Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilário, Ana Maria Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9852
Resumo: Resumo: A necessidade de comunicação à escala global decorrente da interação cultural, política, económica e social entre os países impulsiona o ensino de línguas estrangeiras. Partindo da premissa de que uma mente plurilingue é uma mente aberta, registamos neste relatório a nossa preocupação com a motivação e o interesse dos alunos para a aprendizagem das línguas estrangeiras e a importância de que esta se reveste para um desenvolvimento holístico do aluno. Iniciamos com uma reflexão crítica sobre os documentos basilares da profissão docente e referimos, sucintamente, os vários métodos para o ensino de línguas estrangeiras. Analisamos a nossa prática letiva, tendo em conta o meio em que está inserida e refletimos sobre o papel da avaliação dos alunos, que entendemos como um processo transparente e partilhado. Fazemos ainda referência à participação na escola e ao nosso desenvolvimento profissional, direcionado no sentido de proporcionar situações de aprendizagem interessantes, agradáveis e dinâmicas; Abstract: The need for communication on a global scale that comes from the cultural, political, economic and social interaction among countries strengthens foreign language teaching. Assuming that a multilingual mind is an open mind, we note in this report our concern with the motivation and interest of students for foreign language learning and the importance that this has for the holistic development of the student. We start with a critical reflection on the teaching profession's basic documents and refer briefly the various methods for teaching foreign languages. We analyze our teaching practice, taking into account the environment in which it operates and reflect on the role of students’ assessment, which we see as a transparent and shared process. We also make reference to our participation in school and our professional development directed towards providing interesting, enjoyable and dynamic learning situations.
id RCAP_9050ab6b87d5990d634c9e684ee1f11c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundárioComunicaçãoEnsinoLínguas estrangeirasDesenvolvimentoAlunoProfissãoDocenteAvaliaçãoResumo: A necessidade de comunicação à escala global decorrente da interação cultural, política, económica e social entre os países impulsiona o ensino de línguas estrangeiras. Partindo da premissa de que uma mente plurilingue é uma mente aberta, registamos neste relatório a nossa preocupação com a motivação e o interesse dos alunos para a aprendizagem das línguas estrangeiras e a importância de que esta se reveste para um desenvolvimento holístico do aluno. Iniciamos com uma reflexão crítica sobre os documentos basilares da profissão docente e referimos, sucintamente, os vários métodos para o ensino de línguas estrangeiras. Analisamos a nossa prática letiva, tendo em conta o meio em que está inserida e refletimos sobre o papel da avaliação dos alunos, que entendemos como um processo transparente e partilhado. Fazemos ainda referência à participação na escola e ao nosso desenvolvimento profissional, direcionado no sentido de proporcionar situações de aprendizagem interessantes, agradáveis e dinâmicas; Abstract: The need for communication on a global scale that comes from the cultural, political, economic and social interaction among countries strengthens foreign language teaching. Assuming that a multilingual mind is an open mind, we note in this report our concern with the motivation and interest of students for foreign language learning and the importance that this has for the holistic development of the student. We start with a critical reflection on the teaching profession's basic documents and refer briefly the various methods for teaching foreign languages. We analyze our teaching practice, taking into account the environment in which it operates and reflect on the role of students’ assessment, which we see as a transparent and shared process. We also make reference to our participation in school and our professional development directed towards providing interesting, enjoyable and dynamic learning situations.Universidade de Évora2014-01-21T15:43:17Z2014-01-212013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9852http://hdl.handle.net/10174/9852TID:201233177poranna_hilario@hotmail.com670Hilário, Ana Maria Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:46.047373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
title Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
Hilário, Ana Maria Machado
Comunicação
Ensino
Línguas estrangeiras
Desenvolvimento
Aluno
Profissão
Docente
Avaliação
title_short Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório no âmbito curricular prática de ensino supervisionada: habilitação para docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espnhol nos ensinos básico e secundário
author Hilário, Ana Maria Machado
author_facet Hilário, Ana Maria Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilário, Ana Maria Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ensino
Línguas estrangeiras
Desenvolvimento
Aluno
Profissão
Docente
Avaliação
topic Comunicação
Ensino
Línguas estrangeiras
Desenvolvimento
Aluno
Profissão
Docente
Avaliação
description Resumo: A necessidade de comunicação à escala global decorrente da interação cultural, política, económica e social entre os países impulsiona o ensino de línguas estrangeiras. Partindo da premissa de que uma mente plurilingue é uma mente aberta, registamos neste relatório a nossa preocupação com a motivação e o interesse dos alunos para a aprendizagem das línguas estrangeiras e a importância de que esta se reveste para um desenvolvimento holístico do aluno. Iniciamos com uma reflexão crítica sobre os documentos basilares da profissão docente e referimos, sucintamente, os vários métodos para o ensino de línguas estrangeiras. Analisamos a nossa prática letiva, tendo em conta o meio em que está inserida e refletimos sobre o papel da avaliação dos alunos, que entendemos como um processo transparente e partilhado. Fazemos ainda referência à participação na escola e ao nosso desenvolvimento profissional, direcionado no sentido de proporcionar situações de aprendizagem interessantes, agradáveis e dinâmicas; Abstract: The need for communication on a global scale that comes from the cultural, political, economic and social interaction among countries strengthens foreign language teaching. Assuming that a multilingual mind is an open mind, we note in this report our concern with the motivation and interest of students for foreign language learning and the importance that this has for the holistic development of the student. We start with a critical reflection on the teaching profession's basic documents and refer briefly the various methods for teaching foreign languages. We analyze our teaching practice, taking into account the environment in which it operates and reflect on the role of students’ assessment, which we see as a transparent and shared process. We also make reference to our participation in school and our professional development directed towards providing interesting, enjoyable and dynamic learning situations.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-21T15:43:17Z
2014-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9852
http://hdl.handle.net/10174/9852
TID:201233177
url http://hdl.handle.net/10174/9852
identifier_str_mv TID:201233177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv anna_hilario@hotmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136521459073024