Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21989 |
Resumo: | Tendo como objetivo geral desenvolver a aprendizagem musical no Currículo do Ensino Básico, o presente estudo apresenta como objetivo específico desenvolver ideias e possibilidades de implementação prática sustentadas em processos de resolução de problemas e construção de conhecimento. Pretendeu-se assim experienciar estratégias e formas de atuação em atividades práticas em sala de aula, bem como avaliar a respetiva adesão dos alunos, nomeadamente as percepções sobre o desenvolvimento da sua aprendizagem musical e a atuação da professora. O presente estudo exploratório contou com a participação de 4 turmas do 8.º ano de escolaridade, que estiveram presentes na atividade aqui exposta e responderam a um questionário final. Neste sentido, procedeu-se à avaliação da adesão dos alunos no que respeita à atividade desenvolvida, tendo os resultados apontado para uma valorização da aprendizagem com pares (em trabalho de grupo) e do caráter regulador do feedback prestado pela professora aos alunos. |
id |
RCAP_902b18b90e4b415598a64d04224ad13b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21989 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aulaAprendizagem musicalConstrução da aprendizagemFeedbackResolução de problemasTrabalho de grupoTendo como objetivo geral desenvolver a aprendizagem musical no Currículo do Ensino Básico, o presente estudo apresenta como objetivo específico desenvolver ideias e possibilidades de implementação prática sustentadas em processos de resolução de problemas e construção de conhecimento. Pretendeu-se assim experienciar estratégias e formas de atuação em atividades práticas em sala de aula, bem como avaliar a respetiva adesão dos alunos, nomeadamente as percepções sobre o desenvolvimento da sua aprendizagem musical e a atuação da professora. O presente estudo exploratório contou com a participação de 4 turmas do 8.º ano de escolaridade, que estiveram presentes na atividade aqui exposta e responderam a um questionário final. Neste sentido, procedeu-se à avaliação da adesão dos alunos no que respeita à atividade desenvolvida, tendo os resultados apontado para uma valorização da aprendizagem com pares (em trabalho de grupo) e do caráter regulador do feedback prestado pela professora aos alunos.With the overall purpose to develop music education in the Basic Education Curriculum, the current study presents as specific purpose the development of ideas and possibilities for a practical implementation, supported by problem solving processes and knowledge building. Having this in mind, we intended to try strategies and performing methods in practical activities within the classroom, as well as evaluate the corresponding students’ adherence, namely the perceptions regarding their music learning development and the teacher’s performance. The current scoping study relied on the participation of 4 eighth grade classes, which participated in the activity described in this study and answered a final questionnaire. From there, we proceeded to the evaluation of the student’s adherence regarding the activity done. The results pointed toward a valorization of the learning with peers (in group work) and of the regulatory nature of the feedback provided by the teacher to the students.Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode2018-01-31T19:45:06Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21989por1647-905X10.34639/rpea.v6i2.27Vasconcelos, Maria JoãoCaspurro, HelenaCosta, Nilzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:07Zoai:ria.ua.pt:10773/21989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:16.282813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula |
title |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula |
spellingShingle |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula Vasconcelos, Maria João Aprendizagem musical Construção da aprendizagem Feedback Resolução de problemas Trabalho de grupo |
title_short |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula |
title_full |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula |
title_fullStr |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula |
title_sort |
Experiências de aprendizagem musical baseadas na resolução de problemas: um estudo exploratório em sala de aula |
author |
Vasconcelos, Maria João |
author_facet |
Vasconcelos, Maria João Caspurro, Helena Costa, Nilza |
author_role |
author |
author2 |
Caspurro, Helena Costa, Nilza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Maria João Caspurro, Helena Costa, Nilza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem musical Construção da aprendizagem Feedback Resolução de problemas Trabalho de grupo |
topic |
Aprendizagem musical Construção da aprendizagem Feedback Resolução de problemas Trabalho de grupo |
description |
Tendo como objetivo geral desenvolver a aprendizagem musical no Currículo do Ensino Básico, o presente estudo apresenta como objetivo específico desenvolver ideias e possibilidades de implementação prática sustentadas em processos de resolução de problemas e construção de conhecimento. Pretendeu-se assim experienciar estratégias e formas de atuação em atividades práticas em sala de aula, bem como avaliar a respetiva adesão dos alunos, nomeadamente as percepções sobre o desenvolvimento da sua aprendizagem musical e a atuação da professora. O presente estudo exploratório contou com a participação de 4 turmas do 8.º ano de escolaridade, que estiveram presentes na atividade aqui exposta e responderam a um questionário final. Neste sentido, procedeu-se à avaliação da adesão dos alunos no que respeita à atividade desenvolvida, tendo os resultados apontado para uma valorização da aprendizagem com pares (em trabalho de grupo) e do caráter regulador do feedback prestado pela professora aos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2018-01-31T19:45:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21989 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-905X 10.34639/rpea.v6i2.27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode |
publisher.none.fl_str_mv |
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137616849797120 |