Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14985 |
Resumo: | O presente trabalho teve por finalidade analisar de que modo a abordagem Flipped Classroom pode contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos em aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. O Flipped Classroom é uma abordagem de ensino na qual os alunos visualizam os vídeos Flipped Classroom fora da sala de aula, como trabalho de casa, permitindo que, no tempo de aula, se realizem exercícios e atividades práticas, com base no que aprenderam através dos vídeos Flipped Classroom visualizados. Desenvolveu-se um estudo de caso com o objetivo de compreender a opinião dos alunos face ao uso da abordagem Flipped Classroom em aulas práticas experimentais e de fazer um levantamento das potencialidades e limitações desta, numa turma do 11ª ano numa escola secundária do distrito de Aveiro. O estudo permitiu verificar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom nas aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. Apesar de alguma resistência inicial à abordagem , são significativas as conclusões e bastante positivos os resultados: - Os vídeos Flipped Classroom foram vistos como uma mais-valia na aprendizagem, pois verificou-se um incremento do sentido de responsabilidade e autonomia nos alunos ao longo do processo. - A gestão de tempo em sala de aula alterou-se, registando-se mais oportunidades para a concretização de atividades colaborativas, permitindo, ao mesmo tempo, o cumprimento do programa. - O papel do professor mudou, tornando-se mais coordenador e facilitador da aprendizagem, na medida em que tem mais tempo para desenvolver atividades com os alunos, o que implica uma reestruturação do tempo de aula e consequente preparação de estratégias diversificadas. |
id |
RCAP_90d7e3f966599d568df05b26db876c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologiaEnsino das ciênciasAulas práticasTrabalho colaborativoEstratégias da aprendizagemMotivação dos alunosTecnologia da informaçãoFlipped classroomO presente trabalho teve por finalidade analisar de que modo a abordagem Flipped Classroom pode contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos em aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. O Flipped Classroom é uma abordagem de ensino na qual os alunos visualizam os vídeos Flipped Classroom fora da sala de aula, como trabalho de casa, permitindo que, no tempo de aula, se realizem exercícios e atividades práticas, com base no que aprenderam através dos vídeos Flipped Classroom visualizados. Desenvolveu-se um estudo de caso com o objetivo de compreender a opinião dos alunos face ao uso da abordagem Flipped Classroom em aulas práticas experimentais e de fazer um levantamento das potencialidades e limitações desta, numa turma do 11ª ano numa escola secundária do distrito de Aveiro. O estudo permitiu verificar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom nas aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. Apesar de alguma resistência inicial à abordagem , são significativas as conclusões e bastante positivos os resultados: - Os vídeos Flipped Classroom foram vistos como uma mais-valia na aprendizagem, pois verificou-se um incremento do sentido de responsabilidade e autonomia nos alunos ao longo do processo. - A gestão de tempo em sala de aula alterou-se, registando-se mais oportunidades para a concretização de atividades colaborativas, permitindo, ao mesmo tempo, o cumprimento do programa. - O papel do professor mudou, tornando-se mais coordenador e facilitador da aprendizagem, na medida em que tem mais tempo para desenvolver atividades com os alunos, o que implica uma reestruturação do tempo de aula e consequente preparação de estratégias diversificadas.The aim of this study is to analyse how the Flipped Classroom approach can contribute to meaningful learning practices of students in Biology and Geology’s experimental classes . The Flipped Classroom is a teaching approach in which students visualise Flipped Classroom videos outside the classroom, working from home, in order to save time in classes to do practical exercises and activities, based on what they have learnt through the visualised Flipped Classroom videos. A case study was developed in a 11th grade class in a secondary school of Aveiro, whose aim was to know the students’ opinion on the use of the Flipped Classroom approach in experimental practical lessons as well as assess its potential and limitations. The study allowed us to check the applicability of the Flipped Classroom approach in experimental practical lessons in Biology and Geology. In spite of some resistence to this approach in the beginning, the results were very positive: - The Flipped Classroom videos proved to be of significant value in the students’ learning, giving them responsibility and autonomy during the process; - There was a change in the classroom time management as there were more opportunities to do other collaborative activities and at the same time the programm was accomplished; - The teacher's role has changed, he is now a coordinator and a facilitator of the students’ learning, having more time to develop different activities and new strategies with them.Universidade de Aveiro2016-01-06T15:33:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14985TID:201587793porCosta, Natália Marisa Senra dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:43Zoai:ria.ua.pt:10773/14985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:29.047890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia |
title |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia |
spellingShingle |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia Costa, Natália Marisa Senra da Ensino das ciências Aulas práticas Trabalho colaborativo Estratégias da aprendizagem Motivação dos alunos Tecnologia da informação Flipped classroom |
title_short |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia |
title_full |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia |
title_fullStr |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia |
title_full_unstemmed |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia |
title_sort |
Flipped classroom em aulas práticas experimentais de biologia e geologia |
author |
Costa, Natália Marisa Senra da |
author_facet |
Costa, Natália Marisa Senra da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Natália Marisa Senra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Aulas práticas Trabalho colaborativo Estratégias da aprendizagem Motivação dos alunos Tecnologia da informação Flipped classroom |
topic |
Ensino das ciências Aulas práticas Trabalho colaborativo Estratégias da aprendizagem Motivação dos alunos Tecnologia da informação Flipped classroom |
description |
O presente trabalho teve por finalidade analisar de que modo a abordagem Flipped Classroom pode contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos em aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. O Flipped Classroom é uma abordagem de ensino na qual os alunos visualizam os vídeos Flipped Classroom fora da sala de aula, como trabalho de casa, permitindo que, no tempo de aula, se realizem exercícios e atividades práticas, com base no que aprenderam através dos vídeos Flipped Classroom visualizados. Desenvolveu-se um estudo de caso com o objetivo de compreender a opinião dos alunos face ao uso da abordagem Flipped Classroom em aulas práticas experimentais e de fazer um levantamento das potencialidades e limitações desta, numa turma do 11ª ano numa escola secundária do distrito de Aveiro. O estudo permitiu verificar a aplicabilidade da abordagem Flipped Classroom nas aulas práticas experimentais de Biologia e Geologia. Apesar de alguma resistência inicial à abordagem , são significativas as conclusões e bastante positivos os resultados: - Os vídeos Flipped Classroom foram vistos como uma mais-valia na aprendizagem, pois verificou-se um incremento do sentido de responsabilidade e autonomia nos alunos ao longo do processo. - A gestão de tempo em sala de aula alterou-se, registando-se mais oportunidades para a concretização de atividades colaborativas, permitindo, ao mesmo tempo, o cumprimento do programa. - O papel do professor mudou, tornando-se mais coordenador e facilitador da aprendizagem, na medida em que tem mais tempo para desenvolver atividades com os alunos, o que implica uma reestruturação do tempo de aula e consequente preparação de estratégias diversificadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-01-06T15:33:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14985 TID:201587793 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14985 |
identifier_str_mv |
TID:201587793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137555088670720 |