Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caçador, Regina Maria Bosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14799
Resumo: Vários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development.
id RCAP_ac8f09730b26ff41fedf963f8455a622
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundárioAlunoProfessorEnsino-aprendizagemCompetênciasFormaçãoStudentTeacherTeaching and learningSkillsTrainingVários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development.Universidade de Évora2015-06-23T16:23:28Z2015-06-232012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14799http://hdl.handle.net/10174/14799porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Caçador, Regina Maria Bosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:57.428941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
title Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
spellingShingle Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
Caçador, Regina Maria Bosa
Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Competências
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Skills
Training
title_short Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
title_full Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
title_fullStr Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
title_sort Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
author Caçador, Regina Maria Bosa
author_facet Caçador, Regina Maria Bosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caçador, Regina Maria Bosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Competências
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Skills
Training
topic Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Competências
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Skills
Training
description Vários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-23T16:23:28Z
2015-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14799
http://hdl.handle.net/10174/14799
url http://hdl.handle.net/10174/14799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563681034240