Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Catarina Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14667
Resumo: Atualmente o maior objetivo na educação é formar alunos socialmente ativos, sendo da maior importância melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal é necessário repensar as abordagens de ensino correntes em sala de aula, para que as mesmas possam atender às várias necessidades inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Este trabalho apresenta a abordagem de ensino Flipped Classroom, como promotora da modificação do ensino tal como hoje se apresenta. Descreve uma experiência de aplicação desta abordagem, as implicações da mesma, e as opiniões dos alunos participantes do 10º e 11º ano do ensino secundário. Esta investigação tem como finalidade conhecer os contributos da abordagem Flipped Classroom para o desempenho dos alunos na resolução de exercícios, descobrir as perceções que estes têm sobre a abordagem em causa, e por fim, perceber se existe alguma relação entre os hábitos dos alunos durante a resolução de exercícios e o seu desempenho. Neste estudo utilizou-se informações provenientes de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação, análise documental e questionários. Concluiu-se desta investigação que o Flipped Classroom faz com que os alunos se sintam confiantes na aula, mais especificamente na resolução de exercícios, pois estes conseguem fazer uma melhor utilização dos conteúdos temáticos que foram abordados nos vídeos fornecidos. Quanto às suas perceções os alunos afirmam que o Flipped Classroom é uma mais-valia para o processo de aprendizagem, apesar de considerarem negativo o facto de este exigir elevada disponibilidade, trabalho e empenho da sua parte.
id RCAP_dcc4c4d2ac87272092f97a5c0afdd186
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologiaEnsino das ciênciasAvaliação de desempenhoTecnologia da informaçãoEstratégias da aprendizagemEnsino secundárioMotivação dos alunosFlipped classroomAtualmente o maior objetivo na educação é formar alunos socialmente ativos, sendo da maior importância melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal é necessário repensar as abordagens de ensino correntes em sala de aula, para que as mesmas possam atender às várias necessidades inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Este trabalho apresenta a abordagem de ensino Flipped Classroom, como promotora da modificação do ensino tal como hoje se apresenta. Descreve uma experiência de aplicação desta abordagem, as implicações da mesma, e as opiniões dos alunos participantes do 10º e 11º ano do ensino secundário. Esta investigação tem como finalidade conhecer os contributos da abordagem Flipped Classroom para o desempenho dos alunos na resolução de exercícios, descobrir as perceções que estes têm sobre a abordagem em causa, e por fim, perceber se existe alguma relação entre os hábitos dos alunos durante a resolução de exercícios e o seu desempenho. Neste estudo utilizou-se informações provenientes de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação, análise documental e questionários. Concluiu-se desta investigação que o Flipped Classroom faz com que os alunos se sintam confiantes na aula, mais especificamente na resolução de exercícios, pois estes conseguem fazer uma melhor utilização dos conteúdos temáticos que foram abordados nos vídeos fornecidos. Quanto às suas perceções os alunos afirmam que o Flipped Classroom é uma mais-valia para o processo de aprendizagem, apesar de considerarem negativo o facto de este exigir elevada disponibilidade, trabalho e empenho da sua parte.Currently the biggest goal in education is to train students socially active and improve the process of teaching and learning. This requires rethinking of current approaches on classroom teaching, in order to meet the various needs inherent on the teaching and learning process. This paper presents the Flipped Classroom teaching approach, as teaching modifying promoter, as it stands today. It describes an experience of this approach applications and consequences, including the student participations considerations of the 10th and 11th classroom grades of high school. This research aims to know the contributions of the Flipped Classroom approach to a better students performance, their perceptions on Flipped Classroom approach, and, finally, evaluate if there is any connection between student habits and exercise solving performance. In this study is used information from several techniques and tools of data collection, as observation, document analysis and questionnaires. It was concluded on this research that Flipped Classroom makes students feel confident on classroom, specifically on problem solving, and best use of thematic contents covered on videos. Regarding student perceptions, they assume that Flipped Classroom is positive on their learning process, although the approuch requires high student availability, commitment and work.Universidade de Aveiro2015-09-18T14:23:07Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14667TID:201562243porMoreira, Ana Catarina Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:51Zoai:ria.ua.pt:10773/14667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.330356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
title Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
spellingShingle Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
Moreira, Ana Catarina Carvalho
Ensino das ciências
Avaliação de desempenho
Tecnologia da informação
Estratégias da aprendizagem
Ensino secundário
Motivação dos alunos
Flipped classroom
title_short Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
title_full Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
title_fullStr Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
title_full_unstemmed Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
title_sort Flipped classroom : aplicação em aulas teóricas de biologia e geologia
author Moreira, Ana Catarina Carvalho
author_facet Moreira, Ana Catarina Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Catarina Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Avaliação de desempenho
Tecnologia da informação
Estratégias da aprendizagem
Ensino secundário
Motivação dos alunos
Flipped classroom
topic Ensino das ciências
Avaliação de desempenho
Tecnologia da informação
Estratégias da aprendizagem
Ensino secundário
Motivação dos alunos
Flipped classroom
description Atualmente o maior objetivo na educação é formar alunos socialmente ativos, sendo da maior importância melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal é necessário repensar as abordagens de ensino correntes em sala de aula, para que as mesmas possam atender às várias necessidades inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Este trabalho apresenta a abordagem de ensino Flipped Classroom, como promotora da modificação do ensino tal como hoje se apresenta. Descreve uma experiência de aplicação desta abordagem, as implicações da mesma, e as opiniões dos alunos participantes do 10º e 11º ano do ensino secundário. Esta investigação tem como finalidade conhecer os contributos da abordagem Flipped Classroom para o desempenho dos alunos na resolução de exercícios, descobrir as perceções que estes têm sobre a abordagem em causa, e por fim, perceber se existe alguma relação entre os hábitos dos alunos durante a resolução de exercícios e o seu desempenho. Neste estudo utilizou-se informações provenientes de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação, análise documental e questionários. Concluiu-se desta investigação que o Flipped Classroom faz com que os alunos se sintam confiantes na aula, mais especificamente na resolução de exercícios, pois estes conseguem fazer uma melhor utilização dos conteúdos temáticos que foram abordados nos vídeos fornecidos. Quanto às suas perceções os alunos afirmam que o Flipped Classroom é uma mais-valia para o processo de aprendizagem, apesar de considerarem negativo o facto de este exigir elevada disponibilidade, trabalho e empenho da sua parte.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-18T14:23:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14667
TID:201562243
url http://hdl.handle.net/10773/14667
identifier_str_mv TID:201562243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552281632768