Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23912 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto para obtenção do grau de Mestre, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014). Pretende-se retratar o percurso, apresentar processos e referenciais teóricos-científicos subjacentes a um percurso de formação inicial de perfil duplo nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento são abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram a Prática Educativa Supervisionada e a sua constante mobilização para a prática educativa. Reflete, por isso, numa prática reflexiva, crítica assente na Metodologia de Investigação-Ação que suportou o desenvolvimento pessoal, profissional e social docente, com o propósito de transformar a prática educativa, seguindo uma Pedagogia Socioconstrutivista. Por sua vez, essa transformação e constante construção da prática implica um trabalho colaborativo e cooperativo entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais para o desenvolvimento de propostas educativas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, necessidades e dificuldades das crianças. O envolvimento das famílias e da comunidade educativa assume um papel importante neste processo, nomeadamente na construção dos projetos de intervenção desenvolvidos. O perfil duplo de docência, exige um conhecimento vasto sobre as duas valências educativas e, por isso, todas as experiências vividas, dinâmicas pedagógicas, processos de observação, planificação e momentos de reflexão na ação e pós-ação, assim como o contributo de outros atores educativos e de referência, constituíram-se como fundamentais na construção da profissionalidade docente, numa perspetiva de perfil duplo. |
id |
RCAP_ec944ffbc4aeffc123e7eac0bd4e6905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23912 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos CostaCriançaMetodologia de investigação-açãoPrática educativa supervisionadaChildAction research methodologySupervised educational practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto para obtenção do grau de Mestre, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014). Pretende-se retratar o percurso, apresentar processos e referenciais teóricos-científicos subjacentes a um percurso de formação inicial de perfil duplo nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento são abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram a Prática Educativa Supervisionada e a sua constante mobilização para a prática educativa. Reflete, por isso, numa prática reflexiva, crítica assente na Metodologia de Investigação-Ação que suportou o desenvolvimento pessoal, profissional e social docente, com o propósito de transformar a prática educativa, seguindo uma Pedagogia Socioconstrutivista. Por sua vez, essa transformação e constante construção da prática implica um trabalho colaborativo e cooperativo entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais para o desenvolvimento de propostas educativas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, necessidades e dificuldades das crianças. O envolvimento das famílias e da comunidade educativa assume um papel importante neste processo, nomeadamente na construção dos projetos de intervenção desenvolvidos. O perfil duplo de docência, exige um conhecimento vasto sobre as duas valências educativas e, por isso, todas as experiências vividas, dinâmicas pedagógicas, processos de observação, planificação e momentos de reflexão na ação e pós-ação, assim como o contributo de outros atores educativos e de referência, constituíram-se como fundamentais na construção da profissionalidade docente, numa perspetiva de perfil duplo.The present Internship Report emerged within the scope of the Supervised Educational Practice, integrated into the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Porto School of Education in order to obtain the Master's degree, by Decree-Law No. 79/2014 (2014). Its purpose is to depict the journey, current processes, and underlying theoretical-scientific references of a dual-profile initial training path in Early Childhood Education and Primary Education. This document addresses the theoretical and legal conceptions that supported the Supervised Educational Practice and its constant mobilization for educational practice. It reflects a reflective and critical practice based on the Action Research Methodology that supports personal, professional, and social development of teaching to transform educational practice following a Socio-constructivist Pedagogy. This transformation and constant construction of practice imply collaborative and cooperative work among the dyad, cooperating teachers, children, and institutional supervisors to develop contextualized, diversified, and appropriate educational proposals aligned with children's interests, needs, and difficulties. The involvement of families and the educational community assumes an essential role in this process, particularly in constructing the intervention projects developed. The dual-profile teaching requires extensive knowledge of both academic areas, and therefore, all lived experiences, pedagogical dynamics, observation processes, planning, and moments of reflection in action and post-action, as well as the contribution of other educational actors and references, constituted themselves as fundamental in the construction of teaching professionalism, from a dual-profile perspective.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesSilva, Helena Margarida Ferreira daGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Diana Soraia dos Santos2023-11-15T14:20:45Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23912TID:203394453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T01:47:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:51.677844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa |
title |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa Costa, Diana Soraia dos Santos Criança Metodologia de investigação-ação Prática educativa supervisionada Child Action research methodology Supervised educational practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa |
author |
Costa, Diana Soraia dos Santos |
author_facet |
Costa, Diana Soraia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves Silva, Helena Margarida Ferreira da Graça, Vânia Gabriela Dias Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Diana Soraia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Metodologia de investigação-ação Prática educativa supervisionada Child Action research methodology Supervised educational practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Metodologia de investigação-ação Prática educativa supervisionada Child Action research methodology Supervised educational practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto para obtenção do grau de Mestre, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014). Pretende-se retratar o percurso, apresentar processos e referenciais teóricos-científicos subjacentes a um percurso de formação inicial de perfil duplo nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento são abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram a Prática Educativa Supervisionada e a sua constante mobilização para a prática educativa. Reflete, por isso, numa prática reflexiva, crítica assente na Metodologia de Investigação-Ação que suportou o desenvolvimento pessoal, profissional e social docente, com o propósito de transformar a prática educativa, seguindo uma Pedagogia Socioconstrutivista. Por sua vez, essa transformação e constante construção da prática implica um trabalho colaborativo e cooperativo entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais para o desenvolvimento de propostas educativas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, necessidades e dificuldades das crianças. O envolvimento das famílias e da comunidade educativa assume um papel importante neste processo, nomeadamente na construção dos projetos de intervenção desenvolvidos. O perfil duplo de docência, exige um conhecimento vasto sobre as duas valências educativas e, por isso, todas as experiências vividas, dinâmicas pedagógicas, processos de observação, planificação e momentos de reflexão na ação e pós-ação, assim como o contributo de outros atores educativos e de referência, constituíram-se como fundamentais na construção da profissionalidade docente, numa perspetiva de perfil duplo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15T14:20:45Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2323 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23912 TID:203394453 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23912 |
identifier_str_mv |
TID:203394453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135485631660032 |