Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diana Soraia dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23912
Resumo: O presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto para obtenção do grau de Mestre, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014). Pretende-se retratar o percurso, apresentar processos e referenciais teóricos-científicos subjacentes a um percurso de formação inicial de perfil duplo nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento são abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram a Prática Educativa Supervisionada e a sua constante mobilização para a prática educativa. Reflete, por isso, numa prática reflexiva, crítica assente na Metodologia de Investigação-Ação que suportou o desenvolvimento pessoal, profissional e social docente, com o propósito de transformar a prática educativa, seguindo uma Pedagogia Socioconstrutivista. Por sua vez, essa transformação e constante construção da prática implica um trabalho colaborativo e cooperativo entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais para o desenvolvimento de propostas educativas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, necessidades e dificuldades das crianças. O envolvimento das famílias e da comunidade educativa assume um papel importante neste processo, nomeadamente na construção dos projetos de intervenção desenvolvidos. O perfil duplo de docência, exige um conhecimento vasto sobre as duas valências educativas e, por isso, todas as experiências vividas, dinâmicas pedagógicas, processos de observação, planificação e momentos de reflexão na ação e pós-ação, assim como o contributo de outros atores educativos e de referência, constituíram-se como fundamentais na construção da profissionalidade docente, numa perspetiva de perfil duplo.
id RCAP_ec944ffbc4aeffc123e7eac0bd4e6905
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos CostaCriançaMetodologia de investigação-açãoPrática educativa supervisionadaChildAction research methodologySupervised educational practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto para obtenção do grau de Mestre, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014). Pretende-se retratar o percurso, apresentar processos e referenciais teóricos-científicos subjacentes a um percurso de formação inicial de perfil duplo nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento são abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram a Prática Educativa Supervisionada e a sua constante mobilização para a prática educativa. Reflete, por isso, numa prática reflexiva, crítica assente na Metodologia de Investigação-Ação que suportou o desenvolvimento pessoal, profissional e social docente, com o propósito de transformar a prática educativa, seguindo uma Pedagogia Socioconstrutivista. Por sua vez, essa transformação e constante construção da prática implica um trabalho colaborativo e cooperativo entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais para o desenvolvimento de propostas educativas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, necessidades e dificuldades das crianças. O envolvimento das famílias e da comunidade educativa assume um papel importante neste processo, nomeadamente na construção dos projetos de intervenção desenvolvidos. O perfil duplo de docência, exige um conhecimento vasto sobre as duas valências educativas e, por isso, todas as experiências vividas, dinâmicas pedagógicas, processos de observação, planificação e momentos de reflexão na ação e pós-ação, assim como o contributo de outros atores educativos e de referência, constituíram-se como fundamentais na construção da profissionalidade docente, numa perspetiva de perfil duplo.The present Internship Report emerged within the scope of the Supervised Educational Practice, integrated into the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Porto School of Education in order to obtain the Master's degree, by Decree-Law No. 79/2014 (2014). Its purpose is to depict the journey, current processes, and underlying theoretical-scientific references of a dual-profile initial training path in Early Childhood Education and Primary Education. This document addresses the theoretical and legal conceptions that supported the Supervised Educational Practice and its constant mobilization for educational practice. It reflects a reflective and critical practice based on the Action Research Methodology that supports personal, professional, and social development of teaching to transform educational practice following a Socio-constructivist Pedagogy. This transformation and constant construction of practice imply collaborative and cooperative work among the dyad, cooperating teachers, children, and institutional supervisors to develop contextualized, diversified, and appropriate educational proposals aligned with children's interests, needs, and difficulties. The involvement of families and the educational community assumes an essential role in this process, particularly in constructing the intervention projects developed. The dual-profile teaching requires extensive knowledge of both academic areas, and therefore, all lived experiences, pedagogical dynamics, observation processes, planning, and moments of reflection in action and post-action, as well as the contribution of other educational actors and references, constituted themselves as fundamental in the construction of teaching professionalism, from a dual-profile perspective.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesSilva, Helena Margarida Ferreira daGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Diana Soraia dos Santos2023-11-15T14:20:45Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23912TID:203394453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T01:47:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:51.677844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
title Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
Costa, Diana Soraia dos Santos
Criança
Metodologia de investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Child
Action research methodology
Supervised educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
title_full Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
title_sort Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Diana Soraia dos Santos Costa
author Costa, Diana Soraia dos Santos
author_facet Costa, Diana Soraia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Silva, Helena Margarida Ferreira da
Graça, Vânia Gabriela Dias
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diana Soraia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Metodologia de investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Child
Action research methodology
Supervised educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Metodologia de investigação-ação
Prática educativa supervisionada
Child
Action research methodology
Supervised educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto para obtenção do grau de Mestre, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014). Pretende-se retratar o percurso, apresentar processos e referenciais teóricos-científicos subjacentes a um percurso de formação inicial de perfil duplo nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento são abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram a Prática Educativa Supervisionada e a sua constante mobilização para a prática educativa. Reflete, por isso, numa prática reflexiva, crítica assente na Metodologia de Investigação-Ação que suportou o desenvolvimento pessoal, profissional e social docente, com o propósito de transformar a prática educativa, seguindo uma Pedagogia Socioconstrutivista. Por sua vez, essa transformação e constante construção da prática implica um trabalho colaborativo e cooperativo entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais para o desenvolvimento de propostas educativas contextualizadas, diversificadas e adequadas aos interesses, necessidades e dificuldades das crianças. O envolvimento das famílias e da comunidade educativa assume um papel importante neste processo, nomeadamente na construção dos projetos de intervenção desenvolvidos. O perfil duplo de docência, exige um conhecimento vasto sobre as duas valências educativas e, por isso, todas as experiências vividas, dinâmicas pedagógicas, processos de observação, planificação e momentos de reflexão na ação e pós-ação, assim como o contributo de outros atores educativos e de referência, constituíram-se como fundamentais na construção da profissionalidade docente, numa perspetiva de perfil duplo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T14:20:45Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2323
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23912
TID:203394453
url http://hdl.handle.net/10400.22/23912
identifier_str_mv TID:203394453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135485631660032