, with the goal of analyzing the expectations and the opinions of the teachers about the two pedagogical documents which support and orientate them, namely the curricular orientations for pre-schooling education and competency-based (essential abilities) of compulsory education. IL also seemed important to search if there is a convergence between the conditions existing among teachers, and the actual means to possible connections, nevertheless, without saving the specificity of each educational subsystem in analysis. After the elaboration of a theoretic and conceptual, board of reference, it was drawn the intervention. Thus, the technique used to gather the information for this study was, to turn to official sources and opinions. So, there were drawn, produced and ratified the two versions of the questionnaire, instrument used in the collecting of the opinions, representations and expectations of the two groups of individuals inquired. The method of investigation used to analyse the information is a complement process, having being used, optionally, quantitative and qualitative techniques. We bet, thus, in a work that would lead us to know, more deeply, the two realities in study, trying to make clear how much those documents contribute or have effective relevance to a higher pedagogical/educative quality, that is, if they reflect themselves positively, in the apprenticeship of the students or in their process of learning. In the and, the results allowed us to tell of that, effectively, the documents of support of the two levels of education contribute, in a certain way, to promote the educational sequence. The results also showed that the existing educational/pedagogical practices contribute, notoriously, as far as the teachers questioned are concerned, to the educational sequence.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-01T00:00:00Z
2015-09-01T10:25:23Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15258
http://hdl.handle.net/10174/15258
url http://hdl.handle.net/10174/15258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136562370314240