O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5865 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comportamento de Consumo |
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O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postalConsumidor verdeE-consumidorE-commerceDissertação de Mestrado em Comportamento de ConsumoA crescente consciencialização de empresas e consumidores para com as questões ambientais, faz com que surjam no mercado cada vez mais produtores verdes e cada vez mais procura dos mesmos. Surge assim a necessidade de se estudar o consumidor verde. Do mesmo modo, o e-commerce tem vindo a aumentar pelo que estudar o e-consumidor torna-se uma prioridade. O e-commerce leva a preocupações logísticas pela distribuição física dos objetos comprados, que por sua vez, por serem caracterizados por encomendas pequenas para uma área geográfica ampla, leva a complexidades de operações para os operadores postais na chamada última milha, ou seja, no último percurso da entrega física do objeto ao consumidor. O objetivo da nossa investigação é assim verificar se o canal de distribuição físico é relevante para o cliente verde no âmbito do e-commerce Business to Customer (B2C) e, sendo relevante, ver até que ponto os requisitos ecológicos são importantes para o e-consumidor verde, quando comparados com outros aspetos, como o preço ou o tempo de entrega. O nosso estudo é operacionalizado com recurso à aplicação de um questionário e também recorrendo a entrevistas com especialistas. Fez-se depois a análise estatística de dados quantitativos, recorrendo à aplicação SPSS (Statistical Package for Social Sciences), e a análise de conteúdos das entrevistas, através de uma matriz de entrevistas. Os resultados demostram que o canal de distribuição física é relevante para o nosso e-consumidor verde português, mas comparando o factor ecológico com outros factores como preço e tempo, o preço demonstra-se como mais pertinente.Magalhães, CarlaRepositório ComumTorres, Alice2014-02-28T19:46:30Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:51.260944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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