Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Natália Marisa Senra da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14985
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar de que modo a abordagem Flipped Classroom pode contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos em aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. O Flipped Classroom é uma abordagem de ensino na qual os alunos visualizam os vídeos Flipped Classroom fora da sala de aula, como trabalho de casa, permitindo que, no tempo de aula, se realizem exercícios e atividades práticas, com base no que aprenderam através dos vídeos Flipped Classroom visualizados. Desenvolveu-se um estudo de caso com o objetivo de compreender a opinião dos alunos face ao uso da abordagem Flipped Classroom em aulas práticas experimentais e de fazer um levantamento das potencialidades e limitações desta, numa turma do 11ª ano numa escola secundária do distrito de Aveiro. O estudo permitiu verificar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom nas aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. Apesar de alguma resistência inicial à abordagem , são significativas as conclusões e bastante positivos os resultados: - Os vídeos Flipped Classroom foram vistos como uma mais-valia na aprendizagem, pois verificou-se um incremento do sentido de responsabilidade e autonomia nos alunos ao longo do processo. - A gestão de tempo em sala de aula alterou-se, registando-se mais oportunidades para a concretização de atividades colaborativas, permitindo, ao mesmo tempo, o cumprimento do programa. - O papel do professor mudou, tornando-se mais coordenador e facilitador da aprendizagem, na medida em que tem mais tempo para desenvolver atividades com os alunos, o que implica uma reestruturação do tempo de aula e consequente preparação de estratégias diversificadas.
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