RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Cátia Alexandra Vale
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101443
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_9114ee1f16149617b8ae97dbb5f377d8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT SCHOOL BASICS MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA WITH A CLASS OF THE 9TH AND IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAREducação FísicaAprendizagens EssenciaisLiteracia FísicaDomínio CognitivoPhysical EducationEssential LearningsPhysical LiteracyCognitive DomainRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaPhysical literacy is something that results from a quality Physical Education and that should be achieved by all students at the end of their compulsory education, as it translates into the learning of life skills and values necessary for an active and global citizenship. This study was carried out with a group of thirty-one participants, students from the 2nd and 3rd cycle Monsenhor Miguel de Oliveira Basic School, attending the 8th and 9th grades. It was intended to understand the influence that Physical Education has on the Physical Literacy of students, specifically in relation to the cognitive domain. A quantitative methodology was applied and a closed-response questionnaire was applied, consisting of questions from three domains: cognitive, social and psychological. Given the large extension of this instrument, and, consequently, the large amount of data, we decided to focus this study only on the cognitive domain. The questions related to the cognitive domain were categorized in accordance with the contents of essential learning (“healthy eating/nutrition”, “physical fitness”, “risks and injury prevention” and “recommendations for the practice of physical activity”) and then the results were analyzed. The results reveal students' knowledge about healthy eating, but not about physical fitness, injury prevention and recommendations for physical activity, whose results demonstrate an average knowledge of what is proposed in essential learning for the teaching cycle. inquired.A literacia física é algo que resulta de uma Educação Física de qualidade e que deverá ser conseguida por todos os estudantes no final da respetiva escolaridade obrigatória, já que ela se traduz na aprendizagem de competências de vida e valores necessários para uma cidadania ativa e global. Este estudo foi realizado com um conjunto de trinta e um participantes, alunos da Escola Básica 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira, a frequentarem os 8.º e 9.º anos da escolaridade. Com ele pretendeu-se perceber a influência que a Educação Física tem sobre a Literacia Física dos alunos, especificamente em relação ao domínio cognitivo. Foi aplicada uma metodologia quantitativa e para tal aplicou-se um questionário de respostas fechadas, composto por questões de três domínios: cognitivo, social e psicológico. Dada a grande extensão deste instrumento, e, consequente, elevada quantidade de dados, decidimos focar este estudo apenas no domínio cognitivo. As questões relativas ao domínio cognitivo, foram categorizadas em conformidade com os conteúdos das aprendizagens essenciais (“alimentação saudável/nutrição”, “aptidão física”, “riscos e prevenção de lesões” e “recomendações para a prática de atividade física”) e de seguida foi feita a analise dos resultados. Os resultados revelam conhecimento dos alunos no que diz respeito a uma alimentação saudável, mas não quanto à aptidão física, prevenção de lesões e recomendações para a prática de atividade física, cujo resultados demonstram um conhecimento médio do proposto nas aprendizagens essenciais para o ciclo de ensino inquirido.2022-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101443http://hdl.handle.net/10316/101443TID:203055020porDinis, Cátia Alexandra Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:55:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:38.092757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT SCHOOL BASICS MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA WITH A CLASS OF THE 9TH AND IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
Dinis, Cátia Alexandra Vale
Educação Física
Aprendizagens Essenciais
Literacia Física
Domínio Cognitivo
Physical Education
Essential Learnings
Physical Literacy
Cognitive Domain
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022
author Dinis, Cátia Alexandra Vale
author_facet Dinis, Cátia Alexandra Vale
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Cátia Alexandra Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Aprendizagens Essenciais
Literacia Física
Domínio Cognitivo
Physical Education
Essential Learnings
Physical Literacy
Cognitive Domain
topic Educação Física
Aprendizagens Essenciais
Literacia Física
Domínio Cognitivo
Physical Education
Essential Learnings
Physical Literacy
Cognitive Domain
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101443
http://hdl.handle.net/10316/101443
TID:203055020
url http://hdl.handle.net/10316/101443
identifier_str_mv TID:203055020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080499974144