O significado da cor no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, João Pedro Camoesas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9050
Resumo: Tenho o objetivo de provar que a utilização da cor como meio de significação enriquece a narrativa ao nível cinematográfico e transmite uma maior carga emocional ao espetador. A premissa deste ensaio assenta na relação que o significado da cor tem na construção visual do ambiente fílmico. O raciocínio é iniciado com o esclarecimento científico de como o ser humano reage à presença da cor, de seguida é abordada a matéria do significado da cor e a sua associação à cinematografia. Na interpretação do ambiente fílmico são depreendidos os conceitos básicos de iluminação e direção de fotografia com exemplos práticos do filme "Ventre". Como estudo de caso, são abordadas obras do cinema nacional e internacional que influenciaram a composição visual do filme apresentado na componente prática (Ventre).
id RCAP_907e8ce9394f2947b80df9379204cd0d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O significado da cor no cinemaCorSignificaçãoSemióticaSignoAmbiente fílmicoDireção de fotografiaColorSignificanceSemioticsSignFilmic environmentCinematographyTenho o objetivo de provar que a utilização da cor como meio de significação enriquece a narrativa ao nível cinematográfico e transmite uma maior carga emocional ao espetador. A premissa deste ensaio assenta na relação que o significado da cor tem na construção visual do ambiente fílmico. O raciocínio é iniciado com o esclarecimento científico de como o ser humano reage à presença da cor, de seguida é abordada a matéria do significado da cor e a sua associação à cinematografia. Na interpretação do ambiente fílmico são depreendidos os conceitos básicos de iluminação e direção de fotografia com exemplos práticos do filme "Ventre". Como estudo de caso, são abordadas obras do cinema nacional e internacional que influenciaram a composição visual do filme apresentado na componente prática (Ventre).My goal is to prove that the use of color as a mean of significance enhances the narrative at a cinematographic level and transmits a bigger emotional load to the spectator. The premise of this essay stands in the relation that the meaning of the color has in the visual construction of the filmic environment. The reasoning begins with the scientific enlightenment of how the human being reacts to the presence of color, and then the significance of color is addressed as well as its association to cinematography. In the interpretation of the filmic environment are inferred the basic concepts of illumination and photography, with practical examples of the movie "Ventre". As a case study, we approach some works of national and international cinema that influenced the visual composition of the movie presented in the practical component (Ventre).Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira PaisVidinha, Francisco João PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRamos, João Pedro Camoesas2016-12-29T15:20:51Z2014-11-102014-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9050TID:201493152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.203207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O significado da cor no cinema
title O significado da cor no cinema
spellingShingle O significado da cor no cinema
Ramos, João Pedro Camoesas
Cor
Significação
Semiótica
Signo
Ambiente fílmico
Direção de fotografia
Color
Significance
Semiotics
Sign
Filmic environment
Cinematography
title_short O significado da cor no cinema
title_full O significado da cor no cinema
title_fullStr O significado da cor no cinema
title_full_unstemmed O significado da cor no cinema
title_sort O significado da cor no cinema
author Ramos, João Pedro Camoesas
author_facet Ramos, João Pedro Camoesas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais
Vidinha, Francisco João Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, João Pedro Camoesas
dc.subject.por.fl_str_mv Cor
Significação
Semiótica
Signo
Ambiente fílmico
Direção de fotografia
Color
Significance
Semiotics
Sign
Filmic environment
Cinematography
topic Cor
Significação
Semiótica
Signo
Ambiente fílmico
Direção de fotografia
Color
Significance
Semiotics
Sign
Filmic environment
Cinematography
description Tenho o objetivo de provar que a utilização da cor como meio de significação enriquece a narrativa ao nível cinematográfico e transmite uma maior carga emocional ao espetador. A premissa deste ensaio assenta na relação que o significado da cor tem na construção visual do ambiente fílmico. O raciocínio é iniciado com o esclarecimento científico de como o ser humano reage à presença da cor, de seguida é abordada a matéria do significado da cor e a sua associação à cinematografia. Na interpretação do ambiente fílmico são depreendidos os conceitos básicos de iluminação e direção de fotografia com exemplos práticos do filme "Ventre". Como estudo de caso, são abordadas obras do cinema nacional e internacional que influenciaram a composição visual do filme apresentado na componente prática (Ventre).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
2014-11-10T00:00:00Z
2016-12-29T15:20:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9050
TID:201493152
url http://hdl.handle.net/10400.22/9050
identifier_str_mv TID:201493152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472583458816