Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Ana Mafalda Cruz Esteves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9986
Resumo: O presente relatório de estágio surge com o intuito de apresentar e refletir sobre todo o percurso da mestranda nas valências de Creche e Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação do Porto. Neste sentido, são apresentados e descritos os dois contextos e os grupos de crianças com os quais a mestranda interveio e que fundamentaram a sua intencionalidade educativa. Ao longo da sua prática pedagógica, a mestranda centrou-se na metodologia investigação-ação assentando sobre as suas quatro etapas: a observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia recorre a instrumentos de recolha de dados que permitiram à mestranda um melhor levantamento de informação e a planificação de atividades diversificadas, estabelecendo a articulação entre a teoria e a prática e procurando desenvolver uma intervenção de qualidade. A Prática Educativa Supervisionada pressupõe também o conhecimento de pressupostos teóricos e legais que regulam toda a ação da mestranda e que serviram de suporte basilar para a sua prática, nomeadamente decretos-leis, orientações e modelos pedagógicos, entre outros, referidos ao longo do documento e com os quais a mestranda contactou ao longo da sua formação e a auxiliaram na co construção de saberes em conjunto com os atores educativos. Por fim, ao longo da sua prática a mestranda adotou uma postura critica e reflexiva realizando uma reflexão na, sobre e para ação, o que lhe permitiu o desenvolvimento de competências e saberes para a construção do seu perfil profissional.
id RCAP_9079b63c06bb62fcdcb1e0180f009963
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaCrecheMetodologia Investigação-AçãoPrática Educativa SupervisionadaPré-EscolarDay CareResearch-Action MethodologySupervised Educational PracticePre-SchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge com o intuito de apresentar e refletir sobre todo o percurso da mestranda nas valências de Creche e Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação do Porto. Neste sentido, são apresentados e descritos os dois contextos e os grupos de crianças com os quais a mestranda interveio e que fundamentaram a sua intencionalidade educativa. Ao longo da sua prática pedagógica, a mestranda centrou-se na metodologia investigação-ação assentando sobre as suas quatro etapas: a observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia recorre a instrumentos de recolha de dados que permitiram à mestranda um melhor levantamento de informação e a planificação de atividades diversificadas, estabelecendo a articulação entre a teoria e a prática e procurando desenvolver uma intervenção de qualidade. A Prática Educativa Supervisionada pressupõe também o conhecimento de pressupostos teóricos e legais que regulam toda a ação da mestranda e que serviram de suporte basilar para a sua prática, nomeadamente decretos-leis, orientações e modelos pedagógicos, entre outros, referidos ao longo do documento e com os quais a mestranda contactou ao longo da sua formação e a auxiliaram na co construção de saberes em conjunto com os atores educativos. Por fim, ao longo da sua prática a mestranda adotou uma postura critica e reflexiva realizando uma reflexão na, sobre e para ação, o que lhe permitiu o desenvolvimento de competências e saberes para a construção do seu perfil profissional.This internship report was created with the purpose of introducing and reflecting on the entire journey of this Master student in the Nursing and Pre-School valencies within the scope of the Curricular Units of Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Pre-School Education at Escola Superior de Educação do Porto. In this sense, the two contexts and the groups of children with whom the Master student intervened and that served as the basis for their educational intentionality are presented and described here. Throughout her pedagogical practice the master student focused on the research-action methodology, based on its four stages: observation, planning, action and reflection/evaluation. This methodology uses data collection tools that allow it to better collect information and plan diversified activities, establishing the articulation between theory and practice and this way a quality intervention. The Supervised Educational Practice also presupposes the knowledge of theoretical and legal presuppositions that regulate all the master student's actions and which served as a basic support for its practice, namely decrees-laws, ordinances, guidelines and pedagogical models, among others, referred throughout the document and with which the master student contacted during her training and helped her in the construction of scientific knowledge together with all the educational actors. Finally, throughout her practice, the master student adopted a critical and reflexive posture, reflecting at, on and for action, which allowed her to develop skills and knowledge to build her professional profile.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSarmento, Ana Mafalda Cruz Esteves2017-07-04T13:40:22Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9986TID:201712016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:31.480220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
spellingShingle Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
Sarmento, Ana Mafalda Cruz Esteves
Creche
Metodologia Investigação-Ação
Prática Educativa Supervisionada
Pré-Escolar
Day Care
Research-Action Methodology
Supervised Educational Practice
Pre-School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_fullStr Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_sort Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
author Sarmento, Ana Mafalda Cruz Esteves
author_facet Sarmento, Ana Mafalda Cruz Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Ana Mafalda Cruz Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Metodologia Investigação-Ação
Prática Educativa Supervisionada
Pré-Escolar
Day Care
Research-Action Methodology
Supervised Educational Practice
Pre-School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Metodologia Investigação-Ação
Prática Educativa Supervisionada
Pré-Escolar
Day Care
Research-Action Methodology
Supervised Educational Practice
Pre-School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge com o intuito de apresentar e refletir sobre todo o percurso da mestranda nas valências de Creche e Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação do Porto. Neste sentido, são apresentados e descritos os dois contextos e os grupos de crianças com os quais a mestranda interveio e que fundamentaram a sua intencionalidade educativa. Ao longo da sua prática pedagógica, a mestranda centrou-se na metodologia investigação-ação assentando sobre as suas quatro etapas: a observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia recorre a instrumentos de recolha de dados que permitiram à mestranda um melhor levantamento de informação e a planificação de atividades diversificadas, estabelecendo a articulação entre a teoria e a prática e procurando desenvolver uma intervenção de qualidade. A Prática Educativa Supervisionada pressupõe também o conhecimento de pressupostos teóricos e legais que regulam toda a ação da mestranda e que serviram de suporte basilar para a sua prática, nomeadamente decretos-leis, orientações e modelos pedagógicos, entre outros, referidos ao longo do documento e com os quais a mestranda contactou ao longo da sua formação e a auxiliaram na co construção de saberes em conjunto com os atores educativos. Por fim, ao longo da sua prática a mestranda adotou uma postura critica e reflexiva realizando uma reflexão na, sobre e para ação, o que lhe permitiu o desenvolvimento de competências e saberes para a construção do seu perfil profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T13:40:22Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9986
TID:201712016
url http://hdl.handle.net/10400.22/9986
identifier_str_mv TID:201712016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131400737128448